SóProvas


ID
3362293
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A descentralização em si não é indicável ou contraindicável. Ela depende de vários fatores e circunstâncias. Com relação à descentralização, o avanço tecnológico, as inovações, a intensificação das comunicações, a diversificação das linhas de produção e os mercados em desenvolvimento sustentam a seguinte afirmação:

Alternativas
Comentários
  • A questão abordou os temas centralização X descentralização.

    Em Administração Geral, esses termos referem-se ao nível no qual as decisões da organização devem ser tomadas. Resumiremos os termos, de acordo com a obra de Maximiano (2013):

    • CENTRALIZAÇÃO: As decisões são tomadas por uma ou por poucas pessoas concentradas na alta administração. A centralização produz uniformidade e facilidade de controle. Rapidez nas comunicações
    • DESCENTRALIZAÇÃO: Permite-se a participação dos subordinados no processo decisório, através da delegação. Há maior estímulo à autonomia e possibilita melhor aproveitamento do potencial das pessoas, criatividade, agilidade.

    Agora vamos à análise das alternativas:

    A) INCORRETA. " A descentralização faz com que as decisões sejam tomadas nos níveis mais altos."

    Essa é uma característica da centralização. O poder de decisão fica centrado no topo da pirâmide hierárquica da organização.

    B) INCORRETA. "A delegação de autoridade compromete a total mudança e inovação."

    Não compromete. De acordo com Chiavenato: "quanto maior a necessidade de mudança e inovação, maior será a necessidade de descentralização."

    C) CORRETA. Para o autor Chiavenato (2014): "o avanço tecnológico, inovações, intensificação das comunicações, diversificação das linhas de produtos e mercados em desenvolvimento requerem versatilidade, rapidez e precisão nas decisões, o que é impossível obter se toda a autoridade for concentrada nas mãos de um só executivo no topo da organização. Dessa forma, só um pensa, enquanto a totalidade das pessoas trabalha dependendo de suas decisões. A descentralização permite a utilização de todos os cérebros e músculos da organização." Ou seja, a complexidade promove uma aceleração na tendência de descentralização das decisões.

    D) INCORRETA. "Uma maior necessidade de delegação de autoridade não favorece a descentralização."

    Para Chiavenato (2014), 4 são os aspectos que aceleram/favorecem a descentralização:

    • Complexidade dos problemas organizacionais.
    • Delegação de autoridade.
    • Mudança e incerteza.
    • Tempos de estabilidade.

    E) INCORRETA. "Quanto maior o grau de supervisão menor a necessidade de centralização."

    Na centralização, há maior grau de supervisão. Ao contrário que, na descentralização, há uma menor supervisão sobre as decisões tomadas. A descentralização significa autonomia (mesmo que seja apenas relativa e não absoluta) e independência para tomar decisões. (Fonte: Chiavenato, 2014)

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8ª edição. Atlas. São Paulo. 2013.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA C