SóProvas


ID
3368389
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Ji-Paraná - RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Os fármacos ansiolíticos são aqueles utilizados no tratamento dos sintomas de ansiedade, enquanto que os hipnóticos são aqueles utilizados no tratamento da insônia. As condições clínicas relacionadas com a ansiedade incluem a ansiedade fóbica e o distúrbio do pânico e, a distinção entre essas condições e os distúrbios generalizados pode não ser muito nítida, sendo muitos agentes ansiolíticos utilizados para tratar ambas as afecções. Os agentes ansiolíticos e hipnóticos são classificados em principais grupos de drogas, dentre estes os:

Alternativas
Comentários
  • Os barbitúricos ligam-se ao R-GABAA, mas não dependem do GABA para que o receptor seja ativado nem aumentam sua afinidade pelo receptor.

  • A- benzodiazepínicos: agentes utilizados no tratamento de ansiedade e insônia. Atuam seletivamente nos receptores de GABAA , que medeiam a resposta sináptica inibitória produzida pela atividade nos neurônios GABAérgicos, potencializando a resposta ao GABA e facilitando a abertura dos canais de cloreto

    B- agonistas dos receptores 5-HT (buspirona, por ex.): utilizados como ansiolíticos. Inibem a atividade dos neurônios noradrenérgicos do locus ceruleus e, dessa maneira, interferem nas reações de reatividade. (Lembrando que trata-se de um ahosnista parcial 5ht, mas com afinidade pelos receptores D2)

    C-GABARITO

    D- antagonistas dos receptores -adrenérgicos (propanolol, por ex.): utilizado para redução dos sintomas físicos da ansiedade (tremor, palpitação) e sua eficácia depende mais do bloqueio das respostas simpáticas periféricas.

    E- antagonistas competitivos do GABA : são "agonistas inversos" (flumazenil, por ex.) que propiciam a conformação mais estável do receptor nas subunidade a , inibindo o estado de seletividade aniônica e, assim, impedindo depressão da função sináptica (transmissor inibitório) ( o flumazenil é um antagonista competitivo dos BZDs e drogas Z, mas não dos álcooi, opióides e anestésico gerais depressões do SNC)

  • O gabarito está errado. Os barbitúricos não dependem do GABA. Quem sensibiliza o neurotransmissor são os benzodiazepinicos

  • No passado, os barbitúricos eram a base do tratamento usado para sedar ou induzir ao sono, foram substituídos pelos BZDs pois induziam a tolerância e a dependência física e estão associados a sintomas de abstinência grave. Ação hipnoticossedativa: interagem com os receptores GABAa, potencializando a transmissão gabaérgica. O loca de ligação dos barbiturícos no receptor GABA é diferente daquele dos BZDs. Eles potencializam a ação do GABA na entrada de Cl- no neurônio, prolongando o tempo de abertura do canal de cloreto.