SóProvas


ID
3360976
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma situação em que a entidade fornece diretamente alguma compensação em troca de recursos recebidos, mas tal compensação não se aproxima do valor justo dos recursos recebidos, configura uma das hipóteses de transação sem compensação. A alternativa que contém uma afirmação correta sobre uma transação sem compensação é:

Alternativas
Comentários
  • MCASP - Gabarito letra A

    Transação sem contraprestação

    Em geral, é aquela em que a entidade recebe ativos ou serviços ou tem passivos extintos e em contrapartida entrega valor irrisório ou nenhum valor em troca. Considera-se, ainda, como transação sem contraprestação, a situação em que a entidade fornece diretamente alguma compensação em troca de recursos recebidos, mas tal compensação não se aproxima do valor justo dos recursos recebidos.

    Ao contrário do que ocorre no setor privado, a maior parte das variações patrimoniais aumentativas (VPA) das entidades do setor público decorrem de transações sem contraprestação, principalmente as relativas a tributos, transferências e multas.

  • A) A maior parte das variações patrimoniais aumentativas (VPA) das entidades do setor público decorrem de transações sem contraprestação. Certo! A maior parte das variações patrimoniais aumentativas (VPA) das entidades do setor público decorrem de transações sem contraprestação, principalmente as relativas a tributos, transferências e multas.

    B) Os tributos não caracterizam uma transação sem contraprestação. Os tributos são um dos tipos de transações sem contraprestação

    C) Uma transação sem contraprestação com entrada de recursos para o governo, via de regra, gera VPD para o ente ou órgão recebedor. Uma transação sem contraprestação com entrada de recursos para o governo, via de regra, gera VPA para o ente ou órgão recebedor. Em contrapartida, a entrada de recursos provoca a contabilização de um ativo.

    D) entrada de recursos provoca a contabilização de um passivo. O ativo obtido por meio de uma transação sem contraprestação deverá ser inicialmente mensurado pelo seu valor justo na data de aquisição.

    E) Em hipótese alguma podem ser observadas condições sobre ativos transferidos, de forma agerar obrigações para o ente recebedor. Errado, outro exemplo de transações sem contraprestação são as Transferências Voluntárias no qual o ente recebedor deve registrar a receita orçamentária apenas no momento da efetiva transferência financeira, pois, sendo uma transferência voluntária, não há garantias reais da transferência. Por esse motivo, a regra para transferências voluntárias é o beneficiário não registrar o ativo relativo a essa transferência. Apenas nos casos em que houver cláusula contratual garantindo a transferência de recursos após o cumprimento de determinadas etapas do contrato, o ente beneficiário, no momento em que já tiver direito à parcela dos recursos e enquanto não ocorrer o efetivo recebimento a que tem direito, deverá registrar um direito a receber no ativo.

    Gab: A

    Fonte: NBC TSP 1