SóProvas


ID
3364078
Banca
IBADE
Órgão
IPM - JP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A institucionalização e legitimação do serviço social como profissão ocorre a partir dos anos de 1930/1940 como recursos mobilizados pela(o):

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    O surgimento e desenvolvimento do Serviço Social como profissão é resultado das demandas da sociedade capitalista e suas estratégias e mecanismos de opressão social e reprodução da ideologia dominante. Como profissão que surge de uma demanda posta pelo capital, institucionaliza-se e legitima-se como um dos recursos mobilizados pelo Estado e pelo empresariado, mas com um suporte de uma prática cristã ligada à Igreja Católica, na perspectiva do enfrentamento e da regulação da chamada questão social que, a partir dos anos 30 (séc. XX), adquire expressão política pela intensidade das manifestações na vida social cotidiana. Conforme afirma Yazbek (2000b, p.92).

  • GABARITO: LETRA C

    ? A emergência da profissão na sociedade urbano-industrial está associada à progressiva intervenção do Estado nos processos reguladores da vida social. No Brasil, o Serviço Social se institucionaliza e legitima-se, enquanto profissão, na tríade: Estado, Empresariado e Igreja Católica.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Segundo Iamamoto (2011), a gênese do Serviço Social no Brasil, enquanto profissão inscrita na divisão social do trabalho está relacionada ao contexto das grandes mobilizações da classe operária nas duas primeiras décadas do século XX, pois o debate acerca da “questão social”, que atravessa a sociedade nesse período, exige um posicionamento do Estado, das frações dominantes e da Igreja.

  • Como nós estudamos, embora o surgimento do Serviço Social no Brasil tenha sido capitaneado pela Igreja Católica, rapidamente o empresariado e o Estado passaram a demandar, cada vez mais essa mão de obra com formação técnica especializada.

    RESPOSTA: LETRA C

  • A implantação do Serviço Social não se baseará, no entanto, em medidas coercitivas emanadas do Estado. Surge da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam, principalmente, por intermédio da Igreja Católica.

    Iamamoto, pp. 127