SóProvas



Questões de Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais


ID
174811
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Sistema de Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP) pode apresentar diferentes visões em função da definição do ambiente de manufatura. Pode-se identificar 4 (quatro) ambientes - fabricação para estoque, montagem sob encomenda, fabricação sob encomenda e engenharia sob encomenda. No caso da fabricação sob encomenda, o PPCP deverá voltar-se para a

Alternativas
Comentários
  • Ambientes de Manufatura
    Na manufatura discreta o sistema PPCP é função dos ambientes de produção que podem ser vistos sob o aspecto do ponto de desacoplamento ou CODP – Customer order decopling point – a partir do qual o material é identificado com um pedido específico de certo cliente. Este ponto define o que será produzido com base em pedidosem carteira.
     
    MTS – make to stock – fabricação para estocagem
    ? produtos padronizados com base em previsões de demanda e sem customização;
    ? rapidez na entrega;
    ? altos estoques de produtos acabados.
     
    ATO – assemble to order – montagem sob encomenda
    • Subconjuntos prontos para configurar o produto que é pedido(especificação) pelo cliente;
    • Estoques de subconjuntos;
    • Após pedido do cliente, monta-se o produto solicitado.
     
    MTO – make to order – fabricação sob encomenda
    MTO (DTO – design to order)
    • O produto é desenvolvido a partir do pedido/contato com o cliente;
    • Prazos de entrega mais longos
    • Projeto e execução de produtos ao mesmo tempo (semelhante ao ETO);
    • Exclusividade de produto final com subconjuntos existentes).
     
    ETO – engineering to order – engenharia sob encomenda
    • Projeto, produção de componentes (subconjuntos)e montagem final feitos a partir de decisões do cliente;
    • Não há estoques;
    • Extensão do MTO.

    http://www.unicap.br/luis_peroba/Adm%20da%20ProdII%20P3.pdf


    Resp: A
  • TQCO objetivo principal de uma empresa é satisfação das necessidades das pessoas: consumidores [através qualidade], empregados [através crescimento do ser humano], acionistas [através produtividade, e vizinhos [através contribuição social].Este pode ser atingido pela prática do Controle da Qualidade Total (TQC) = é o controle exercido pôr todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas.
    Seu conceito é formado dos seguintes tópicos:
    Orientação pelo cliente: Produzir e fornecer serviços e produtos que sejam definitivamente requisitados pelo consumidor.
    Qualidade em primeiro lugar: Conseguir a sobrevivência através do lucro continuo pelo domínio da qualidade.
    Ações orientada pôr prioridades: Identificar o problema mais critico e solucioná-lo pelo mais alta prioridade.
    Ação orientada pôr fatos e dados: Falar, raciocinar e decidir com dados e com base em fatos.
    Controle de processos: Uma empresa não pode ser controlada pôr resultados, mas durante o processo. 
    Controle da dispersão: Observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão.
    Próximo processo é seu cliente: Não deixe passar produto/serviço defeituoso.
    Controle de monte: A satisfaço do cliente se baseia exclusivamente em funções a montante. As contribuições a jusante são pequenas. [Identificar as necessidades verdadeiras dos clientes, assegurar a qualidade em cada estagio, prevê falhas, preparar padrão técnico, etc.]
    Ação de bloqueio: Não permita o mesmo engano ou erro. Não tropece na mesma pedra. Tome ação preventiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez pela mesma causa. [utilizando FEMA- failure mode and effect analysis, FTA- falt tree analysis, etc]
    Respeito pelo empregado como ser humano: Respeitar os empregados como seres humanos independentes. [padronizar tarefa individual; educar e treinar, delegar tarefas, usar sua criatividade, fornecer programa de desenvolvimento pessoal, etc.]
    Comprometimento da alta direção: Entender a definição da missão da empresa e a visão e estratégia da alta direção e executar as diretrizes e metas aravas de todas as chefias. 
     
    PERT/CPMAs redes PERT/CPM são técnicas de planejamento e controle de grandes projetos, a partir do escalonamento das diversas atividades é possivel montar gráficos e estudar o planejamento do projeto. As principais vantagens da utilização deste método são: clareza e facilidade de compreensão das fases do projeto e o prjeto como um todo; verificação das atividades; mostrar a coerencia tecnica do projeto; compreenção da lógica interna do projeto e guia para execução e controle do projeto.

    http://eproducao.blogspot.com.br/2008_10_01_archive.html

ID
259297
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na administração de serviços prediais e de equipamentos, cuja utilização é fundamental para o dia a dia da empresa, um índice muito utilizado para monitorar a produtividade desses equipamentos mede simultaneamente sua disponibilidade, eficiência e qualidade. Qual é esse índice?

Alternativas
Comentários
  • A multiplicação dos índices de disponibilidade x índice de performance x índice de qualidade resulta no OEE – Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Operacional Máxima.
    As empresas médias apresentam OEE de menos de 50%, ou seja, o equipamento está sendo utilizado com menos de metade da sua eficácia. O OEE identifica as perdas ocultas (aquelas que quase nunca são registradas).
    Quais são as oito grandes perdas que influenciam na eficiência de um equipamento?
    Falhas dos equipamentos= constitui no maior obstáculo ao OEE. São classificadas em falhas por paralisações no funcionamento que ocorrem inesperadamente, ou por deterioração das funções que ocorrem lentamente fazendo com que a função do equipamento fique reduzida; Setup e Ajustes = é a perda pelo tempo de paralisação necessária para uma operação de setup, onde os equipamentos são preparados para operações subseqüentes; Troca de ferramentas= ocorrem quando da paralisação da linha para troca de ferramentas, decorrentes do trabalho ou utilização inadequada; Acionamento = é o tempo gasto para que o equipamento atinja condições ideais de funcionamento (velocidade, temperatura, etc); Pequenas paradas ou pequenos períodos de ociosidade= é a inatividade do equipamento durante pouco tempo decorrente de problemas temporários (parada da linha por falta de material, parada da linha por problemas de qualidade, etc); Velocidade= ocorre quando há uma diferença entre a velocidade nominal e a velocidade real de trabalho (exemplo: uma máquina deveria produzir 5 mil peças por hora pelo projeto, porém produz 3 mil peças por hora); Defeitos e Retrabalhos = ocorre quando são constatados defeitos que requerem correção. Embora produtos defeituosos sejam normalmente descartados, existem os que podem ser retrabalhados, consumindo tempo adicional de mão de obra e da máquina; Desligamento = paralisação da linha causada por inatividade do equipamento durante a produção para execução de manutenção ou inspeção periódicas ou programadas. Neste sentido, a partir de dados quantitativos, é possível verificar se a utilização do equipamento está sendo plena e onde poderiam ser realizadas melhorias.
  • (A) CEP : Comissão de Ética Pública
    (B) DEQ : Decisão via Exceção quantificada (um novo modelo de gestão e Auditoria)
    (C) CCQ : Circulo de controle de qualidade que mede eficiência e eficácia.
    (D) OEE : Eficiência Global do Equipamento (mede eficiência e disponibilidade)
    (E) TPM : Manutenção Produtiva Total (dar ênfase na manutenção preventiva)


  • Acredito que CEP seja Controle Estatístico do Processo. Faz uso de cartas de controle que através da estatística determinam limites superiores e inferiores que um determinada característica pode variar (ex.: o tamanho de um bloco deve ser 10 cm variando +- 2cm, assim se passar de 12 cm ou ficar abaixo de 8cm, passará dos limites de controle e isso é um indicativo que o o processo possa estar fora de controle. Existem outras regras para dizer se o processo está fora de controle, acho q se existirem 4 pontos consecutivos acima da média e com tendencia crescente é uma)

    CEP estaria ligado com qualidade

  • Muitos já ouviram falar sobre o OEE (Overall Equipment Effectiveness). Trata-se do melhor conceito para avaliar a eficiência das operações produtivas, garantindo boas práticas na manufatura. O OEE é fundamentado na análise de três frentes:

    Disponibilidade – Neste caso, leva-se em consideração as paradas não planejadas da máquina, que podem ocorrer por falta de mão de obra, matéria-prima, pedido de produção, manutenção corretiva. Há ainda paradas por situações previstas, como a necessidade de configuração da máquina e sua manutenção preventiva. Também deve-se considerar nesse cálculo o tempo de produção/ capacidade da máquina que é igual ao período em que o equipamento está trabalhando, conforme planejado. Assim, temos: Disponibilidade = Capacidade Utilizada dividida pela Capacidade Disponível.

