A questão cobrou conhecimento sobre a abordagem da Administração quem tem possui ênfase nas mudanças do ambiente externo e suas consequências dentro do ambiente interno. Com base nisso, julgaremos e explicaremos as assertivas.
A) INCORRETA. A abordagem sistêmica considera a organização como um sistema aberto e orgânico em que há interdependência de suas partes ou subsistemas. Chiavenato afirma que "os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS (Teoria Geral de Sistemas) baseia-se na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração." (CHIAVENATO, 2014, PÁG. 402)
B) INCORRETA. A teoria estruturalista, apesar de ter sido a primeira a considera a ligação interação-ambiente, não representa a teoria citada no enunciado, pois a ênfase no conceito "de dentro para fora" só foi colocado em prática na teoria contingencial.
C) INCORRETA. A abordagem comportamental possui ênfase nas pessoas, na liderança informal, nos conflitos e não nas mudanças externas.
D) CORRETA. A abordagem que se preocupa com relativismo, com a dependência do ambiente e das estruturas é a abordagem contingencial. Nela, nada é absoluto! Chiavenato cita que "Para a abordagem contingencial, são as características ambientais que condicionam as características organizacionais. É no ambiente que estão as explicações causais das características das organizações." (CHIAVENATO, 2014, PÁG. 402)
E) INCORRETA. A abordagem clássica (teoria clássica + administração científica) não considera a influência do ambiente externo. É uma abordagem de foco interno e sistema fechado.
Fonte: CHIAVENATO, IDALBERTO. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA "D".