-
Segundo o Bacen, sua missão é: assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda e um sistema financeiro sólido e eficiente. O BCB atua fortemente no controle da inflação. Isso é possível graças à regulação na quantidade de dinheiro que circula no país.
Fonte: blog.toroinvestimentos.com.br/banco-central-do-brasil-bcb-bacen
-
Uma das competências do Bacen é regular o mercado cambial, buscando estabilidade relativa das taxas de câmbio e do equilíbrio da balança de pagamento. Para isso, pode comprar e vendar ouro ou moeda estrangeira e realizar operações de crédito no exterior.
Qualquer dúvida ou sugestão de como melhorar esse comentário, manda mensagem =)
-
A letra A nos induz a pensar no conceito de mercado aberto (open market). Porem o correto é a letra C.
-
LETRA C CORRETA
Atribuições do BACEN:
Emitir papel-moeda e moeda metálica;
Executar os serviços do meio circulante;
Receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;
Realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;
Regular a execução dos serviços de compensação de cheques e outros papéis;
Efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;
Exercer o controle de crédito;
Exercer a fiscalização das instituições financeiras;
Autorizar o funcionamento das instituições financeiras;
Estabelecer as condições para o exercício de quaisquer cargos de direção nas instituições financeiras;
Vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais e
Controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.
-
A "e" é de responsabilidade da CVM
-
FIQUEM ATENTOS
O Bacen, com a LC 179, foi desvinculado do Ministério da Economia. Houve várias mudanças com essa LC.
Essa questão está desatualizada.
-
Sobre o enunciado da questão, é importante fazer uma anotação:
A LC nº 179/2021 conferiu AUTONOMIA ao Banco Central do Brasil, o que significa que ele não está mais subordinado ao Ministério da Economia.
Art. 6º O Banco Central do Brasil é autarquia de natureza especial caracterizada pela ausência de vinculação a Ministério, de tutela ou de subordinação hierárquica, pela autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira, pela investidura a termo de seus dirigentes e pela estabilidade durante seus mandatos, bem como pelas demais disposições constantes desta Lei Complementar ou de leis específicas destinadas à sua implementação.
Funções conferidas ao BANCO CENTRAL DO BRASIL:
- monopólio de emissão - o BCB atende às necessidades de numerário do sistema bancário, e, consequentemente, do público, por meio dos mecanismos de emissão e recolhimento. destina-se a satisfazer a demanda de dinheiro indispensável à atividade econômico financeira do país.
- banqueiro do governo - O banco central atualmente continua como o principal banqueiro do governo, pois detém suas contas mais importantes, participa ativamente do manejo do seu fluxo de fundos, e é o depositário e administrador das reservas internacionais do país.
- banco dos bancos - recebe os depósitos (reservas) dos bancos, é prestamista de última instância, regula, monitora e fornece sistemas de transferência de fundos e de liquidações de obrigações.
- supervisor do sistema financeiro - No Brasil, o Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão máximo de formulação de políticas públicas no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN). As decisões do Conselho são colocadas em prática por meio de resoluções, tornadas públicas pelo BCB. A regulação do sistema financeiro se inicia, geralmente, pela limitação do número de participantes.
- executor da política monetária - O controle da liquidez ocorre principalmente com o uso dos instrumentos clássicos de política monetária que são o recolhimento compulsório ou encaixe legal, as operações de redesconto ou assistência financeira de liquidez e as operações de mercado aberto (ou open market).
- executor da política cambial e depositário das reservas internacionais - faz isso por meio da manutenção de ativos em moeda estrangeira e/ou ouro para atuação nos mercados de câmbio.
-
Cuidado! O BACEN não é mais vinculado ao Ministério da Economia, aliás, a Ministério algum, nem a órgãos. Porém a alternativa C está correta, mas só tomem cuidado com esse texto da questão, pois pode te induzir a erro.
-