    Desempenho – Considera-se aqui a perda da velocidade do processo de produção. Para obter informações sobre o desempenho, para cada fase do processo é necessário definir um tempo ideal de fabricação. O cálculo abrange o tempo esperado de produção, exatamente quando todas essas circunstâncias são favoráveis. Assim, temos: Velocidade Real dividida pela Velocidade Ideal

    Qualidade – O cálculo baseia-se na relação entre o tempo de produção total e o tempo aplicado para os itens defeituosos. Assim temos: Qualidade = (Quantidade Produzida) deduzida da (Quantidade Inutilizada) deduzida da (Quantidade Retrabalhada). Divide-se esse resultado pela Quantidade Total Produzida.

    Ao conhecer os resultados dessas três frentes, basta aplicar uma fórmula para se obter o OEE. Assim, temos: OEE (%) = Disponibilidade (%) * Desempenho (%) * Qualidade (%)

     

    GAB: D

    http://www.blsistemas.com.br/conceito-de-eficiencia-da-producao-disponibilidade-desempenho-e-qualidade/


ID
1272826
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A exteriorização do registro e controle patrimonial de uma entidade se dá por meio do(a)

Alternativas
Comentários
  • tombamento.

    É um instrumento legal de proteção, que visa a preservação de um determinado bem ou conjunto de bens culturais. É uma das formas possíveis de preservar os bens do nosso patrimônio cultural.


  • As atividades de controle compreendem:

    - tombamento e carga;

    - registro de bens;

    - guarda dos bens;

    - movimentação de bens;

    - preservação dos bens;

    - baixa dos bens;

    - incorporação e;

    - inventário de bens móveis.

  • GABARITO: B.

    Tombamento

    Cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação), contendo este número de registro é afixada no bem (quando possível).

    Obs.: material permanente não fica no almoxarifado, mas são registrado.

    Bens móveis podem ser:

    Controlado: Material sujeito a tombamento, que requer controle rigoroso de uso e responsabilidade pela sua guarda e conserva. (Com placa)

    Relacionado: Material dispensado de tombamento, porém sujeito a controle simplificado, por ser de pequeno valor econômico. ( Sem placa)


ID
1332340
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BR Distribuidora
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um técnico administrativo abriu um pedido para a realização de manutenção de equipamentos de informática junto à empresa terceirizada responsável.

Nesse caso, o técnico deve utilizar uma

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Segundo CHIAVENATO (Administração de Materiais Uma Abordagem Introdutória) 

    Para atender a tantos órgãos, existem vários tipos de ordens: 

    3 — Ordem de Serviço (OS): é a comunicação sobre prestação interna de serviços, como serviço de inspeção de qualidade, serviço de reparo ou de manutenção de máquinas etc.



ID
1358158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A manutenção produtiva total (Total Productive Maintenance) surgiu no Japão, sendo vista como uma extensão natural na evolução da manutenção corretiva para a manutenção preventiva.

Ao se considerar a função que o trabalhador desempenha nesse tipo de manutenção, verifica-se que o seu papel sofreu um(a)

Alternativas
Comentários
  • Porque empowerment? Se relaciona com delegações de tarefas! Alguem poderia dar um help?

  • O TPM, como mostra no enunciado, evoluiu para uma manutenção preventiva. Um dos benefícios trazidos com o TPM é uma maior participação das pessoas envolvidas no processo. E para o sucesso do TPM haveria a necessidade de treinamento objetivando aumentar as habilidades técnicas da pessoa.

    Essa polivalência das pessoas traz por consequência uma maior participação nas atividades da empresa dando maior autonomia no processo.

    É ai que entra o EMPOWERMENT que significa “empoderamento” e é justamente no que acarreta com a implementação do TPM.  O grande objetivo do EMPOWERMENT é justamente delegar mais “poderes” e com isso ter maior autonomia no processo. 


  • Olá Priscila, o termo tem relação a delegação de tarefas, pois faz um empoderamento dos funcionários. Isto é, dá a eles mais autonomia, mais poder de ação e decisão de acordo com o grau de maturidade de cada um.

  • outsourcing e terceirização são sinônimos.

    gabarito: A.

  • Empowerment é um conceito de Administração de Empresas que significa "descentralização de poderes", ou seja, sugere uma maior participação dos trabalhadores nas atividades da empresa ao lhes ser dada maior autonomia de decisão e responsabilidades

    LETRA B 

  • Empowerment (empoderamento) por conta da autonomia!

     

    Complementando:

     

    https://www.citisystems.com.br/o-que-e-tpm/

  • Lead time - (Termo refere-se a "LOGISTICA") : É o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto no mesmo.

  • Gabarito: B


ID
1358161
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Entre os diversos tipos de manutenção, existe a manutenção preditiva, indicada para situações em que

Alternativas
Comentários
  • Cojunto de programas especiais (Análise e Medição de Vibrações, Termografia, Análise de Óleo, etc.) orientados para o monitoramento de máquinas e equipamentos em serviço. Sua finalidade é predizer falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras ou estragos maiores.

    Os principais objetivos da manutenção preditiva são:

    Reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação;Eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;Impedir propagação dos danos;Maximizar a vida útil total dos componentes de um equipamento.


  • Essa questao tem uma interpretacaozinha pq ela nao da a definicao de manutencao preditiva e sim o que se evita usando-a ( evita cair na corretiva e portanto a questao coloca o que a corretiva provoca -- custo alto por deixar quebrar a maquina para depois consertar e custo por ter que interromper a producao---se ficassemos presos a a  definicao da preditiva nao acertariamos a questao)----obs-teclado desconfigurado e portanto sem pontuacoes.

  • Manutenção Preditiva:

    Conjunto de programas especiais (Análise e Medição de Vibrações, Termografia, Análise de Óleo, etc.) orientados para o monitoramento de máquinas e equipamentos em serviço. Sua finalidade é predizer falhas e detectar mudanças no estado físico que exijam serviços de manutenção, com a antecedência necessária para evitar quebras ou estragos maiores.

    Fonte:http://www.cimm.com.br/portal/verbetes/exibir/595-manutencao-preditiva

    Ao entendermos uma manutenção preditiva como uma manutenção necessária que antecede a corretiva, podemos dizer que, por isso ela seja indicada quando a manutenção corretiva for muito cara ou prejudique a produção.

  • Preditiva vem de previsão. Se o custo de manutenção for alto (ainda mais por conta de algo que devia ter sido consertado antes), prejuízo na certa. Pior ainda o custo de interrupção da produção, prejuízo em dobro!

  • AFO??? AFF!!!

  • Gabarito: C

    Preditiva: Significa antes. Pensei assim... Se o conserto for de uma máquina cara, com certeza sairá caro. Portanto, é melhor prevenir a remediar!

  • LETRA C


ID
1452793
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os processos de controle de operações monitoram e avaliam os sistemas de produção. Nesse sentido, relacione os tipos de controle às respectivas características.

