SóProvas


ID
3373138
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No Brasil, os medicamentos disponibilizados para terapia antirretroviral inicial de preferência em casos de infecção pelo HIV em adultos, consiste na associação de três antirretrovirais, sendo dois Inibidores da Transcriptase Reversa Nucleosídeos/Nucleotídeos Análogos (ITRN/ITRNt) e um Inibidor de Integrase (INI). A alternativa que contém um fármaco antirretroviral da classe dos inibidores de integrase é:

Alternativas
Comentários
  • A) O dolutegravir faz parte de uma nova classe de antirretrovirais do tipo dos inibidores de integrase, que atuam impedindo que o código genético do HIV se integre à célula humana, impossibilitando assim sua multiplicação.

    B) Lamivudina pertence a um grupo de medicamentos antivirais, também conhecidos como antirretrovirais, chamado de inibidores da transcriptase reversa análogos de nucleosídeos (ITRNs). Eles são usados para tratar a infecção pelo HIV.

    C) A zidovudina, também conhecida como AZT, é um medicamento antiviral, análogo de nucleosídeo (timidina) inibidor da transcriptase reversa com ação sobre alguns retrovírus, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

    D)Rilpivirina é um inibidor não nucleósido da transcriptase reversa (NNRTI), que é usado para o tratamento de infecções por HIV-1 em doentes sem tratamento prévio. Fonte:

    E)O abacavir é um análogo de nucleosídeo inibidor da transcriptase reversa. É um agente antiviral seletivo para os vírus HIV-1 e HIV-2, incluindo isolados de HIV-1 resistentes à lamivudina, zidovudina, zalcitabina, didanosina ou nevirapina. 

  • Inib. não nucleotídeos da transcriptase reversa: Efavirenz e nevirapina;

    Inib. integrase: dolutegravir, raltegravir

    Inib. protease: todos os NAVIR (ritonavir, lopinavir, atazanavir, saquinavir...)

    Inib. entrada: enfuvirtida (SC), maraviroque.

    Inib. nucleotídeos da transcriptase reversa: o resto