SóProvas


ID
3368383
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os mediadores químicos no cérebro podem produzir efeitos de duração lenta ou longa; além disso, podem atuar de maneira muito difusa, a uma considerável distância de seu local de liberação, e produzir efeitos diversos, por exemplo, na síntese de transmissores ou na expressão dos receptores dos neurotransmissores, além de afetarem a condução iônica das células pós-sinápticas. Marque a opção correta quanto à descrição da transmissão química no sistema nervoso.

Alternativas
Comentários
  • A

    Em geral, os neurotransmissores são liberados por terminações pré-sinápticas e produzem respostas excitatórias ou inibitórias lentas (RÁPIDAS) nos neurônios pós-sinápticos, enquanto que, neuromoduladores são liberados por neurônios e produzem respostas pré ou pós-sinápticas mais rápidas (LENTAS), mediadas por receptores acoplados à proteína G.

    B

    Os fatores neurotrópicos são liberados principalmente por células (NÃO) neuronais e atuam sobre receptores ligados à tirosina quinase que regulam a expressão gênica, e controlam o crescimento neuronal e as características genotípicas (FENOTÍPICAS).

    C

    Os neurotransmissores podem ser amplamente divididos em: rápidos, que operam através de canais iônicos regulados por ligantes (VOLTAGEM) (por exemplo, a dopamina GLUTAMATO) e lentos, que operam principalmente através de receptores acoplados à proteína G (por exemplo, o glutamato DOPAMINA).

    D

    Neuromoduladores como o óxido nítrico e os metabólitos do ácido araquidônico podem ser produzidos por células não neuronais, bem como por neurônios.

    E

    O mesmo agente (p. ex. citocinas, quimiocinas, 5-hidroxitriptamina, acetilcolina) pode atuar no sistema nervoso através de canais regulados por ligantes e, ainda, através de receptores acoplados à proteína G. Resposta: Citocinas atuam em receptores ligados a quinases e as quimiocinas em receptores acoplados à proteína G.