1. Controle de compras
2. Controle de custos
3. Controle de manutenção
4. Controle da qualidade

( ) Controla a confiabilidade dos recursos e insumos adquiridos de fornecedores.
( ) Controla os processos produtivos a fim de assegurar os padrões estabelecidos.
( ) Controla os equipamentos e máquinas envolvidos nos processos produtivos.
( ) Controla os valores financeiros aplicados nos processos produtivos.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • essas resposta ta meio sem sentido a letra B



  • Não entendi pq as respostas estão sem sentido, de acordo com o colega.

    ( ) Controla a confiabilidade dos recursos e insumos adquiridos de fornecedores. 1. Controle das compras, adquiridas pelo fornecedor- com a finalidade de manter o padrão e a qualidade dos produtos oriundos do processo de fabricação.
    ( ) Controla os processos produtivos a fim de assegurar os padrões estabelecidos. 4. Controle de qualidade- controle de qualidade do processo, com a finalidade de assegurar o padrão dos processos
    ( ) Controla os equipamentos e máquinas envolvidos nos processos produtivos. 3. Controle de manutenção dos equipamentos e máquinas.
    ( ) Controla os valores financeiros aplicados nos processos produtivos. 2. Controle de custo


  • 1. Controle de compras


    O processo de compras vai desde o recebimento da demanda (que vem da gestão de estoque) até o recebimento do material pelo almoxarifado. A partir daí, o material irá para os setores internos requisitantes. O processo de compras envolve três 3 dimensões: cadastro de fornecedores (manter um registro de fornecedores), comprar (escolher de qual fornecedor comprar e realizar a compra) e o diligenciamento (follow up, que significa acompanhar o pedido).

     

    Já que quem faz realmente o pedido, e o acompanha até o recebimento, é o setor de compra; é ele quem terá que controlar se as fontes das quais está adquirindo recursos enviarão recursos confiáveis. Vale relembrar que é o almoxarifado quem verificará a qualidade dos materiais recebidos através das conferências, mas quem precisa manter o controle de fontes confiáveis é o setor de compras. É ele quem estuda e cadastra os fornecedores.

     

    Por isso, (1) Controla a confiabilidade dos recursos e insumos adquiridos de fornecedores. 



    2. Controle de custos 

     

    A única que menciona a área financeira: (4) Controla os valores financeiros aplicados nos processos produtivos. 

     


    3. Controle de manutenção 

     

    O pessoal responsável pela manutenção precisa estar atento aos recursos patrimoniais da instituição (recursos de natureza permanente; destinados a manter as atividades da empresa), porque são bens que serão utilizados e reutilizados incontáveis vezes no decorrer das atividades funcionais. Eles vão se deteriorando com o uso, e precisam tanto de manuntenções periódicas quanto de manuteções emergenciais.

    Então, controlar a manutenção é, de algum modo, cuidar do "maquinário" da empresa. Portanto, (3) Controla os equipamentos e máquinas envolvidos nos processos produtivos. 
     


    4. Controle da qualidade 

     

    Manter a qualidade do material é um dos aspectos mais importantes na hora de satisfazer o cliente, e para isso há um estudo focado em promover a qualidade do material. O controle da qualidade é feito em todo o processo produtivo, desde o material de consumo até o produto acabado na mão do cliente. Portanto, é esse tipo de controle que será exercido no processo produtivo.

     

    Sendo assim, (2) Controla os processos produtivos a fim de assegurar os padrões estabelecidos. 

     

    -----


    Resposta: B
     

    -----
    Thiago


ID
1966711
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Novaes (2015) a moderna logística procura incorporar diversos aspectos. Sendo assim, marque a opção que NÃO representa um desses aspectos,

Alternativas
Comentários
  • Segundo Novaes,

    A moderna Logística procura incorporar:

    ● prazos previamente acertados e cumpridos integralmente, ao longo de toda a cadeia de suprimento;

    ● integração efetiva e sistêmica entre todos os setores da empresa;

    ● integração efetiva e estreita (parcerias) com fornecedores e clientes;

    ● busca da otimização global, envolvendo a racionalização dos processos e a redução de custos em toda a cadeia de suprimento;

    ● satisfação plena do cliente, mantendo nível de serviço preestabelecido e adequado.


ID
2092846
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fiscalizar pagamentos de anuidades, negociar dívidas, conferência e recebimento de materiais – todas essas atividades envolvem as rotinas administrativas e financeiras. É essencial que o Assistente Administrativo faça a distinção entre recibo e nota fiscal. Sobre o tema, leia as afirmativas.
I. A nota fiscal é um documento que comprova a existência de um ato comercial (compra e venda de mercadoria ou prestação de serviços); já o recibo é um documento que comprova o recebimento de determinado valor pela venda ou compra de mercadoria ou prestação de algum serviço. Às vezes, também tem a função de controle fiscal.
II. Um recibo difere-se da nota fiscal por não ser oficial e/ou servir para a arrecadação de impostos do governo. Isso significa que uma empresa não pode deixar de emitir nota fiscal por ter emitido um recibo, pois o mesmo não é para tal finalidade.
III. As notas fiscais são utilizadas exclusivamente pelas empresas, que devem pagar o ISS sobre o valor total dos serviços prestados.
Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • e) todas estão corretas

    "O recibo, tem sua finalidade básica para a comprovação de um pagamento;
    A nota fiscal, tem sua finalidade a apuração do imposto que será recolhido a União, Estado ou Município.
    Assim, temos:
    O recibo poderá normalmente ser fornecido ao contratante dos serviços, porém só tendo validade para efeito de comprovação de pagamento.
    A nota fiscal deverá obrigatóriamente ser fornecida ao tomador do serviço, pois é o documento fiscal que comprova que o contribuinte (prestador do serviço) deverá recolher aos cofres públicos o imposto gerado pelo seu serviço." (Fonte: https://jus.com.br/duvidas/50225/nota-fiscal-ou-recibo-de-pagamento-sonegacao-fiscal)

  • Eita guria "teligente" Qdo eu crescer quero ser assim......

  • A Afirmativa I é o contrário da afirmativa II em relação ao que se fala do recibo, e mesmo assim a banca considerou todas duas corretas. ??

  • "Nota Fiscal é um documento fiscal e que tem por finalidade o registro de uma transferencia de propriedade sobre um bem ou uma atividade comercial prestada por empresa e uma pessoa física ou outra empresa..." Por que a questão diz que são corretas se na ultima alternativa diz que:"são utilizadas exclusivamente pelas empresas.."?  

    Fonte:contabeis .com.br

  • Discordo do gabarito!

    Não é exclusividade de empresas emitirem Nota Fiscal, um Microempreendedor Individual(MEI) pode emitir, a  Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008 traz esse entendimento.

  • Daiana, o MEI pode sim emitir sua nota fiscal. 
    Só que vc se equivocou, o MEI é uma empresa.
    Ele é uma empresa individual, detentora de CNPJ.
    A figura da pessoa física não se mistura com o CNPJ.
    Portanto, é uma pessoa jurídica.
    Não li o edital dessa prova, mas a título de exemplo, no município do RJ, somente pessoas jurídicas emitem a Nota Carioca.
    E mais, para emitirem a Nota Carioca, além de possuírem o CNPJ, também devem possuir o Alvará de Licença da PCRJ para acessar o sistema e poderem emitir suas notas.

  • Pessoa física também pode emitir nota fiscal

    Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.

            § 1º O disposto neste artigo também alcança:

            a) a locação de bens móveis e imóveis;

            b) quaisquer outras transações realizadas com bens e serviços, praticadas por pessoas físicas ou jurídicas.

