SóProvas



Questões de Redes


ID
135943
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A questão do Capital Social e da Participação Social na Esfera Pública ganhou evidências no meio acadêmico principalmente a partir da publicação do trabalho de Robert Putnam sobre a experiência italiana. Qual a ideia central da sua teoria sobre o funcionamento das instituições democráticas na Itália?

Alternativas
Comentários
  • Segundo professor Rafael enicas 

    a) inverteu, sem capital social não há democracia.
    b) não é o caráter democrático que garante, mas sim a alta densidade de associações e a existência de relações sociais de reciprocidade.
    c) CERTA
    d) está sim comprovado.
    e) podem ser responsabilizadas. 


ID
156889
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca das redes organizacionais e da comunicação na gestão pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA CORRETA: LETRA D

    a) A rede do governo dá ênfase à multiplicidade de procedimentos para garantir o acesso a diversas outras redes de bancos de dados.

    Dá ênfase na padronização de procedimentos para diminuir custos e simplificar o uso.

    b) A rede do governo enfatiza a centralização de informações visando garantir a segurança.

    A rede/sistema do governo voltada para a gestão pública abrange áreas e programas diversos: pessoal civil, serviços gerais, organização e modernização administrativa, informação e informática, planejamento e orçamento e controle interno. É dada ênfase na segurança para garantir a privacidade e inviolabilidade da comunicação.

     

    c) O objetivo das redes organizacionais como as dos sistemas de gestão pública é disponibilizar todas as informações do governo para a sociedade.

    São disponibilizadas informações não privativas e não confidenciais para o governo como um todo e a sociedade.

    d) A rede do governo está sendo construída de forma incremental, com objetivo de que se estenda a todo país.

    Enquanto não é tecnicamente possível a operação plena da Rede, são disponibilizados alguns blocos ou tipo de informações através da Internet e interligados alguns órgãos em Brasília com serviços de comunicação eletrônica.

    e) O Sistema Integrado de Administração Financeira do governo federal (SIAFI), que registra gastos efetuados pelo Tesouro Nacional, não constitui exemplo de sistema de informação de gestão pública.

    O SIAFI é um dos principais sistemas da rede organizacional do governo.

     

  • Vale conceituar rede organizacional e de comunicação:    Segundo Ayres (2001), as organizações, sejam empresariais ou não, estão constantemente em busca de estruturas capazes de enfrentar ambientes de maior complexidade. Uma das respostas a esta busca por estruturas e estratégias alternativas de trabalho é o surgimento de uma forma de atuação que articula organizações e pessoas em um padrão de rede. Rede organizacional é o resultado do processo evolutivo das práticas de gestão que contribuem para potencializar as ações das organizações sem fins lucrativos. Participar de uma rede organizacional envolve mais do que trocar informações a respeito dos trabalhos que um grupo de organizações realiza isoladamente. Estar em rede significa comprometer-se a realizar conjuntamente ações concretas, compartilhando valores e atuando de forma flexível, transpondo fronteiras geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas.   Ou seja, o governo disponibiliza as informações em rede em caráter informativo no intuito de comprometer-se e motivar a participação do cidadão.
  • Alternativa A. Errado. Uma das diretrizes da Rede de Governo é a padronização de procedimentos.

    Alternativa B. Errado. A Rede do Governo enfatiza o compartilhamento de informações.

    Alternativa C. Errado. Os sistemas de gestão pública propõem-se a atender a necessidades operacionais da Administração pública e, mais recentemente, estão sendo redirecionados para disponibilizar informações como forma de estimular a transparência e controle social. Contudo, não serão disponibilizadas “todas as informações”. Naturalmente, a publicidade será das informações não sigilosas e que possuam interesse público. O termo “todas” invalida a alternativa.

    Fique atento com palavras como “todo” ou “sempre”. Só assinale alternativas com essas palavras após uma análise minuciosa das demais. Note que essa alternativa estaria perfeita se não fosse pelo “todas”.

    Alternativa D. Errado. A Rede de Governo foi construída de forma incremental a partir da infraestrutura de Brasília.

    Alternativa E. Errado. SIAFI é um exemplo de sistema de informação de gestão pública.

    Gabarito: D


ID
332272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando a importância do processo de comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, julgue o   item  que se  segue.


A publicidade de utilidade pública deve vincular-se a objetivos sociais de inquestionável interesse público e assumir caráter educativo, informativo ou de orientação social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Trata-se de uma das diretrizes preconizadas pela CF, vejamos:

    Art. 37 § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos

    bons estudos

  • GAB. CERTO

     

    O objetivo principal da comunicação pública é informar, mas também são seus objetivos educar, sensibilizar, orientar, mobilizar, interagir: informar a sociedade em geral sobre a atuaçào do Governo; informar sobre a utilização dos recursos públicos; educar a sociedade sobre as questões de interesse geral; criar um canal que permita estabelecer uma relação de diálogo com os cidadãos e a sociedade.

     

    De acordo com o §1º do art. 37 da CF/1988, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter. caráter educativo, informativo ou de orientação social.

