SóProvas


ID
3375739
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 9.784/1999 regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Com relação à forma do processo administrativo, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada, senão quando a lei expressamente a exigir.

Alternativas
Comentários
  • Correto

    Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada, senão quando a lei expressamente a exigir (artigo 22 da lei 9784/99). Tratando-se, assim, do princípio do "Formalismo Moderado"

  • Gabarito: Certo princípio do formalismo moderado.
  • Gab. Certo

    O princípio do formalismo moderado é também chamado, por alguns autores, de princípio do informalismo  ou princípio da obediência à forma e aos procedimentos 

    O objetivo principal do princípio do formalismo moderado é atuar em favor do administrado. Isso significa que "a Administração não poderá ater-se a rigorismos formais ao considerar as manifestações do administrado." 

    Nesse sentido, "o processo administrativo deve ser simples, despido de exigências formais excessivas, tanto mais que a defesa pode ficar a cargo do próprio administrado, nem sempre familiarizado com os meandros processuais." 

  • A questão se refere à forma dos atos processuais.

    Art. 22 da lei 9.784/99. Os atos do processo administrativo NÃO DEPENDEM DE FORMA DETERMINADA senão quando a LEI expressamente a exigir.

    Portanto, esquematizando:

    REGRA – Os atos processuais não tem forma (PRINCÍPIO DO INFORMALISMO ou do FORMALISMO MODERADO)

    EXCEÇÃO – Os atos processuais podem ter forma QUANDO A LEI EXPRESSAMENTE EXIGIR. 

    GABARITO: CERTO (literalidade do art. 22 da lei 9.784/99).

  • GABARITO: CERTO

    DA FORMA, TEMPO E LUGAR DOS ATOS DO PROCESSO

    Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.