            § 2º O Ministro da Fazenda estabelecerá, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, os documentos equivalentes à nota fiscal ou recibo podendo dispensá-los quando os considerar desnecessários.

     

    Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8846.htm

     LEI No 8.846, DE 21 DE JANEIRO DE 1994

  • Desde quando a nota fiscal é exclusiva de empresas.

    E onde cabe o MEI (Micro empreendedor individual)??

     

    Entendi nada. :/

  • Não concordo com a afirmação III, de que "As notas fiscais são utilizadas exclusivamente pelas empresas, que devem pagar o ISS sobre o valor total dos serviços prestados".

    O tomador de serviço, seja pessoa física ou jurídica, a depender da situação, pode se utilizar da NF emitida pelo prestador, por exemplo, com o fim de comprovar o recolhimento de tributo e se eximir de eventual responsabilidade solidária no pagamento do mesmo.

    Enfim, se eu fosse fazer um recurso utilizaria esse argumento.

  • Gabarito: E

  • Para quem está com dúvida com relação a pessoa física que emiti nota fiscal: O lance é que o conceito de empresa se confunde com a atividade e não com o registro como empresa, por tanto, aqueles que se enquadram no art. 966 do código civil serão considerado empresários/empresa ainda que se valendo apenas da pessoa física como é o caso do empresário individual.

  • Nota fiscal avulsa pode ser emitida por pessoa física.

  • GABARITO ERRADO: As notas fiscais são utilizadas exclusivamente pelas empresas, CLARO QUE NÃO


ID
2097640
Banca
CONED
Órgão
Sesc - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Grande parte do tempo de um administrador ou gestor é utilizada na aplicação de medidas de controle, dentre elas as que se referem ao controle de estoque. Estoques são produtos que a organização dispõe para usar em suas atividades ou operações. Neste sentido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito D)Just-in-time
    O sistema just-in-time foi uma revolução na gestão de materiais, pois trouxe uma nova visão para o processo produtivo. O sistema tradicional, de “empurrar” a produção para a frente, ou seja, eu produzo e depois vejo como farei para vender para o cliente, deixou de ser visto como interessante nestes novos tempos de globalização e mercados cada vez mais competitivos.
    De acordo com o just-in-time, o processo produtivo se inverte. Só é produzido o que já tem demanda certa. Dessa maneira, é conhecido como um sistema que “puxa” a produção.
    Para que esse sistema funcione, são necessárias uma parceria e uma troca de informações, antes impensáveis entre os fornecedores e clientes dentro da cadeia de produção. A competição no relacionamento entre comprador e vendedor deve dar lugar à colaboração.
    Assim, imagine que você trabalhe em uma montadora de automóveis. Você não quer um estoque grande dentro de sua fábrica, pois isso acarreta custos (como já vimos antes).
    Entretanto, para que seja possível ao seu fornecedor lhe entregar todos os dias os itens de que você precisará, é necessário que ele tenha tanto garantia de que você comprará dele quanto conhecimento de quantos itens serão necessários. Ele deve conhecer, a fundo, as necessidades do seu processo produtivo.
    Ou seja, nesse sistema, o seu fornecedor deve ser encarado como parceiro e não como adversário. Assim, ele ganhará no volume e na garantia de ter você como cliente, e você terá uma confiabilidade maior no fornecimento que lhe possibilitará ter poucos estoques de segurança.
    Dessa maneira, esse método acarreta uma diminuição tremenda dos estoques, pois a empresa recebe constantemente os materiais de que necessitará, muitas vezes diariamente.

  • JUST-IN-TIME

    Busca reduzir o desperdício, se produzindo apenas aquilo que tem demanda certa. Deve-se manter o estoque em níveis mínimos.

  • Alguém sabe o erro da letra B?

  • Em relação à B, o erro está quando afirma que o estoque é reconhecido como ativo altamente produtivo. Estoque é dinheiro parado, ou seja, custa dinheiro. Logo, em empresas preocupadas com controle de custos, os estoques são devidamente geridos para que se tenha o mínimo de estoque possível.


ID
2703493
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A equipe de vendas da empresa atua junto aos varejistas e costuma visitar os pontos de vendas para levar e instalar material promocional, além de dar assistência aos funcionários locais.

Dentre os tipos de vendedores industriais, os membros dessa equipe são denominados vendedores

Alternativas
Comentários
  • GABA: C

    O que é canal indireto?

    É quando a empresa repassa seus produtos para um intermediário, que terá a responsabilidade de entregar os produtos da empresa para o cliente final, este intermediário pode ser um varejista, atacadista, distribuidor, ou outros envolvidos no processo de distribuição.

  • Cana indireto = repassar a distribuição para outra entidade

  • Só fiquei com uma dúvida. A questão é referente aos vendedores da empresa que atuam junto aos varejistas. Então não serve essa definição de intermediário.

  • Esse é um posicionamento específico da banca CESGRANRIO.

  • Não concordo, indireto é um distriduidor.


ID
2709487
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em momentos de crises econômicas, é comum que as pessoas se utilizem do comércio eletrônico para vender bens e oferecer serviços, realizando negócios com outras pessoas. Nesse sentido, essas transações podem ser classificadas como

Alternativas
Comentários
  • B)

    C2C significa Consumer to Consumer. A negociação é feita diretamente entre consumidores, e há uma empresa servindo apenas como mediadora, como é o caso da OLX ou do Mercado Livre, e uma pessoa vende sua geladeira a outra; B2G significa Business to Government.6 de jul de 2016

    http://www.wegov.net.br/c2c-citizen-to-citizen/

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/b2b-b2cc2c-qual-e-a-diferenca/63276/

  • O modelo C2C

    Empresas trabalham com os conceitos de B2B, B2C, C2C e B2G. Para aqueles que não conhecem os termos, isso define o modelo de negócios de uma empresa (que pode ser mais de um), sendo que:

    B2B significa Business to Business.  É o caso de uma empresa que produz e vende para outra empresa, como uma empresa que produz compressores e vende para uma empresa de eletrodomésticos;

    B2C significa Business to Consumer.  É o caso de empresas que produzem e vendem diretamente para o consumidor, como uma empresa que produz geladeiras;

    C2C significa Consumer to Consumer. A negociação é feita diretamente entre consumidores, e há uma empresa servindo apenas como mediadora, como é o caso da OLX ou do Mercado Livre, e uma pessoa vende sua geladeira a outra;

    B2G significa Business to Government. É o caso de empresas que fornecem serviços e produtos para o governo.

  • C2C (Consumer to Consumer): É quando um site intermedia transações diretamente entre duas partes, normalmente duas pessoas. Sites de leilões como eBay e Mercado Livre caem nesta condição. As pessoas não compram seus produtos do Mercado Livre, elas compram de outras pessoas que anunciam eles lá. Atualmente este tipo de negócio expandiu e hoje vende quase de tudo, entre empresas e pessoas.


ID
3181000
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”. Considere as assertivas a seguir:


I-Licença exclusiva: o licenciado passa a ser o detentor do direito exclusivo de exploração do bem de propriedade intelectual.

II-Licença não exclusiva: a propriedade intelectual pode ter sua exploração concedida a mais de um licenciado.

III-Licença mista: a propriedade intelectual pode ter sua exploração concedida a um licenciado de forma exclusiva e a outro de forma não exclusiva.

IV-Única: existe apenas um licenciado, mas o licenciante mantém o direito de utilização da propriedade intelectual.

V-Licença compartilhada: onde um licenciado tem o direito de compartilhar com terceiros, desde que tenha a anuência do licenciante.


