SóProvas


ID
3361660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da complexidade da expressão questão social e de sua vinculação com o projeto de intervenção profissional do serviço social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? O significado sócio-histórico e ideopolítico do Serviço Social inscreve-se no conjunto das práticas sociais acionado pelas classes e mediadas pelo Estado em face das "sequelas" da questão social. A particularidade do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho coletivo encontra-se "organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da 'questão social' e às formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas pela ação dos trabalhadores, do capital e do Estado. (Abess/Cedepss, 1996, p. 154)

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão social é objeto de trabalho do s.s., e não um instrumental (contudo, os dois fazem parte do processo de trabalho do assistente social)

  • Segundo FALEIROS, (1997, P. 37):

    “... a expressão questão social é tomada de forma muito genérica, embora seja usada para definir uma particularidade profissional. Se for entendida como sendo as contradições do processo de acumulação capitalista, seria, por sua vez, contraditório colocá-la como objeto particular de uma profissão determinada, já que se refere a relações impossíveis de serem tratadas profissionalmente, através de estratégias institucionais/relacionais próprias do próprio desenvolvimento das práticas do Serviço Social. Se forem as manifestações dessas contradições o objeto profissional, é preciso também qualificá-las para não colocar em pauta toda a heterogeneidade de situações que, segundo Netto, caracteriza, justamente, o Serviço Social”.

    Portanto, definir como objeto profissional a questão social, não estabelece a especificidade profissional. Podemos entender, na sugestão de FALEIROS, que qualificar a questão social significa apreender o que compete ao Serviço Social no âmbito da questão social. Se falarmos, por exemplo, nas expressões sociais da questão social, estaremos, minimamente, definindo um espaço de atuação profissional.

  • Como eliminar as questões:

    A- A questão social é importante para a fundação sócio-histórica da formação profissional, embora seja um elemento desagregador da relação entre profissão e realidade social.

    R:Não existe desagregador, visto que a questão social é o nosso objeto de trabalho e que a nossa instrumentalidade está pautada diretamente na realidade social.

    B- O assistente social convive continuamente com as mais amplas expressões da questão social, instrumental de seu trabalho.

    R: É objeto e não instrumental

    C- A particularidade do serviço social, como especialização do trabalho coletivo, está organicamente vinculada às configurações estruturais e conjunturais da questão social e às formas históricas de seu enfrentamento.

    R: Certo

    D- A questão social é tomada de forma genérica, por isso é recorrentemente usada para definir o fazer generalista do assistente social.

    R: O AS não pode ser generalista . A instrumentalidade como forma de mediação se constitui a partir da singularidade, particularidade e por fim a universalidade para refletir e se aproximar da realidade.

    E - Do ponto de vista epistemológico, a questão social deve ser tratada à luz de semelhantes paradigmas, na discussão de seus dimensionamentos que estão vinculados a fatores econômicos.

    R: A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e repressão.

  • Atenção com a alternativa D. Errei por confundi com a questão da formação do serviço social que é GENERALISTA.

    A formação profissional é generalista, permitindo apreender as questões sociais e psicossociais com uma base teórico-metodológica direcionada à compreensão dos processos relacionados à economia e política da realidade brasileira, contexto onde se gestam as políticas sociais para atendimento às mazelas da sociedade.

    https://novo.cress-se.org.br/informacoes/o-assistente-social/#:~:text=A%20forma%C3%A7%C3%A3o%20profissional%20%C3%A9%20generalista,atendimento%20%C3%A0s%20mazelas%20da%20sociedade.