SóProvas


ID
3361210
Banca
IBADE
Órgão
Câmara de Vilhena - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

“O Estado nasce a partir das necessidades dos homens”. Esse fragmento que retrata uma das origens do Estado, de acordo com os pesquisadores do tema, está relacionado a uma das motivações apresentada na seguinte alternativa.

Alternativas
Comentários
  • Quando fui responder, usei a seguinte lógica: a questão central é "Qual é a principal motivação, a partir das necessidades dos homens, para a origem do Estado?" Dessa forma, analisando as alternativas, exclui "c", "d" e "e". Fiquei na dúvida entre "a" e "b". Se pensarmos bem, as causas econômicas englobam as causas patrimoniais, ficando uma resposta mais completa. Dessa forma, fui na letra "b" e deu certo. Mas quem tiver alguma fundamentação para contribuir, vai nos ajudar bastante. Abraços e bons estudos!

    Gabarito: B

  • Há aqueles que defendem uma origem familial ou patriarcal, tendo como seu expoente Robert Filmer. Aqui, as famílias se expandiram com o passar dos anos, edificando-se em verdadeiros complexos organizacionais, dotados de uma estrutura social e funcional, dividindo-se as atividades entre seus membros de acordo com a aptidão de cada um. Para esta corrente, a família seria o núcleo social principal do Estado.

    Por outro lado, há aqueles que defendem que a origem do Estado se encontra em uma relação de força e dominação. Fala-se, portanto, em uma origem em atos de força, de violência ou de conquista. Aqui, os grupos sociais mais fortes conquistavam e subjugavam os mais fracos; valendo-se do poderio militar e utilizando-se da guerra como principal meio de desenvolvimento, dominavam os povos menos desenvolvidos, assumindo o controle sobre suas terras e riquezas naturais. Oppenheimer afirma que a criação do Estado foi motivada para um melhor controle do povo dominante sobre o povo dominado, atentando a finalidade máxima de exploração econômica do grupo vencido.

    Há uma terceira teoria que fundamenta a formação do Estado em uma origem econômica. Diante do progressivo aumento das necessidades materiais de sobrevivência do homem, bem como da complexidade dos conflitos de interesses que existiam, os grupos sociais organizaram-se de tal forma a aproveitar os benefícios advindos da divisão do trabalho e da produção organizada, gerando assim um maior aproveitamento dos produtos obtidos na natureza e uma melhor distribuição desses produtos entre os membros da sociedade. Fala-se que Platão foi o defensor primeiro desta formação originária do Estado, ao expor em sua obra “A República” que: “Um estado nasce das necessidades dos homens; ninguém basta a si mesmo, mas todos nós precisamos de muitas coisas”.

    https://www.conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/21778/a-formacao-do-estado

  • Parabéns, Paula por embasar a resposta no conteúdo pesquisado. Gabarito: "B"

  • Tem que levar a bola de cristal para a prova.

  • Não fazia ideia da questão.

    Peguei o fragmento:

    "...a partir das necessidades dos homens..."

    É dinheiro. Fui em econômicas.

  • Marquei a "A", meu material não apontava para uma qualificação "econômica".

    As principais teorias da origem do Estado são: 

    1. A teoria da origem familiar, que se divide em duas correntes: a corrente chamada patriarcal e a corrente chamada matriarcal; 

    2. A teoria de ordem patrimonial ou origem contratual; e 

    3. A teoria da força ou origem violenta