Das assertivas apresentadas:

Alternativas
Comentários
  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    I-Licença exclusiva: o licenciado passa a ser o detentor do direito exclusivo de exploração do bem de propriedade intelectual. [VERDADEIRO]

  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    II-Licença não exclusiva: a propriedade intelectual pode ter sua exploração concedida a mais de um licenciado. [VERDADEIRO]

  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    III- Licença mista: a propriedade intelectual pode ter sua exploração concedida a um licenciado de forma exclusiva e a outro de forma não exclusiva. [FALSO]

  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    IV-Única: existe apenas um licenciado, mas o licenciante mantém o direito de utilização da propriedade intelectual. [VERDADEIRO]

  • Ao licenciar uma tecnologia patenteada, as partes podem optar por vários tipos de licenciamento, conforme o a Cartilha “A CAMINHO DA INOVAÇÃO-Guia do Empresário”:

    V-Licença compartilhada: onde um licenciado tem o direito de compartilhar com terceiros, desde que tenha a anuência do licenciante. [FALSO]

  • Os tipos de licença são:

    Exclusiva, não exclusiva e única

    Fonte: O caminho da inovação


ID
3211951
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo como referência a legislação e as práticas aplicáveis à gestão de contratos, julgue o item.


Nas aquisições de bens de natureza divisível, haverá reserva de um piso de 25% do objeto para a contratação de MPs e EPPs.

Alternativas
Comentários
  • Não existe um "piso". O que existe é:

    LEI COMPLEMENTAR Nº 147, DE 7 DE AGOSTO DE 2014

    “Art. 48. Para o cumprimento do disposto no art. 47 desta Lei Complementar, a administração pública:

    [...]

    III - deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte.


ID
3368797
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O ciclo de vida de um produto envolve cinco estágios distintos: desenvolvimento do produto, introdução, crescimento, maturidade e declínio. Cada uma dessas fases apresenta algumas características típicas. Em relação a essas características, é correto afirmar que na fase de

Alternativas
Comentários
  • ciclo de vida do produto

    Introdução: Essa fase acontece desde o lançamento do produto até o momento em que as vendas começam a crescer. A produção ainda é pequena e requer investimentos em tecnologia, marketing, publicidade, embalagem e distribuição. Neste período há pouca ou nenhuma concorrência.

    Crescimento: Aqui uma parcela do consumidor já tomou conhecimento do produto e enxergou nele algum valor. As vendas começam a aumentar e os lucros favorecem a produção em escala. Consequentemente, começam a surgir os primeiros concorrentes.

    Maturidade: A etapa da maturidade é caracterizada pelo ápice das vendas e ao mesmo tempo a fase em que o produto, o lucro e a concorrência começam a se estabilizar ou diminuir gradativamente. Por isso, é preciso investir para se diferenciar e preservar o lucro, pois os concorrentes costumam fazer uma guerra de preços.

    Declínio: As vendas começam a cair e entram no estágio de declínio. O produto se torna obsoleto e pode ser rapidamente substituído pelo concorrente mais criativo. O início dessa fase marca o momento em que a empresa deve se organizar no sentido de avaliar como e quando retirar o produto do mercado sem sofrer perdas.

  • Matriz BCG( Ciclo de vida de produto )

    Memorizando isso, é possível matar mais de 70% das questões de matriz BCG

    Gabarito: E

  • Questão muito boa apesar de ter errado.


ID
4191172
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os assuntos de interesse direto da área de administração de material incluem o(a)


avaliação de desempenho humano.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Avaliação de desempenho cabe à área de Gestão de rh.


ID
4191175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os assuntos de interesse direto da área de administração de material incluem o(a)


segmentação de mercados.

Alternativas
Comentários
  • Segmentação de mercado consiste no estudo e pesquisa de um determinado mercado consumidor com o objetivo de dividi-lo em grupos com expectativas semelhantes e necessidades em comum para, então, escolher qual será o público-alvo mais adequado para os negócios de uma empresa. É utilizada tanto pelo Marketing como pelas empresas, na definição da sua estratégia, ao identificar o seu mercado alvo.

    Fonte: GOOGLE

  • Errado, pois segmentação de mercado é da competência do setor de Marketing.

  • Maarketing e vendas

  • A segmentação de mercado é da competência do setor de Marketing.


ID
4191178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os assuntos de interesse direto da área de administração de material incluem o(a)


análise de valor.

Alternativas
Comentários
  • Item críticos em razão de seu valor econômico tendem a receber atenção redobrada.

    GAB C

  • Um exemplo disso é a curva ABC.

    Gab C


ID
4191181
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os assuntos de interesse direto da área de administração de material incluem o(a)


avaliação de sistemas de compras.

Alternativas
Comentários
  • referência?!
  • Se o sistema de compras é ruim, os materiais tendem a chegar fora do prazo, da quantidade e da especificação requerida. Logo, haverá o comprometimento da administração de materiais e da produção.

    GAB C


ID
4912033
Banca
FGV
Órgão
TCE-BA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as vantagens competitivas que uma empresa obtém com uma administração de materiais bem organizada, analise os itens a seguir.

I. Redução de custos.
II. Redução do volume de investimentos em estoques.
III. Melhores condições de compra por meio de negociações com os fornecedores.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Sobre as vantagens competitivas que uma empresa obtém com uma administração de materiais bem organizada, é possível obter uma redução de custos em decorrência da redução de tempo e energia, redução do volume de investimentos em estoques, onde a organização possui apenas o necessário para uma boa rotatividade, uma boa administração de matérias também possibilita o entendimento do estoque máximo, estoque mínimo e estoque zero, onde essas curvas (curva dente de serra) mostram ao gestor qual o melhor período para realizar suas compras, possibilitando que ele se programe e consiga melhores condições de compra por meio de negociações com os fornecedores.

    Alternativa: Letra E

  • GABARITO: LETRA E

    Analisando as assertivas da questão que versa sobre a importância da boa administração de materiais nas organizações, notamos que todas estão corretas, o que transforma a alternativa E no gabarito da questão. Ao administrar bem os materiais da empresa, pode ocorrer uma redução de custos, redução do volume de investimentos e melhores condições de compras. Apenas estes três fatores já mostram a importância da administração de materiais.

    FONTE: EXPONENCIAL CONCURSOS


ID
4918075
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-4ª Região
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A leitura de revistas em quadrinhos de maneira critica permite observar a cultura do país onde a revista é concebida e até ensinamentos de contabilidade ou técnicas administrativas. Uma das características do Tio Patinhas, (criação dos estúdios de Walt Disney, revista editada pela Ed. Abril) é a de que é retratado, frequentemente, fazendo inventário, isto é, contando suas moedinhas ou os bens que guarda em seu cofre forte. Considere as seguintes observações.


I. Avaliação do patrimônio.

II. Fiscalização quanto à existência física dos bens.

III. Apuração do rendimento dos bens.


Aponte a opção que retrata os objetivos do inventário.

Alternativas
Comentários
  • "apuração do rendimento dos bens"alguem pode me explicar?

  • GAB. E

  • avaliação do bem

  • acertei na dúvida se o inventário rendia mas é isso.


ID
4918879
Banca
UNESPAR
Órgão
FOZTRANS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração de materiais e logística possui impacto direto sobre os seguintes pontos na organização:

I. Qualidade dos Produtos.
II. Lucratividade da empresa.
III. Satisfação do Cliente.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

  • Associei ao conceito de gestão da qualidade total. Uma coisa ligada na outra.


