A Higiene Ocupacional tem a finalidade de RECONHECER, AVALIAR e CONTROLAR os fatores de riscos ambientais presentes no ambiente de trabalho, levando-se em conta o meio ambiente e os recursos naturais.
— Reconhecimento: Esta etapa consiste no reconhecimento dos agentes que afetem a saúde dos trabalhadores, (implica o conhecimento dos produtos envolvidos no processo, dos métodos de trabalho, do fluxo do processo, do layout das instalações, do número de trabalhadores expostos, o planejamento da abordagem do ambiente a ser estudado, seleção dos métodos de coleta, bem como dos equipamentos de avaliação, etc).
— Avaliação: A avaliação quantitativa e/ou qualitativa investiga os agentes físicos, químicos, biológicos existentes nos postos de trabalhos. Exigem-se conhecimentos de avaliação, que consistem basicamente na calibração dos equipamentos, no tempo de coleta, no tipo de análise química a ser feita. Essa etapa abrange dois ramos da Higiene Ocupacional: Higiene de campo (estudo da situação higiênica no ambiente) e Higiene analítica (as análises químicas das amostras coletadas, bem como o cálculo e as interpretações dos dados levantados no campo).
— Controle: De acordo com os dados obtidos nas fases anteriores, esta etapa consiste em propor e adotar medidas que visam à eliminação ou à minimização do risco presente no ambiente. O controle dos agentes ambientais consiste na adoção de medidas relativas ao ambiente e ao homem:
· a) Medidas relativas ao ambiente ou medidas coletivas: são medidas aplicadas na fonte ou na trajetória, tais como substituição do produto tóxico, isolamento das partes poluentes, ventilação local exaustora, ventilação geral diluidora, limpeza dos locais de trabalho, entre outras. Essa medida é prioritária.
· b) Medidas administrativas: compreendem, entre outras, a limitação do tempo de exposição, os equipamentos de proteção individual, a educação e o treinamento, os exames médicos (pré-admissional, periódico e demissional).
· c) EPI: Não sendo possível o controle coletivo ou administrativo ou enquanto essas medidas estiverem sendo implantadas ou, ainda, como complemento de proteção adotada, deve-se utilizar o Equipamento de Proteção Individual, adequado aos riscos.
· d) Exames médicos: os exames médicos admissional, periódico, demissional, entre outros, avaliam a eficácia das medidas adotadas, além de controlar a saúde dos trabalhadores expostos aos agentes ambientais.
gabarito E
fonte: Livro Manual pratico da Higiene ocupacional e PPRA