-
... Isso foi possível, por um lado, em razão da gênese da profissão vincular-se ao contexto de enfrentamento da questão social através das políticas sociais, assegurando as condições necessárias para a expansão do capitalismo monopolista (CARVALHO; IAMAMOTO, 1982; NETTO, 1992; MONTAÑO, 1998). Por outro lado, há o reconhecimento de que a política social reveste-se de um caráter contraditório, pois, ao mesmo tempo em que atende aos interesses do capital, atende também às necessidades da classe trabalhadora. Portanto, a sua expansão é marcada pela luta dos trabalhadores na perspectiva da conquista e da consolidação dos direitos sociais (IAMAMOTO, 2003; YAZBEK, 2000; PEREIRA, 2008)
-
(F) I No Brasil, ao final da década de 1960, os assistentes sociais já defendiam que a formulação das políticas sociais fosse vinculada à intervenção estatal. Após o período de redemocratização, na década de 1980, a garantia da proteção social universal sob a responsabilidade do Estado, especialmente no campo da saúde e da assistência social.
(V) II Considera-se que a gênese do serviço social vincula-se ao contexto de enfrentamento da questão social por meio das políticas sociais, mantendo-se as condições propícias para a expansão do capitalismo monopolista.
(F) III O retorno ao Estado de direito, em 1979, trouxe o pressuposto positivista à profissão, o que subsidiou a garantia da proteção social universal sob a responsabilidade do Estado. O retorno ao Estado de Direito, em 1985, traz um novo alento à profissão, principalmente com a Constituição, em 1988. Esta incorpora o ideário dos direitos sociais, definindo uma perspectiva, no plano constitucional, de valores éticos, caros aos assistentes sociais.
(V) IV A política social reveste-se de um caráter contraditório: atende aos interesses do capital ao mesmo tempo em que atende,também, às necessidades da classe trabalhadora.
-
até agora sem compreender o erro da alternativa 1. alguém sabe dizer? e qual a referência embasadora? obrigada
-
GABARITO: LETRA C
I No Brasil, ao final da década de 1960, os assistentes sociais já defendiam que a formulação das políticas sociais fosse vinculada à intervenção estatal ? incorreto, 1960 marca o início do movimento de reconceituação, ainda não era defendida uma intervenção estatal, isso veio a cominar somente na década de 80 com a matiz da intenção de ruptura e com o advento do estado democrático de direito.
II Considera-se que a gênese do serviço social vincula-se ao contexto de enfrentamento da questão social por meio das políticas sociais, mantendo-se as condições propícias para a expansão do capitalismo monopolista
III O retorno ao Estado de direito, em 1979, trouxe o pressuposto positivista à profissão, o que subsidiou a garantia da proteção social universal sob a responsabilidade do Estado ? incorreto, o viés positivista não subsidia, de forma alguma, a proteção social universal, ao contrário, prioriza um estado mínimo.
IV A política social reveste-se de um caráter contraditório: atende aos interesses do capital ao mesmo tempo em que atende,também, às necessidades da classe trabalhadora
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
ERRADA - I - No Brasil, ao final da década de 1970, os assistentes sociais já se posicionavam fortemente em relação à “formulação das políticas sociais enquanto intervenção estatal”. Essa trajetória lhes possibilitou o diálogo com uma argumentação mais consistente junto aos defensores do “produtivismo econômico” da tecnocracia brasileira
CORRETA - II - Isso foi possível, por um lado, em razão da gênese da profissão vincular-se ao contexto de enfrentamento da questão social através das políticas sociais, assegurando as condições necessárias para a expansão do capitalismo monopolista (CARVALHO; IAMAMOTO, 1982; NETTO, 1992; MONTAÑO, 1998).
ERRADA - III - O movimento ocorrido no âmbito do Serviço Social latino-americano, a partir da década de 1970, mudou decisivamente os rumos da profissão no continente. Esse processo, denominado Movimento de Reconceituação, desloca o debate da profissão do “metodologismo” até então reinante, para o debate das relações sociais nos marcos do capitalismo, e com ele passa a dar ampla visibilidade à política social como espaço de luta para a garantia dos direitos sociais (FALEIROS, 1990).
CORRETA IV - Por outro lado, há o reconhecimento de que a política social reveste-se de um caráter contraditório, pois, ao mesmo tempo em que atende aos interesses do capital, atende também às necessidades da classe trabalhadora. Portanto, a sua expansão é marcada pela luta dos trabalhadores na perspectiva da conquista e da consolidação dos direitos sociais (IAMAMOTO, 2003; YAZBEK, 2000; PEREIRA, 2008)1
-
I - ERRADA - Somente no final da década de 1970 os assistentes sociais se posicionam fortemente em relação à formulação das políticas sociais enquanto intervenção estatal. (Política Social e Serviço Social: os desafios da intervenção profissional.)
II - CORRETA
III - ERRADA - Em 1979 ocorreu o III CBAS (congresso da virada). Foi a partir desse congresso que o Serviço Social Brasileiro passou a incorporar o referencial marxista e produzir análises teóricas em uma perspectiva de totalidade, historicidade e criticidade.
IV - CORRETA
-
O retorno ao estado de direito foi na década de 80.