-
A amplitude de controle refere-se ao número de subordinados que cada órgão ou cargo pode assumir para poder supervisioná-los de maneira efetiva e adequada.
- Desenho Organizacional alto (pouca amplitude de controle): Quando tem uma longa cadeia de autoridade (muitos níveis hierárquicos) com poucos grupos de trabalho em cada um deles.
- Desenho baixo ou achatado (ampla amplitude de controle): Quando tem poucos níveis hierárquicos com grandes grupos de trabalho em cada nível.
- Fatores que influenciam a amplitude de controle:
1.Tecnologia utilizada: Se a tecnologia é complexa exige uma amplitude menor pela menor necessidade de atenção aos subordinados.
2.Qualificação dos subordinados: Quanto mais experientes e qualificados os subordinados, menor a supervisão necessária o que permite uma amplitude maior de controle.
3.Interdependência dos subordinados: Se os trabalhos dos subordinados estão interligados o superior precisa coordenar o que determina menor amplitude de controle.
4.Similaridade função: quando os subordinados fazem as mesmas tarefas e atividades, permite uma maior amplitude de controle.
5.Supervisão por outros: Quando a empresa contrata assessorias e serviços especializados o supervisor pode aumentar sua amplitude de controle.
6.Estabilidade do ambiente: ambiente estáveis dão condição para que haja uma amplitude controle.
- Empowerment: ou delegação de autoridade, é uma abordagem que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.
Fonte: https://admdadepressao.blogspot.com/2017/01/amplitude-de-controle.html
-
Gabarito B
A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização. Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.
-
Gabarito: B
Amplitude de controle é o numero de funcionários que um subordinado consegue ter.
-
A) é a base segundo a qual as tarefas são agrupadas. (Departamentalização)
B) determina o número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia. (Amplitude de Controle)
C) descreve o grau em que as funções na organização são subdivididas em tarefas separadas. (Especialização)
D) é uma linha de autoridade no topo da organização, determinando a quem os gerentes e diretores se reportam. (Cadeia de Comando)
E) refere-se ao grau em que o processo decisório está concentrado em um único ponto da organização. (Centralização)
-
Questão tenta confundir o candidato com a diferença de conceitos entre cadeira de comando (cadeia escalar) e amplitude de controle.
Gabarito: B
-
AMPLITUDE DE CONTROLE
Indica quantas pessoas cada executivo pode dirigir de forma eficiente e eficaz
-
AMPLITUDE DE CONTROLE= NUMERO DE PESSOAS QUE O ADMINISTRADOR CONSEGUE "CONTROLAR" DE FORMA EFICAZ E EFICIENTE.
-
GABARITO: LETRA B
Amplitude administrativa, também denominada amplitude de controle ou amplitude de comando refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia.
WIKIPÉDIA.
-
-
A amplitude administrativa ou amplitude de controle significa o número de empregados que se devem reportar a um administrador. Determina o quanto um administra dor deve monitorar estreitamente seus subordinados. Quanto maior a amplitude de controle, tanto maior é o número de subordinados para cada administrador, e vice-versa.
Gab: (B)
-
Gabarito: B
A questão cobra conhecimentos sobre Amplitude de Controle, também chamada de amplitude administrativa ou amplitude de comando.
A amplitude de controle diz respeito à quantidade de funcionários que um chefe consegue comandar com eficiência e eficácia.
Nesse sentido, quanto maior a amplitude, maior a descentralização e mais horizontal a estrutura é.
Quanto menor a amplitude, há mais centralização e mais vertical será a estrutura organizacional.
@adm.semduvida