SóProvas


ID
3363220
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No intuito de verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de organizações, pesquisadores se debruçaram sobre aspectos que afetam o modo de como as empresas funcionavam em diferentes condições. Em uma das abordagens, eles perceberam a influência do ambiente externo e as transformações que ele provoca no ambiente interno da organização. Uma das possíveis abordagens estabelece que não há uma estrutura organizacional única que seja altamente efetiva em todas as organizações.

Trata-se da abordagem

Alternativas
Comentários
  • D - contingencial.

    Chiavenato (1997) diz que a palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não. A abordagem contingencial salienta que não se atinge os objetivos de forma eficaz seguindo um único modelo ou diretriz, ou forma pré-estabelecida para todas as circunstâncias, mas sim através de diversas variáveis internas e externas.

  • A questão cobrou conhecimento sobre a abordagem da Administração quem tem possui ênfase nas mudanças do ambiente externo e suas consequências dentro do ambiente interno. Com base nisso, julgaremos e explicaremos as assertivas.

    A) INCORRETA. A abordagem sistêmica considera a organização como um sistema aberto e orgânico em que há interdependência de suas partes ou subsistemas. Chiavenato afirma que "os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma de suas partes. A TGS (Teoria Geral de Sistemas) baseia-se na compreensão da dependência recíproca de todas as disciplinas e da necessidade de sua integração." (CHIAVENATO, 2014, PÁG. 402)

    B) INCORRETA. A teoria estruturalista, apesar de ter sido a primeira a considera a ligação interação-ambiente, não representa a teoria citada no enunciado, pois a ênfase no conceito "de dentro para fora" só foi colocado em prática na teoria contingencial.

    C) INCORRETA. A abordagem comportamental possui ênfase nas pessoas, na liderança informal, nos conflitos e não nas mudanças externas.

    D) CORRETA. A abordagem que se preocupa com relativismo, com a dependência do ambiente e das estruturas é a abordagem contingencial. Nela, nada é absoluto! Chiavenato cita que "Para a abordagem contingencial, são as características ambientais que condicionam as características organizacionais. É no ambiente que estão as explicações causais das características das organizações." (CHIAVENATO, 2014, PÁG. 402) 

    E) INCORRETA. A abordagem clássica (teoria clássica + administração científica) não considera a influência do ambiente externo. É uma abordagem de foco interno e sistema fechado.

    Fonte: CHIAVENATO, IDALBERTO. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA "D".