ciclo de vida do produto
Introdução: Essa fase acontece desde o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a crescer. A produção ainda é pequena e requer investimentos em tecnologia, marketing, publicidade, embalagem e distribuição. Neste período há pouca ou nenhuma concorrência.
Crescimento: Aqui uma parcela do consumidor já tomou conhecimento do produto e enxergou nele algum valor. As vendas começam a aumentar e os lucros favorecem a produção em escala. Consequentemente, começam a surgir os primeiros concorrentes.
Maturidade: A etapa da maturidade é caracterizada pelo ápice das vendas e ao mesmo tempo a fase em que o produto, o lucro e a concorrência começam a se estabilizar ou diminuir gradativamente. Por isso, é preciso investir para se diferenciar e preservar o lucro, pois os concorrentes costumam fazer uma guerra de preços.
Declínio: As vendas começam a cair e entram no estágio de declínio. O produto se torna obsoleto e pode ser rapidamente substituído pelo concorrente mais criativo. O início dessa fase marca o momento em que a empresa deve se organizar no sentido de avaliar como e quando retirar o produto do mercado sem sofrer perdas.