Segundo João Carlos Correia, a missão do jornalismo varia em função de diferentes teorias. Com base em Denis McQuail (2003), o autor enumera quatro tipos de teoria:
- Teorias científico-sociais – Estas seriam uma afirmação geral sobre a natureza, trabalhos e efeitos do jornalismo, baseadas nas observações sistemáticas e objectivas dos jornais e de outros factores relevantes.
- Teorias normativas – Este segundo tipo de teoria preocupar-se-ia em determinar ou prescrever como é que os jornais devem actuar para que certos valores sociais sejam respeitados ou atingidos.
- Teorias operacionais – Um terceiro tipo de conhecimento diria respeito às teorias operacionais que refere sobretudo às ideias práticas reunidas e aplicadas pelos profissionais no desempenho do seu trabalho.
- Teoria do senso comum – Por fim, admite-se a existência de uma teoria do senso comum, baseada na experiência quotidiana com o jornalismo. Permite-nos compreender como é que, por exemplo, um meio interage com o nosso dia-a-dia.
O admirável Mundo das Notícias - João Carlos Correia - https://labcom.ubi.pt/ficheiros/20110524-correia_manual_noticial.pdf