     

    A comunicação pública tem forte participação dos entes públicos das três esferas. Promove/fomenta o debate público, ajuda a construir a agenda pública e utiliza os mais diversos canais/meios/instrumentos disponíveis.

     

    Fonte: Paludo - APU

  • A comunicação governamental deve estar pautada pelos fundamentos constitucionais, dentre os quais, está a vedação está a vedação de utilização da publicidade governamental como forma de promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    A publicidade deve ter caráter educativo, informativo, ou de orientação social, nos termos do Art.37, §1º da Constituição Federal.

    Gabarito: Certo


ID
721177
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As redes organizacionais se caracterizam por

Alternativas
Comentários
  • As redes organizacionais representam uma estrutura celular, não rigorosa e composta de atividades de valor agregado, de empresas 
    que não podem assegurar individualmente as condições de sobrevivência e desenvolvimento requeridas pelo ambiente complexo e dinâmico.
  • GABARITO E. Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente, as dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação técnico e social.

    FONTE - WEB.
  • Qual a diferença entre REDES ORGANIZACIONAIS E ESTRUTURAS MATRICIAIS?
  • Na estrutura em rede, as fronteiras das atividades da organizacao vao se diluindo e as formas organizacionais de uma empresa vao se misturando as atividades organizacionais de outras empresas. Abrange tanto a estrutura interna da organizacao, como tambem seu relacionamento com outras organizacoes. Os empregados podem contribuir para multiplas tarefas organizacionais, sendo que a coordenacao e a cooperacao vao alem dos limites da organizacao. Nela as hierarquias sao muito mais horizontais ou desaparecem totalmente.
  • Apenas complementando o pensamento dos colegas...

    Para que uma rede organizacional exerça todo o seu potencial, é preciso que sejam criados times de trabalho que atendam a alguns princípios:

    Existência de um propósito unificador, que pode ser definido como o espírito da rede. Pode ser expresso como um alvo e um conjunto de valores compartilhados pelos participantes, de forma esclarecedora, democrática e explícita.

    Participantes independentes, automotivados, não limitados por hierarquias. É o equilíbrio entre a independência de cada participante e a interdependência cooperativa do grupo que dá força motriz a uma rede.

    Multiplicidade de líderes, que podem ser caracterizados como pessoas que assumem e mantêm compromissos, mas que também sabem atuar como seguidores. Descentralização, independência, diversidade e fluidez de lideranças são atestados de autenticidade de uma rede que visa à transposição de fronteiras.

    Interligação e transposição de fronteiras, sejam elas geográficas, hierárquicas, sociais ou políticas. O alcance dos objetivos e propósitos é prioridade.

  • Alguém conseguiria comentar o erro da alternativa C?

  • O erro da C está em dizer que prioriza interações a curto prazo. 

  • A estrutura em redes é caracterizada pela transferência das funções tradicionais das organizações para empresas ou unidades separadas, sendo uma verdadeira associação de organizações. Essa associação de organizações é gerenciada por um núcleo central.

    Fonte: Professor Rafael Barbosa

  • A - ERRADO - ESTRUTURA MATRICIAL: LINEAR DE MAIOR CUSTO. ESTRUTURA EM REDES: ORGÂNICA DE MENOR CUSTO.

    B - ERRADO - NAS ESTRUTURA EM REDES NÃO EXISTE HIERARQUIA E NEM SUBORDINAÇÃO. O QUE HÁ SÃO PARCERIAS E TERCEIRIZAÇÕES.

    C - ERRADO - A ESTRUTURA EM REDES NÃO PRIORIZA INTERAÇÕES A CURTO PRAZO.

    D - ERRADO - NÃO EXISTE HIERARQUIA E NEM SUBORDINAÇÃO. LOGO, A RELAÇÃO É HORIZONTAL. 

    E - GABARITO.


ID
864574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à teoria das organizações, julgue os itens
subsequentes.

De acordo com o modelo racional, o processo de tomada de decisão divide-se em três fases: identificação dos problemas; projeção e desenvolvimento de ações alternativas para o enfrentamento do problema; e comparação das consequências prováveis da implementação de cada alternativa.

Alternativas
Comentários
  • CARGO 1: AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO – ÁREA: AUDITORIA GOVERNAMENTAL
     
    ITEM             SITUAÇÃO
    120         Deferido com anulação
    Há divergência na literatura sobre o assunto tratado no item, portanto, optou-se por sua anulação.

    http://www.cespe.unb.br/concursos/TCE_ES_12_AuditorControleExterno/arquivos/TCE_ES_JUSTIFICATIVAS_DE_ALTERA____ES_DE_GABARITO.PDF

ID
878806
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As redes organizacionais

Alternativas
Comentários
  •    Para complementar os estudos:   

     

    REDES ORGANIZACIONAIS ( CONCEITO) : São sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins.Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente. As dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações  colaborativas  e se sustentam pela vontade e afinidade dos integrante, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social ( Conceito elaborado por Olivieri, 2003. pg.1)
  • Partindo do conceito definido por Olivieri (2003, p.1) "redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente, as dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social".
    Segundo o autor, o conceito de rede transformou-se, nas últimas duas décadas, em uma alternativa prática de organização, possibilitando processos capazes de responder às demandas de flexibilidade, conectividade e descentralização das esferas contemporâneas de atuação e articulação social.
  • Letra B

    Tudo bem que os colegas acima trouxeram UM conceito de Redes Organizacionais, mas só pela leitura deste conceito da maneira como foi escrita, não é possível responder à questão...
  • “As redes podem ser intra e interoganizacionais. As intraorganizacionais ultrapassam os antigos departamentos e unem a empresa como um todo, tanto em busca de soluções gerais quanto específicas. As interorganizacionais alcançam outras empresas diversas que estão dispostas a cooperarem entre si.” (Paludo)


  • Me confundi na "B" pois fala de clientes externos....

