SóProvas


ID
3360484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca de interdisciplinaridade e globalização, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa D

  • estranho

  • A questão inicia falando em homogeneização cultural e depois diz que a cultura de determinado grupo era excluído. Ou seja, nega que existia uma homogeneidade. Homogeneidade significa que todos se integram a uma mesma cultura, mesmo que seja uma integração dependente. Pois homogeneizar pressupõe a incorporação de nexos e modos de vida externos ao habitual, desintegrando as solidariedades locais.

    Se um grupo cultural era excluído, certamente o era porque não tinha se integrado, resistindo enquanto modo cultural diferente do hegemônico e, claro, esses grupos diversos participavam do ambiente escolar, o tornando um ambiente heterogêneo.

  • Qual o erro da C? muito confusa esta questão.

  • Tb não vi erro na letra C....

  • Essa questão envolve conhecimentos sobre interdisciplinaridade e globalização. O candidato deve indicar a opção que apresenta a afirmativa correta a respeito do tema. 

    A) Com a globalização, o debate acerca do direito à diferença foi enfraquecido e, consequentemente, o debate a respeito da diversidade cultural foi anulado. 
    ERRADO – Com a globalização, cresceu a preocupação com o direito à diferença e a diversidade cultural. Consequentemente, o debate acerca desses temas aumentou e se fortaleceu. Nas últimas décadas, a temática passou a aparecer em documentos oficiais, como por exemplo, o Relatório “Liberdade cultural num mundo diversificado" (2004), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que pontua: “O que é novo, hoje, é a ascensão de políticas de identidade. Em contextos muito diferentes e de modos muito diversos – desde os povos indígenas da América Latina às minorias religiosas na Ásia do Sul e às minorias étnicas nos Bálcãs e em África, até os imigrantes na Europa Ocidental– as pessoas estão se mobilizando de novo em torno de velhas injustiças segundo linhas étnicas, religiosas, raciais e culturais, exigindo que sua identidade seja reconhecida, apreciada e aceita pela sociedade mais ampla. [...]Em todo o mundo as pessoas são mais afirmativas para exigir respeito pela sua identidade cultural. Muitas vezes, o que exigem é justiça social e mais voz política. Mas não é tudo. Também exigem reconhecimento e respeito... E importam-se em saber se eles e os filhos viverão em uma sociedade diversificada ou numa sociedade em que se espera que todas as pessoas se conformem com uma única cultura dominante". 

    B) A maior vantagem gerada pela globalização é a concentração da produção e do poder econômico, o que coloca à margem um grande contingente da população mundial. 
    ERRADO - A concentração da produção e do poder econômico é um dos efeitos negativos da globalização, pois deixa à margem um grande contingente da população mundial, contribuindo para o aumento da pobreza e da desigualdade social. A esse respeito, Boaventura Sousa Santos (2001) afirma que “a nova pobreza globalizada não resulta de falta de recursos humanos ou materiais, mas tão só do desemprego, da destruição das economias de subsistência e da minimização dos custos salariais à escala mundial". 

    C) No plano cultural, a globalização cria grupos de identidades voltados para a produção intelectual e também para a afirmação cultural de diferentes segmentos sociais. 
    ERRADO – A globalização contribui para o fortalecimento da cultura hegemônica. Os diferentes grupos não possuem as mesmas oportunidades e há uma tentativa de assimilação dos grupos tidos como “minorias" (frequentemente marginalizados e discriminados) aos valores, mentalidades, costumes e conhecimentos socialmente valorizados pela cultura hegemônica. 

    D) No plano educacional, o processo de globalização cria uma homogeneização cultural, de modo que a luta do campo educacional inclui a abertura para que a cultura dos grupos excluídos do currículo escolar seja representada. 
    CORRETO - No plano educacional, o processo de globalização criou uma política de universalização da escolarização com forte caráter monocultural. A homogeneização cultural se deu tanto nos conteúdos do currículo escolar quanto nas relações entre os diferentes atores, nas práticas de salas de aula, nos valores privilegiados, etc. Nesse contexto, se faz necessária a luta por uma educação que contemple os processos de construção das identidades culturais, as articulações entre igualdade e diferença, bem como o reconhecimento do “outro". Uma educação para o diálogo entre os diferentes grupos sociais e culturais, orientada para a construção de uma sociedade democrática, plural, humana, que articule políticas de igualdade com políticas de identidade. 

    E) No plano econômico, a globalização tem acentuado o processo de dependência cultural, mas tem evidenciado a igualdade financeira crescente entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. 
    ERRADO - A globalização tem evidenciado a desigualdade financeira crescente entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento. Há uma forte concentração da produção e do poder econômico nos países desenvolvidos, o que impõe grandes perdas comerciais aos países em desenvolvimento, aumentando a desigualdade. 

    Fonte: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Relatório do desenvolvimento humano 2004: liberdade cultural num mundo diversificado. Lisboa: Mensagem, 2004. Disponível no site do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. 
    Santos, B. S. Os processos da globalização. Em B. S. Santos (Org.). Globalização: Fatalidade ou utopia?. Porto: Edições Afrontamento, 2001. 

    Portanto, a letra D é a resposta certa. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O processo de globalização desencadeou a Indústria cultural, termo criado por sociólogos no início do século XX, mas que se mantém atual. Essa indústria é capaz de gerar e controlar os padrões de comportamento e os costumes. Esse processo não se dissemina de forma igualitária, ou seja, alguns centros economicamente dominantes transmitem em maior número e em maior relevância os seus elementos culturais, buscando a homogeneização cultural - o que excluí e desvaloriza culturas ditas inferiores.

    A luta do campo educacional é: valorizar as diferenças, pois entende que a sociedade é heterogênea - formada por diferentes culturas.Todas devem ser valorizadas e representadas pelo currículo escolar. Essa visão é posta pelo multiculturalismo.