ID
4918885
Banca
UNESPAR
Órgão
FOZTRANS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As principais atividades da administração de materiais são:

I. Gestão de Estoques – envolve o atendimento das solicitações de compras de materiais destinadas aos diversos órgãos que compõem a organização, atendendo principalmente às necessidades de reposição dos estoques planejados, de acordo com as quantidades e prazos fixados.
II. Gestão dos Centos de Distribuição – envolve atividades vinculadas ao recebimento dos materiais, movimentação, estocagem e fornecimento, de acordo com as necessidades dos usuários. Resulta no controle físico dos materiais armazenados.
III. Gestão de Compras – trata do gerenciamento dos materiais, através do uso de técnicas de previsão do consumo, com o objetivo de adequar os níveis de estoque às necessidades dos usuários, com o menor custo possível, sem comprometer o nível de serviço esperado.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gestão de Estoques – trata do gerenciamento dos materiais, através do uso de técnicas de previsão do consumo, com o objetivo de adequar os níveis de estoque às necessidades dos usuários, com o menor custo possível, sem comprometer o nível de serviço esperado.

    Gestão dos Centos de Distribuição ( Almoxarifado, Armazém ou Depósito ) – envolve atividades vinculadas ao recebimento dos materiais, movimentação, estocagem e fornecimento, de acordo com as necessidades dos usuários. Resulta no controle físico dos materiais armazenados.

    Gestão de Compras – envolve o atendimento das solicitações de compras de materiais destinadas aos diversos órgãos que compõem a organização, atendendo principalmente às necessidades de reposição dos estoques planejados, de acordo com as quantidades e prazos fixados.

  • GAB. E

  • I e III inverteram


ID
4921912
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação às atividades da Administração de Materiais, analise as proposições, completando as lacunas.


I. A atividade ________________ visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do Almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida.

II. A atividade ________________ visa garantir o rápido desembaraço dos materiais adquiridos, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na época certa, ao preço contratado e na qualidade especificada nas encomendas.

III. A atividade _______________ tem por finalidade suprir as necessidades da organização, mediante a aquisição de materiais e/ou serviços, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar, no mercado, as melhores condições comerciais e técnicas.


Assinale a alternativa que completa de forma correta as lacunas, sequencialmente.

Alternativas
Comentários
  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre algumas atividades pertinentes à Administração de Recursos Materiais. Para respondermos corretamente, precisaremos apontar a qual atividade cada uma das atividades pertence. Vamos lá.

    I. A atividade INVENTÁRIO FÍSICO visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do Almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida.

    II. A atividade RECEBIMENTO visa garantir o rápido desembaraço dos materiais adquiridos, zelando para que as entradas reflitam a quantidade estabelecida, na época certa, ao preço contratado e na qualidade especificada nas encomendas.

    III. A atividade DE COMPRAS tem por finalidade suprir as necessidades da organização, mediante a aquisição de materiais e/ou serviços, emanadas das solicitações dos usuários, objetivando identificar, no mercado, as melhores condições comerciais e técnicas.

    Tendo como base as informações acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • GABARITO: A.

    Inventário físico é uma contagem física periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa, a fim de comprovar a sua existência e exatidão. (A verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade)

    OBS.:A época para a realização do inventário, tradicionalmente falando, é anualmente junto ao fechamento do balanço da organização.

    O recebimento compreende quatro fases:

    1. Entrada de materiais;

    2. Conferência quantitativa;

    3. Conferência qualitativa; e

    4. Regularização.


ID
4935217
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A partir da classificação pode-se codificar os materiais que poderão ser identificados por um programa de computador chamado “código de barras lineares”. Esse código poderá ser lido com:

Alternativas
Comentários
  • Por Leitores ópticos


ID
4953820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de administração de material e assuntos relacionados, julgue o seguinte item.


O índice de liquidez é uma importante ferramenta para a gestão do patrimônio de qualquer empreendimento e indica a capacidade da organização para pagar dívidas a longo prazo.

Alternativas
Comentários
  • O índice de liquidez é uma importante ferramenta para a gestão do patrimônio de qualquer empreendimento e indica a capacidade da organização para pagar dívidas a longo prazo. Resposta: Errado.

    Como eu quero algo líquido (disponível) pensando no longo prazo???? Esse índice reflete a capacidade no curto prazo de liquidação das dívidas.

  • liquidez = curto prazo
  • QUESTÃO ERRADA - O índice de liquidez é uma importante ferramenta para a gestão do patrimônio de qualquer empreendimento e indica a capacidade da organização para pagar dívidas a longo prazo.

    _____________________________________________

    Com todo respeito, acredito que os comentários dos colegas estão equivocados.

    Esse índice financeiro é utilizado na Análise de Demonstrações Financeiras, logo , os índices de liquidez ''mostram a condição financeira da empresa, a curto (Liquidez Seca), médio (Liquidez Corrente) e longo prazo (Liquidez Geral).'' (Azevedo, Coelho, Ruiz e Neves)

    (1) Isso quer dizer que não é ferramenta da Gestão de Patrimônio.

    (2) Outro ponto controverso é sobre a afirmação '' indica a capacidade da organização para pagar dívidas'' já que alguns autores (outros autores consideram*) consideram que esse índice não indica capacidade de pagamento, mas ''solidez da situação financeira da empresa''.

    (3) Dentre os índices de liquidez, o Liquidez Geral apura , justamente, a liquidez a longo prazo, como dito na questão.

    Fonte: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras, Azevedo, Coelho, Ruiz e Neves.

  • De uma forma mais resumida, os índices de liquidezmedem o grau de solvência da empresa, isto é, sua capacidade de pagar o que deve. Através do índice de liquidez corrente, e do índice de liquidez seca é possível medir a capacidade de pagamento a curto prazo.


ID
4961866
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

• Leia as afirmativas a seguir:

I. O conceito de estoque zero define as metas de redução dos níveis de estoque para próximo do zero.
II. O caminho crítico do diagrama de rede do projeto determina a duração mínima que esse projeto pode ter.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Ambas verdadeiras!


ID
4978066
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa CORRETA:
As funções básicas propostas para a área funcional de Administração de Materiais são:

I. Transporte de materiais e serviços de apoio.
II. Planejamento de materiais e equipamentos.
III. Aquisição de materiais e equipamentos.
IV. Gestão de materiais e equipamentos.

Marque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    II. Planejamento de materiais e equipamentos.

    III. Aquisição de materiais e equipamentos.

    IV. Gestão de materiais e equipamentos. 

  • Funções da Administração de Materiais:

    1. Planejamento das compras (II)
    2. Compras (III)
    3. Gestão de materiais (IV)

    Transporte de materiais (I), ou é por conta do fornecedor, quando o estoque é comprado, ou de outra área da empresa, quando o produto final é vendido. A Administração de Materiais foca nas 3 áreas acima.


ID
4978120
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

São consideradas funções desempenhadas pelos estoques:

I. a função especialização geográfica, quando adotada, o estoque de materiais, os produtos semi-acabados ou componentes e os produtos acabados passam a fazer parte do sistema logístico.
II. a função estoques intermediários tendem a regular o fluxo das operações, amenizando as incertezas e proporciona aumentos de eficiência operacional em um único local.
III. a função equilíbrio entre suprimento e demanda, está relacionada com o tempo entre a produção e o consumo e necessita conciliar a disponibilidade de materiais e produtos com a demanda.
IV. a função gerenciamento das incertezas, o estoque de segurança ou regulador ameniza variações e/ou incertezas de curto prazo, tanto de demanda, quanto de suprimento.

Marque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) Se todas as assertivas forem corretas.

    I. a função especialização geográfica, quando adotada, o estoque de materiais, os produtos semi-acabados ou componentes e os produtos acabados passam a fazer parte do sistema logístico.

    II. a função estoques intermediários tendem a regular o fluxo das operações, amenizando as incertezas e proporciona aumentos de eficiência operacional em um único local.

