SóProvas


ID
3362323
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de tomada de decisão auxilia na solução de problemas ou no enfrentamento de situações adversas. É fato recorrente que, nestes processos, se verifique um elevado grau de subjetividade nas decisões individuais. Observa-se que, em razão da complexidade do ambiente, não existem decisões ótimas e absolutas, ou seja, o decisor precisa escolher entre distintos cursos de ação, cada qual com suas vantagens e desvatagens, segundo seus critérios de eficiência. Esta circunstância representa um conceito em processo decisório, denominado:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe por qual motivo a resposta não é racionalidade limitada?

  • ???????????

  • What??????

  • Decorrências da teoria das decisões

    Simon salienta que o processo decisorial começa com o indivíduo e permite-lhe solucionar problemas ou defrontar-se com situações. Como a subjetividade nas situações é muito acentuada, Simon enumera algumas decorrências da teoria das decisões...

    1-     Racionalidade limitada: o indivíduo que vai decidir raramente possui todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão.

    2-     Imperfeição nas decisões: não existem decisões perfeitas. Umas são melhores que outras.

    3-     Relatividade das decisões: toda decisão é uma acomodação, pois a alternativa escolhida jamais permite uma realização perfeita ou completa dos objetivos visados. O nível de realização é satisfatório e não ótimo.

    4-     Hierarquia das decisões: O comportamento é planejado sempre que é guiado por objetivos e é racional quando escolhe as alternativas mais adequadas que levam à consecução dos objetivos (meio versus fim).

    5-     Racionalidade administrativa: O comportamento dos indivíduos nas organizações é planejado, isto é, orientado no sentido de alcançar objetivos.

    6-     Influência organizacional: A organização retira de seus participantes a faculdade de decidir independentemente sobre certos assuntos e a substitui por um processo decisório próprio e previamente estabelecido.