A questão versou sobre as expectativas da TGA (Teoria Geral da Administração) em relação à era da informação. Devemos marcar a alternativa INCORRETA, ou seja, a que traz incoerência em relação ao tema.
A- CERTA. "Há uma necessidade maior de avaliar e atualizar as organizações para acompanhar e aproveitar os progressos tecnológicos".
De acordo com Chiavenato, a tecnologia deixa de ser uma variável independente e passa a ser a principal ferramenta das organização na era da informação. Ainda conforme a visão do autor, há temas básicos que diferenciarão essas novas organizações das antigas, tais como: a virtualização, a digitalização a as redes integradas.
B- CERTA. "As organizações precisam estabelecer objetivos e perseguir resultados positivos, podendo, por exemplo, investir na redução de custos".
Dentre as diversas estratégias que uma organização moderna pode adotar, a redução de custos é uma delas. Tanto pode ocorrer uma redução dos custos operacionais gerais através de um enxugamento (downsizing) ou mesmo uma redução no custo dos produtos (estratégia genérica de Porter). Em relação ao resultados positivos não precisamos comentar pois é consenso que esses devem ser buscados por qualquer organização.
C- CERTA. "Nesse ambiente, as organizações devem investir na ampliação do conhecimento, já que, na era da informação, o capital intelectual é recurso imprescindível".
De acordo com Chiavenato, na era da informação o capital financeiro cede espaço para o capital intelectual. "A nova riqueza passa a ser o conhecimento, o recurso organizacional mais valioso e importante". (CHIAVENATO, 2014, P.557)
D- INCORRETA. "Um dos efeitos da globalização é a diminuição do número de empresas atuantes no mercado, o que reduz a competitividade no ambiente das organizações".
Pelo contrário, a globalização aumenta o número de empresas atuantes em um certo segmento do mercado, pois essas não precisam mais atuar de forma limita a uma região ou local. Com isso, ocorre um consequente aumento de competividade. Para Chiavenato (2014): "a nova economia é uma economia global, mundial e planetária. As organizações globais e as empresas internacionais estão na pauta. Negócios e conhecimento não conhecem fronteiras".
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.
GABARITO: LETRA D