    III. a função equilíbrio entre suprimento e demanda, está relacionada com o tempo entre a produção e o consumo e necessita conciliar a disponibilidade de materiais e produtos com a demanda.

    IV. a função gerenciamento das incertezas, o estoque de segurança ou regulador ameniza variações e/ou incertezas de curto prazo, tanto de demanda, quanto de suprimento.

  • Sobre a II, interpretei no sentido de que não é o estoque intermediário o responsável por amenizar incertezas, mas sim o estoque de segurança. O estoque de intermediário não estaria entre o estoque mínimo e o estoque máximo?


ID
5045062
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estoques são constituídos por uma variedade de mercadorias, e por isso necessitam de inventários físicos para que a gestão se torne eficiente para a empresa. O tipo de inventário que controla as vendas no final de cada período e não de modo imediato é o inventário:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    No inventário periódico (ou geral/anual), efetua-se a contagem de todos os itens em determinados períodos. Quando essa rotina é realizada no encerramento do exercício fiscal (o que é comum), o inventário é também chamado de geral.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os tipos de inventários que podem ser usados pelas organizações. A alternativa a ser marcada como correta deverá conter o tipo de inventário que controla as vendas no final de cada período e não de modo imediato. Vamos lá.

    Inventário físico é o instrumento de controle para a verificação dos saldos de estoques nos almoxarifados e depósitos, e dos equipamentos e materiais permanentes, em uso no órgão ou entidade, que permitirá, dentre outros:

    1. o ajuste dos dados escriturais de saldos e movimentações dos estoques com o saldo físico real nas instalações de armazenagem;
    2. a análise do desempenho das atividades do encarregado do almoxarifado através dos resultados obtidos no levantamento físico;
    3. o levantamento da situação dos materiais estocados no tocante ao saneamento dos estoques;
    4. o levantamento da situação dos equipamentos e materiais permanentes em uso e das suas necessidades de manutenção e reparos; e
    5. a constatação de que o bem móvel não é necessário naquela unidade.

    Os tipos de Inventários Físicos são, de acordo com a IN/205:

    • Anual/periódico – nele ocorre a contagem de todos os itens em determinados períodos. É destinado a comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada unidade gestora, existente em 31 de dezembro de cada exercício - constituído do inventário anterior e das variações patrimoniais ocorridas durante o exercício.
    • Inicial – realizado quando da criação de uma unidade gestora, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade.
    • Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade gestora ou por iniciativa do órgão fiscalizador.
    • De transferência de responsabilidade – realizado quando da mudança do dirigente de uma unidade gestora.
    • De extinção ou transformação – realizado quando da extinção ou transformação da unidade gestora.

    Após verificarmos os tipos de inventários, concluímos que a alternativa "C" é a correta, o enunciado remete ao inventário anual ou periódico.

    GABARITO: C

    Fonte: Instrução Normativa n° 205/1988

  • Periodico - Esse método, como o próprio nome indica, é feito periodicamente, em intervalos (mensal, bimestral, trimestral ou anual, conforme o interesse da companhia). Por meio dele, realiza-se a gestão de estoque com base no número de itens, apurando o custo de fabricação. 

    Permanente - O inventário permanente acontece de modo mais minucioso do que o periódico. Isso porque ele gerencia o estoque de modo individualizado e imediato. Logo, o monitoramento de toda entrada e saída de mercadorias é realizado tanto em termos de quantidade como de valores. 

  • O tipo de inventário que controla as vendas no final de cada período e não de modo imediato é o inventário.... PERIÓDICO.


ID
5110297
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à administração, julgue o item.


Organizações são unidades sociais ou agrupamentos humanos, intencionalmente construídos e reconstruídos, a fim de atingir objetivos específicos.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

    Isto significa que as organizações são propositadas e planejadamente construídas e elaboradas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menores custos, esforço e tempo.

    Fonte: querido Chiavenato

  • Gabarito: correto

    Organização

    • Estabelecer meios e recursos 

    • Distribuir, Alocar, Empregar, Atribuir, Formar, Executar

    • Alocação de recursos

    • Atribuição de tarefas

    Entidade estruturada, onde estão alocadas as pessoas e os recursos, que trabalham juntos para que os resultados (objetivos comuns) sejam alcançados.

    Conjunto de pessoas e recursos, que trabalham juntos para alcançarem objetivos comuns.

  • Vamos analisar a questão.

    As organizações são unidades formais de autoridade, por meio da qual as suas subdivisões de trabalho são integradas e coordenadas para o atingimento de objetivos comuns e específicos.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • agrupamento humano não me parece formal ou organização, por isso marquei errado


ID
5110300
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 14ª Região (MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à administração, julgue o item.


As empresas são exemplos de organizações sociais com fins lucrativos, embora existam empresas sem qualquer finalidade de lucro

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão certo lembrem-se como exemplo das ONGS que são organizações sem fins lucrativos.

    Bons estudos para todos!

  • Terceiro setor da sociedade conhecida como ONG,s ñ visam o lucro. Dão segmentos deixados pelo estado ou iniciativas privadas.

  • Impossível ter dúvida.

  • questão errada. Não existe empresa sem fim lucrativo.

    A diferença é que toda empresa é uma organização, mas nem toda organização é uma empresa. Dessa forma, empresa é uma organização formada pela soma de pessoas, máquinas e equipamentos, recursos financeiros e outros, para produção de bens ou prestação de serviço, visando lucro.

  • Na verdade, as empresas são tipos de organizações que buscam o lucro, embora existam empresas sem qualquer finalidade de lucro. Por isso, sempre que possível, em Administração para concursos sempre preferimos o uso do termo “organização”. 

    Fonte: Grancursos.


ID
5165062
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Uma política fraca de planejamento de compras pode resultar em:

    • compras emergenciais;
    • atraso nas entregas;
    • atraso no recebimento e no fluxo de caixa;
    • aumento no custo da compra e, consequentemente, nos gastos;
    • aumento de setups;
    • aumento de tempo de atravessamento de produção.

    FONTE: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/por-que-administracao-da-producao-e-importante/

    • GAB C !

    Imagine que vc é um fornecedor , e por acaso , um comprador não se planejou e precisa de um produto. Você dá desconto ou aumenta sabendo da necessidade dele ?!?!?

    Simples assim !


ID
5167714
Banca
Instituto Excelência
Órgão
CRIS - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Administração da produção é a atividade de gerenciar recursos destinados à fabricação e à oferta de bens e serviços. Toda organização que produz algum bem ou serviço, precisa gerenciar e programar a produção.

    A administração da produção tem como objetivo suportar a tomada das seguintes decisões, essenciais no ambiente corporativo:

    • o que produzir e comprar;
    • quanto produzir e comprar;
    • quando produzir e comprar;
    • quais recursos serão utilizados para produzir.

    FONTE: https://www.nomus.com.br/blog-industrial/por-que-administracao-da-producao-e-importante/#:~:text=


ID
5288584
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A logística é uma ferramenta importante e o profissional de logística empresarial estuda como prover, de forma eficiente, a lucratividade. Assinale a alternativa que apresenta algumas das atividades que envolvem estudos logísticos para prover a lucratividade.

Alternativas
Comentários
  • Logística -

    Atividades primárias -

    a) Transporte;

    b) Processamento de Pedidos;

    c) Manutenção de estoques.

    Atividades secundárias -

    a) Manuseio de materias;

    b) Embalagem de proteção;

    c) Obtenção;

    d) Armazenagem;

    e) Manutenção de informações;

    f) Programação do produto.

  • Isso é prova para assistente administrativo ou para tecnólogo em logistica?

  • A letra A e B estão corretas e uma não exclui a outra.

