SóProvas


ID
3370594
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Câmara de Santa Bárbara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O controle interno tem como objetivo dar suporte ao sistema de informação contábil, no sentido de minimizar riscos e dar efetividade às informações da contabilidade, visando contribuir para o alcance dos objetivos da entidade do setor público. 

Com relação ao controle interno, considere as afirmativas a seguir.

I. O controle interno deve ser exercido em todos os níveis da entidade do setor público, compreendendo: (1) a preservação do patrimônio público; (2) o controle da execução das ações que integram os programas; (3) a observância às leis, aos regulamentos e às diretrizes estabelecidas.
II. O controle interno contábil está relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade.
III. Procedimentos de controle são a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil.
IV. Procedimentos de prevenção são medidas visam à identificação, concomitante ou posteriormente, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil. 

Estão incorretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra A

    I. O controle interno deve ser exercido em todos os níveis da entidade do setor público, compreendendo: (1) a preservação do patrimônio público; (2) o controle da execução das ações que integram os programas; (3) a observância às leis, aos regulamentos e às diretrizes estabelecidas

    II. O controle interno contábil está relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade. 

    4. O controle interno é classificado nas seguintes categorias:

    (a) operacional - relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade;

    (b) contábil - relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis;

    III. Procedimentos de controle são a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil

    10. Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil.

    7. Mapeamento de riscos é a identificação dos eventos ou das condições que podem afetar a qualidade da informação contábil

    IV. Procedimentos de prevenção são medidas visam à identificação, concomitante ou posteriormente, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.

    (a) procedimentos de prevenção - medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil;

    (b) procedimentos de detecção - medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.

    FONTE: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1135_2008.htm

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Controle Interno. 

    Apesar de a questão não ter citado, os conceitos cobrados se baseiam na NBC T 16.8.

    Segundo o item 3 da norma: 

    3. O controle interno deve ser exercido em todos os níveis da entidade do setor público, compreendendo:

    (a) a preservação do patrimônio público;
    (b) o controle da execução das ações que integram os programas;
    (c) a observância às leis, aos regulamentos e às diretrizes estabelecidas.

    Já o item 4 estabelece a classificação do controle interno:

    4. O controle interno é classificado nas seguintes categorias:

    (a) operacional – relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da entidade;
    (b) contábil – relacionado à veracidade e à fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis;
    (c) normativo – relacionado à observância da regulamentação pertinente.

    Por fim, o item 10 apresenta os procedimentos de controle:

    10. Procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil, classificando-se em:

    (a) procedimentos de prevenção – medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil;
    (b) procedimentos de detecção – medidas que visem à identificação, concomitante ou a posteriori, de erros, omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.

    Vamos aos itens (lembre que a questão pede as Incorretas).

    I - Verdadeiro. Copia e cola do item 3 da NBC 16.8.

    II - Falso. Segundo o item 4 da NBC 16.8, o controle contábil diz respeito à veracidade e fidedignidade dos registros e das demonstrações. O controle que diz respeito ao alcance dos objetivos é o operacional.

    III - Falso. Na verdade, procedimentos de controle são medidas e ações estabelecidas para prevenir ou detectar os riscos inerentes ou potenciais à tempestividade, à fidedignidade e à precisão da informação contábil.

    IV - Falso. Estes são os procedimentos de detecção. Os procedimentos de prevenção são medidas que antecedem o processamento de um ato ou um fato, para prevenir a ocorrência de omissões, inadequações e intempestividade da informação contábil.

    Portanto, itens II, III e IV estão incorretos.


    Gabarito do Professor: Letra A.