SóProvas


ID
3369586
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo dispõe a Constituição Federal, a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. Sobre o tema, é certo afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A!! A resposta se encontra no art. 71 da CF: “Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:” Bons estudos!
  • GABARITO: A

    Art. 71 da CF:

    O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

  • Os Ministros do TCU são indicados pelo Presidente e Congresso Nacional, vejamos:

    CF/88

    art. 73

    (...)

    § 2º Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos:

    I - um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antigüidade e merecimento;

    II - dois terços pelo Congresso Nacional.

  • Gabarito: Letra A

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete..

    Siga Insta @gabaritarquestoes

  • Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder. . . Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, 
  • Sobre a alternativa C: "a Controladoria-Geral da União é competente para julgar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República."

    Errado. É competência exclusiva do Congresso Nacional, conforme art. 49, IX, CF:

    Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;

  • Básico sobre o assunto:

    I. o TCU auxilia no controle externo

    II. O TCU emite parecer sobre as contas em sessenta dias a contar de seu recebimento;

    III. O CN julga as contas do presidente da república.

    IV. O presidente da república é um, logo escolhe 1/3

    O CN são duas casas , logo escolhe 2/3.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • A) o controle externo será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União. GABARITO DA QUESTÃO.

    Art. 71 da CF/88. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União [...]

    B) o controle interno será exercido pelo Tribunal de Contas da União. ERRADO. Cada Poder terá um sistema de controle interno, como dispõe a própria Constituição. O TCU auxilia no controle externo.

    Art. 70 da CF/88. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    C) a Controladoria-Geral da União é competente para julgar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República. ERRADO. Essa competência é exclusiva do Congresso Nacional.

    Art. 49 da CF/88. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:

    IX - julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo;

    D) a Controladoria-Geral da União realiza o controle externo da Administração Pública nas esferas federal, estadual e municipal. ERRADO. Pelo princípio da simetria, o controle externo dos Municípios e Estados é exercido pelo Poder Legislativo, com auxílio do Tribunal de Contas correspondente. A controladoria-geral da União realiza o controle INTERNO NA ESFERA FEDERAL.

    Art. 71 da CF/88. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União [...]

    Art. 75 da CF/88. As normas estabelecidas nesta seção aplicam-se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.

    E) os Ministros do Tribunal de Contas da União são escolhidos exclusivamente pelo Presidente da República. ERRADO.

    Art. 74, § 2º da CF/88. Os Ministros do Tribunal de Contas da União serão escolhidos:

    I - um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento;

    II - dois terços pelo Congresso Nacional.

    Qualquer erro no comentário me avisem no privado para que eu volte e corrija, evitando de prejudicar outros colegas.

  • TCU-CONTROLE EXTERNO

  • DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.        

      

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

  • A questão trata da fiscalização contábil, financeira e orçamentária das entidades da Administração Direta e Indireta e reproduz, no enunciado, o caput do art. 70 da CF/88. Vamos analisar as alternativas:

    - alternativa A: correta. O art. 71 prevê que "O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União".

    - alternativa B: errada. O controle interno é realizado pelos órgãos próprios de cada poder, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Congresso Nacional na feitura do controle externo.

    - alternativa C: errada. Cabe ao Congresso Nacional apreciar as contas prestadas pelo Presidente da República e julga-las, como indica o art. 49, IX da CF/88 ("julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República e apreciar os relatórios sobre a execução dos planos de governo").

    - alternativa D: errada. A Controladoria-Geral da União é um órgão de controle interno; o controle externo é feito pelos órgãos do Poder Legislativo de cada esfera (Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e Câmara de Vereadores), com o auxílio dos tribunais de contas competentes.

    - alternativa E: errada. De acordo com o art. 73, §2º da CF/88, os nove ministros do TCU são escolhidos da seguinte forma:
    "I - um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antiguidade e merecimento;
    II - dois terços pelo Congresso Nacional".

    Gabarito: a resposta é a LETRA A.