SóProvas


ID
3375838
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A estrutura de rede é um arranjo organizacional formado por um grupo de atores que se articulam ou são articulados por uma autoridade com a finalidade de realizar objetivos complexos e inalcançáveis de forma isolada. Em relação a esse formato organizacional, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

A estrutura de rede é caracterizada pela condição de autonomia das organizações e pelas relações de interdependência que estabelecem entre si.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    Estrutura em rede:

    -Relação horizontal.

    -Competitividade.

    -Pouca Supervisão, não há unidade de comando.

    -Dificuldade de criar uma cultura.

    -Adaptáveis às mudanças.

    Fonte: Prof Rafael Barbosa.

  • A questão em análise aborda um tipo de estrutura moderna, chamada de rede. 

    Essa abordagem teve origem na Teoria Contingencial de Administração, como forma de tornar a organização mais flexível e ágil. Sendo assim, uma estrutura em rede ou circular demonstra que a empresa busca uma maior interligação e coordenação entre seus setores. Com isso, ela apresenta duas características essenciais: a modularidade ou a constituição de módulos complementares e separados, com a finalidade de dar maior conectividade e agilidade às mudanças; e a presença de sistemas celulares, ou seja, os grupos que constituem essas células são autônomos e autossuficientes.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois nesses tipos de estrutura existe a autonomia e a relação de interdependência entre as partes.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Oraganizações com estruturas em rede:

    Trata-se de organizações autônomas que atuam com lógicas e valores próprios e, ao mesmo tempo, desejam conciliar ações visando alcançar um objetivo comum. Nesse processo, as organizações necessitam negociar uma interpretação da realidade (Cavalcanti, 1998), para conseguirem trabalhar em conjunto, “co-laborar” (Rovere, 1995). Sendo uma arena de confluência de percepções, a rede manifesta a capacidade dos atores sociais explicitarem sua riqueza intersubjetiva, organizacional e política, trata-se de um espaço no qual os atores estão dispostos a trocar informações, dividir tarefas e agregar valor às iniciativas (Jacobi, 2000).