PARETO: Principal função: distinguir, entre fatores, os essenciais e os secundários. Trata-se do famoso 80/20, em que 20% dos fatores geram 80% dos efeitos.
DIAGRAMA DE ISHIKAWA (DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO): Principal função: levantar as possíveis causas para problemas, possibilitando a estruturação e a hierarquização destas possíveis causas.
HISTOGRAMA: Principal função: identificar com que frequência certo dado aparece em um conjunto de dados. Nada mais é que um gráfico de barras.
GRÁFICO DE CONTROLE (CARTA DE CONTROLE): Principal função: analisar a variabilidade dos processos. Trata-se da definição de quais são os limites mínimos e máximos esperados de um processo, sendo que sempre que o resultado sair daquela faixa de resultados esperados, teríamos de analisar por que isso aconteceu.
DIAGRAMA DE CORRELAÇÃO (OU DISPERSÃO): Principal função: estabelecer correlação entre 2 variáveis. Possibilita a correlação entre fatores diferentes, auxiliando um gestor na análise do efeito de um fator quando o outro é alterado.
Fonte: anotações próprias