SóProvas


ID
3363367
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração tem no planejamento a base de todas as ações subsequentes. Há uma hierarquia no planejamento, com níveis distintos. O planejamento produz como resultado imediato o plano. O plano descreve um curso de ação para alcançar um objetivo e proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Os planos relacionados com métodos são denominados:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    TIPOS DE PLANOS

    1. Procedimentos: são planos relacionados a métodos de trabalho ou de execução. Quase sempre, os procedimentos são planos operacionais. São representados por gráficos denominados fluxogramas.

    2. Orçamentos: são planos relacionados a dinheiro, receita ou despesa, dentro de um determinado espaço de tempo. os orçamentos são planos estratégicos quando envolvem a empresa como uma totalidade e abrangem um período longo, como é o caso do planejamento financeiro estratégico. São planos táticos quando cobrem determinada unidade ou departamento da empresa por médio prazo, como são os orçamentos departamentais de despesas e que envolvem o exercício anual, ou os orçamentos anuais de despesas de propaganda etc. São planos operacionais quando a dimensão é local e sua temporalidade é de curto prazo, como é o caso do fluxo de caixa (cash flow), dos orçamentos de reparos ou de manutenção etc.

    3. Programas ou programações: são os planos relacionados a tempo. Os programas se baseiam na correlação entre duas variáveis: tempo e atividades a serem executadas. os métodos de programação variam, indo desde programas simples (nos quais se utiliza um simples calendário para programar atividades, como uma agenda) até programas complexos (que exigem técnicas matemáticas avançadas ou processamento de dados por computador para correlacionar interdependências entre variáveis). A programação — seja simples ou complexa — constitui uma ferramenta básica no planejamento. O programa mais simples é o cronograma: um gráfico de dupla entrada no qual as linhas representam as tarefas ou atividades e as colunas definem espaços de tempo (horas, dias ou meses). os programas complexos utilizam técnicas complicadas, como pert (program evaluation review technique) — técnica de avaliação e revisão de programas.

    4. Regras ou regulamentos: são planos operacionais relacionados a comportamentos solicitados às pessoas. Especificam como as pessoas devem se comportar em determinadas situações. visam substituir o processo decisório individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão.

    MEUS RESUMOS DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO.

  • GABARITO: LETRA C

    De acordo com Chiavenato, existem quatro tipos distintos de planos: 

    Procedimentos: planos relacionados com métodos de trabalho ou execução. Quase sempre os procedimentos são planos operacionais. São representados por gráficos denominados fluxogramas.

    Orçamentos: planos relacionados com dinheiro, receita ou despesa, dentro de um determinado período. Conforme suas dimensões e efeitos, os orçamentos são planos estratégicos quando envolvem a empresa como uma totalidade e abrangem um período longo, como é o caso do planejamento financeiro estratégico.

    Programas ou programações: planos relacionados com o tempo. Os programas se baseiam na correlação entre duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas.

    Regras ou regulamentos: planos relacionados com o comportamento solicitado às pessoas. Especificam como elas devem se comportar em determinadas situações. Visam a substituir o processo decisorial individual, restringindo o grau de liberdade das pessoas em determinadas situações previstas de antemão. Quase sempre são planos operacionais.

    Fonte: Introdução à teoria geral da administração, Chiavenato, 2014.