SóProvas


ID
3361651
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considerando o redimensionamento da profissão de assistente social ante as transformações sociais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Diante destas afirmações, conclui que o efeito útil do trabalho do assistente social incide sobre as condições materiais e sociais daqueles que são objeto de sua ação, ?cuja sobrevivência depende do trabalho?. E reconhece que o assistente social é um desses profissionais que atua ?na criação de consensos?. Sua intervenção é polarizada pelos interesses de classes sociais antagônicas.

    [...] Responde tanto a demandas do capital como do trabalho e só pode fortalecer um ou outro polo pela mediação de seu oposto. Participa tanto dos mecanismos de dominação e exploração como, ao mesmo tempo e pela mesma atividade, da resposta às necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora e da reprodução do antagonismo nesses interesses sociais, reforçando as contradições que constituem o móvel básico da história (IAMAMOTO e CARVALHO, 1985, p. 75).

    ? Fonte: https://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/45/45362b02-bd65-405d-95d4-d8a37de5c2f1.pdf

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  •  

    No processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, a intervenção profissional permeia-se por interesses de classes sociais antagônicas, responde a demandas do capital e também do trabalho, e tem na questão social a base de justificação da profissão.

  • Gabarito letra D, mas faço a ressalva da letra B

      B) A institucionalização do serviço social como trabalho assalariado está vinculada ao aprofundamento da crise do capital e ao neoliberalismo. Justificativa: A institucionalização surgiu nas décadas de 20 e 30 sob influência da igreja católica, nos anos 40 e 50 é marcada pelo tecnicismo. Nos anos 90 sofreu os efeitos do neoliberalismo, e da flexibilização da economia e reestruturação no mundo do trabalho, da minimalização do Estado e do ajuste dos direitos sociais, ampliou os campos de atuação, passando a atuar no chamado terceiro setor, discutindo a sua instrumentalidade na trajetória profissional. Fonte: O Assistente Social como trabalhador assalariado: desafios frente às violações de seus direitos. Meu artigo Brasil escola.

      

    D) No processo de desenvolvimento da sociedade capitalista, a intervenção profissional permeia-se por interesses de classes sociais antagônicas, responde a demandas do capital e também do trabalho, e tem na questão social a base de justificação da profissão. (IAMAMOTO e CARAVALHO, 1985, p.75).

     

  • A) No contexto capitalista, o trabalho desenvolvido pelo assistente social pode ser incluído entre as atividades diretamente produtivas, voltadas à acumulação do capital.

    B) A institucionalização do serviço social como trabalho assalariado está vinculada ao aprofundamento da crise do capital e ao neoliberalismo.

    C) A crise do capitalismo, a descentralização e a municipalização das políticas públicas resultou na redução do mercado de trabalho do assistente social.

    D) Correto

    E) A precarização não tem repercutido nas condições éticas etécnicas de exercício profissional do assistente social, dada a especificidade de inserção do serviço social na divisão social e técnica do trabalho.