SóProvas


ID
3360535
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A finalidade da função administrativa de controle é assegurar que os resultados se ajustem quanto possível aos objetivos que foram estabelecidos previamente. Uma das fases do controle é a:

Alternativas
Comentários
  • GABRITO LETRA B

    4 etapas do processo de controle segundo Chiavenato são:

    1 - Estabelecimento de objetivos ou padrões: O primeiro passo do processo de controle é estabelecer previamente os objetivos ou padrões que se deseja alcançar ou manter.

    2 - Avaliação do desempenho: O propósito da avaliação do desempenho é verificar se os resultados estão sendo conseguidos e quais as correções necessárias a serem feitas. A mensuração pode ser tanto um motivador como um ameaça às pessoas.

    3 - Comparação do desempenho com o padrão estabelecido: A comparação pode levar em conta duas situações:

    • Resultados(quando a comparação entre o padrão e a variável é feita quando terminada a operação – é o controle sobre os fins)

    • Desempenho(quando a comparação entre o padrão e a variável é feita paralelamente à operação, ou seja, quando a comparação acompanha e monitora a execução da operação – é o controle sobre os meios)

    4 - Ação corretiva : A ação corretiva é a ação administrativa que visa manter o desempenho dentro do nível dos padrões estabelecidos. Ela tem como objetivo fazer com que cada ação seja feita exatamente de acordo com o preestabelecido.

    BONS ESTUDOS

  • Gentee !! Para mim há duas respostas. Alguém me diz por que a letra d esta errada?

    Porque o processo de definição de objetivo também faz parte do processo de controle....

  • Gabarito: letra B

    As demais alternativas descrevem etapas do planejamento estratégico

    1) Definição dos objetivos (letra D)

    2) Diagnóstico da situação atual em relação aos objetivos

    3) Desenvolvimento de premissas quanto às condições futuras (letra A);

    4) Análise das alternativas de ação (letra E);

    5) Escolha de um curso de ação entre as diversas alternativas (letra C);

    6) Implementação do plano e avaliação dos resultados.

  • função de controle é aquela responsável por monitorar e comparar os resultados com aquilo que foi planejado e faz a correção dos possíveis desvios.

    O processo de controle possui 4 etapas (Chiavenato, 2014):

    1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.

     etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.

    3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.

    4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    Agora, identificaremos qual dessas etapas está descrita nos itens abaixo:

    A) INCORRETA. Etapa de geração de cenários está relacionada à função "planejamento".

    B) CORRETA. É a quarta etapa do controle. Vide explicação acima.

    C) INCORRETA. Refere-se a uma tomada de decisão a ser tomado nas etapas do planejamento (atenção: não é necessariamente o "estratégico") que leva a escolha do plano.

    D) INCORRETA. Essa é a primeira fase do processo de planejamento. Em relação a primeira fase do processo de controle, o correto é o "estabelecimento de critérios ou padrões" que permitam a comparação (e não objetivos)

    E) INCORRETA. Mais uma etapa do processo de planejamento, de acordo com Chiavenato (2008).

    Fontes: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014. // CHIAVENATO, Idalberto. "Administração geral e pública! Idalberto Chiavenato. 2.ed. Elsevier, 2008.

    GABARITO: LETRA B.

  • GABARITO: LETRA B

    FASES DO CONTROLE

    O controle é um processo cíclico composto por quatro fases, a saber:

    1. Estabelecimento de padrões ou critérios. Os padrões representam o desempenho desejado. Os critérios representam normas que guiam as decisões. São balizamentos que proporcionam meios para se definir o que se deverá fazer e qual o desempenho ou resultado a ser aceito como normal ou desejável. São os objetivos que o controle deverá assegurar. Os padrões são expressos em tempo, dinheiro, qualidade, unidades físicas, custos ou de índices.

    2. Observação do desempenho. Para se controlar um desempenho deve-se pelo menos conhecer algo a respeito dele, O processo de controle atua no sentido de ajustar as operações a determinados padrões previamente estabelecidos e funciona de acordo com a informação que recebe. A observação ou verificação do desempenho ou do resultado busca obter informação precisa a respeito daquilo que está sendo controlado.

    3. Comparação do desempenho com o padrão estabelecido. Toda atividade proporciona algum tipo de variação, erro ou desvio. Deve-se determinar os limites dentro dos quais essa variação será aceita como normal.

    Nem toda variação exige correções, mas apenas as que ultrapassam os limites da normalidade. O controle separa o que é excepcional para que a correção se concentre unicamente nas exceções ou nos desvios.

    Para tanto, o desempenho deve ser comparado ao padrão para verificar eventuais desvios. A comparação do desempenho com o padrão estabelecido é feita por

    meio de gráficos, relatórios, índices, porcentagens, medidas estatísticas etc. Esses meios de apresentação supõem técnicas à disposição do controle para que este tenha maior informação sobre aquilo a ser controlado.

    4. Ação corretiva. O objetivo do controle é manter as operações dentro dos padrões definidos para que os objetivos sejam alcançados da melhor maneira. Variações, erros ou desvios devem ser corrigidos para que as operações sejam normalizadas. A ação corretiva visa fazer com que aquilo que é feito seja feito exatamente de acordo com o que se pretendia fazer.

    AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.