  • ALTERNATIVA A)

    O profissional de logística empresarial estuda como prover, de forma eficiente, a lucratividade:

    (1) nos serviços de distribuição ao cliente,

    (2) no fluxo de materiais dentro da empresa,

    (3) no planejamento de compra, passando pelo controle e organização de estoques de matérias-primas e produtos acabados,

    (4) no planejamento de controle da produção, e

    (5) no controle de transporte de embalagens

    Fonte: Apostila da Rede E-Tec Brasil

    http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/proeja/fundamentos_logistica.pdf

  • Que tristeza estudar p essa banca! Meu Deus

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre logística empresarial.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A missão da Logística Empresarial é colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo.

    Segundo Paura (2012), a logística e de fundamental importância não só para as empresas, mas também a qualidade de vida local, tendo em vista que o desenvolvimento da infraestrutura demanda o estudo da logística do local, por exemplo. Neste sentido, para as empresas, a logística é imprescindível, uma vez que essas organizações precisam otimizar os recursos e aumentar a qualidade de seus produtos e serviços.

    Ainda segundo o autor, o profissional de logística empresarial estuda como fornecer, de forma eficiente, a lucratividade:

    - Nos serviços de distribuição ao cliente;
    - No fluxo de materiais dentro da empresa;
    - No planejamento de compra;
    - No planejamento de controle da produção;
    - No controle de transporte de embalagens.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra A, uma vez que traz atividades que envolvem estudos logísticos para prover a lucratividade, segundo autor Glávio L. Paura.


    Fonte:

    PAURA. L., Glávio. Fundamentos da logística. Instituto Federal do Paraná: Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec, 2012.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre logística empresarial.

     

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A missão da Logística Empresarial é colocar as mercadorias ou os serviços certos no lugar e no instante corretos e na condição desejada, ao menor custo.

    Segundo Paura (2012), a logística e de fundamental importância não só para as empresas, mas também a qualidade de vida local, tendo em vista que o desenvolvimento da infraestrutura demanda o estudo da logística do local, por exemplo. Neste sentido, para as empresas, a logística é imprescindível, uma vez que essas organizações precisam otimizar os recursos e aumentar a qualidade de seus produtos e serviços.

    Ainda segundo o autor, o profissional de logística empresarial estuda como fornecer, de forma eficiente, a lucratividade:

    ·       Nos serviços de distribuição ao cliente;

    ·       No fluxo de materiais dentro da empresa;

    ·       No planejamento de compra;

    ·       No planejamento de controle da produção;

    ·       No controle de transporte de embalagens.

    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra “A”, uma vez que traz atividades que envolvem estudos logísticos para prover a lucratividade, segundo autor Glávio L. Paura.

    Gabarito do professor: Letra “A”

    Fonte: PAURA. L., Glávio. Fundamentos da logística. Instituto Federal do Paraná: Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil – e-Tec, 2012. 


ID
5499973
Banca
IADES
Órgão
CRN - 1ª Região (GO)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No âmbito das organizações, existem várias classificações relevantes dos recursos materiais necessários para a execução das atividades produtivas ou de prestação de serviços. Podem ser classificados, por exemplo, quanto a sua utilização, quanto ao valor econômico e também do ponto de vista contábil, nesse caso, como materiais imobilizados ou materiais em estoque. No que tange aos materiais em estoque, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a classificação dos materiais de estoque, de modo a marcar a alternativa correta.

    Na administração de materiais, uma das classificações de materiais (a chamada classificação por tipo de demanda) divide os materiais em duas categorias:

    • Materiais de estoque;
    • Materiais de não estoque.

    Detalhemos cada uma delas a seguir.

    MATERIAIS DE ESTOQUE

    São aqueles que devem permanecer em estoque, e para eles são definidos alguns critérios e parâmetros de ressuprimento automático, tendo a demanda prevista e a importância para a organização como base.

    Os materiais de estoque podem ser classificados:

    1 Quanto à aplicação:

    • materiais produtivos;
    • matérias-primas;
    • produtos em fabricação;
    • produtos acabados;
    • materiais de manutenção
    • materiais improdutivos;
    • material de consumo geral.

    2 Quanto ao valor de consumo anual. Neste caso, as organizações fazer uso da Curva ABC ou Curva de Pareto. Em que os materiais são classificados em A, B ou C, de acordo com a curva de consumo a anual.

    • materiais A: materiais de grande valor de consumo;
    • materiais B: materiais de valor de consumo intermediário
    • materiais C: materiais de baixo valor de consumo.

    3 Quanto à importância operacional: é a classificação que busca identificar a importância que determinados materiais possuem. Em relação ao grau de importância, ou de indispensabilidade, os materiais podem ser classificados em:

    • materiais X: são aqueles de aplicação não importante, pois existe a possibilidade de ser substituído facilmente por outro similar existente na organização;
    • materiais Y: materiais de importância mediana, podendo ter outro similar ou não na organização;
    • materiais Z: são os materiais de maior importância para a empresa. Sua falta pode implicar em paralisação das atividades da organização, não são de fácil reposição.

    MATERIAIS NÃO DE ESTOQUE

    São os materiais de demanda imprevisível, e para eles não são definidos parâmetros de ressuprimento automático dada sua irregularidade de consumo. Para os materiais de não estoque, a aquisição só ocorre quando o material for solicitado diretamente pelo usuário, quando for constatada a necessidade dele.

    Segundo Viana (2017, p.55), "os materiais de não estoque devem ser comprados para utilização imediata e são debitados no centro de custo de aplicação. Poderão ser comprados para utilização posterior, em período determinado pelo usuário, ficando, nesses casos, estocados temporariamente nos almoxarifados".

    Agora falando das alternativas. Com base no que foi dito sobre os materiais de estoque, logo de cara, podemos eliminar as alternativas A, B e D. A alternativa "D", por outro lado, se aproxima do conceito que queremos, mas ainda não pode ser ela a correta, já que os materiais de estoque não são considerados em termos estruturais, seria um o caso de recursos patrimoniais, não materiais.

    A alternativa "C" é a correta, visto que deixa muito claro que os materiais são armazenados (estocados).

    GABARITO: C

    Fonte:

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Atlas, 2017.

  • Estoque é conta do Ativo para a contabilidade que representa bens de propriedade tangível destinados à venda, podendo ser classificados na indústria de acordo com seu estágio de acabamento: Matérias-Primas, Produtos em Elaboração e Produtos Acabados. No comércio, será representado pela conta Mercadorias.


ID
5519833
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No texto a seguir, Chiavenato discorre sobre a inclusão de práticas sustentáveis na agenda administrativa moderna.
A administração focada na sustentabilidade baseia suas ações em três aspectos: a prosperidade da organização, a equidade social das comunidades onde ela atua e a qualidade ambiental. Em outras palavras, uma organização é sustentável quando olha para si mesma, para a comunidade e para o meio ambiente com o objetivo de ter longevidade e lucratividade, além de contribuir eficazmente para a melhor utilização e conservação dos recursos naturais e o bem-estar de seus colaboradores e consumidores.
  Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 9. ed. Elsevier Brasil, 2003. p. 597.

É um meio de desenvolvimento da sustentabilidade social: 

Alternativas
Comentários
  • A questão pede um meio de desenvolvimento da sustentabilidade social, então deve-se buscar nas alterativas uma que corresponda a QUESTÕES SOCIAIS.

    A única que se enquadra nesse quesito é a letra C

  • Fiquei mt entre A e C e coloquei a A

    Depois que vi "eficiência" e "resultado" na mesma frase...

    Deveria estar eficácia pq tá relacionado a resultado

    Ou mais correta ainda, efetividade pq ao meu ver a organização, numa perspectiva global, deve gerar impacto

  • errei de novo...