  • Segundo Paludo, "O conceito de rede também pode ser visto como uma forma ampliada da teoria de sistemas, em que as relações incluem entidades públicas, organizações privadas, fornecedores, usuários dos serviços e consumidores em geral, e onde a atuação de um participante influencia a atuação dos demais." (Administração Pública - 4ª Edição, página 213).

    Bons estudos!
  • Paludo (2013) define o conceito de redes sob, o ponto de vista organizacional, como o conjunto de várias organizações independentes conectadas pela tecnologia da informação e comunicação, com competências de ideias, competências, soluções, infraestrutura e processos, em um contexto de trabalho colaborativo para a resolução de problemas ou a obtenção de outros ganhos.

    A partir desse contexto vamos às análises das alternativas:

    A letra “a” está incorreta, pois o conceito apresentado se assemelha mais ao conceito de planejamento de objetivos operacionais;

    A letra “b” está correta, pois valida o conceito apresentado inicialmente. As redes organizacionais possuem uma heterogeneidade de relações e participantes onde as soluções resultam do contexto colaborativo;

    A letra “c” está incorreta, pois o conceito apresentado se assemelha ao detalhamento do fluxo de trabalho para a implantação de um processo produtivo;

    A letra “d” está incorreta, pois, conforme dito, as redes não se restringem ao âmbito interno das organizações. O conceito de redes intraorganizacionais, prevê o abandono da estrutura departamental e une a empresa como um todo, visando a busca de soluções. Já as redes interorganizacionais se expandem a outras empresas diversas que estão dispostas a cooperarem entre si, visando agregar novas competências e maior competitividade.

    A letra “e” está incorreta, pois o conceito apresentado não tipifica o conceito de redes organizacionais.

    GABARITO DO PROFESSOR: B
  • Alguém conseguiu encontrar o erro da alternativa C?
  • Via QC: 

    Paludo (2013) define o conceito de redes sob, o ponto de vista organizacional, como o conjunto de várias organizações independentes conectadas pela tecnologia da informação e comunicação, com competências de ideias, competências, soluções, infraestrutura e processos, em um contexto de trabalho colaborativo para a resolução de problemas ou a obtenção de outros ganhos.

    A partir desse contexto vamos às análises das alternativas:

    A letra “a” está incorreta, pois o conceito apresentado se assemelha mais ao conceito de planejamento de objetivos operacionais;

    A letra “b” está correta, pois valida o conceito apresentado inicialmente. As redes organizacionais possuem uma heterogeneidade de relações e participantes onde as soluções resultam do contexto colaborativo;

    A letra “c” está incorreta, pois o conceito apresentado se assemelha ao detalhamento do fluxo de trabalho para a implantação de um processo produtivo;

    A letra “d” está incorreta, pois, conforme dito, as redes não se restringem ao âmbito interno das organizações. O conceito de redes intraorganizacionais, prevê o abandono da estrutura departamental e une a empresa como um todo, visando a busca de soluções. Já as redes interorganizacionais se expandem a outras empresas diversas que estão dispostas a cooperarem entre si, visando agregar novas competências e maior competitividade.

    A letra “e” está incorreta, pois o conceito apresentado não tipifica o conceito de redes organizacionais.

    GABARITO DO PROFESSOR: B

  • "Estrutura em Rede/Networks ou Virtual

    A reestruturação econômica dos anos 80 levou a exaustão do sistema de produção em massa, trazendo a necessidade de um modelo de produção mais flexível, como resposta para superar a rigidez dos métodos "tayloristas", passando do "fordismo" para o "pós-fordismo". Foi assim que emergiu a estrutura em rede, formada da união de organizações, pessoas, instâncias de uma mesma organização e clientes, através de parcerias em torno de projetos e de informações, como uma teia, visando a solução de problemas e a produção de sinergia".

     

    Fonte: Ribas

    Gabarito: B

  • Sabendo que redes organizacionais são flexíveis, colaborativas, dinâmicas e horizontais (sem hierarquia), as alternativas erradas possuem expressões que claramente não condizem com o conceito, nos levando facilmente ao gabarito : B

    A)dizem respeito à coordenação das ações individuais, perspectivas de curto prazo, com vistas ao alcance de resultados imediatos. 

    B)podem ser estabelecidas entre diferentes pessoas e/ou instâncias de uma mesma organização, entre organizações e seus diferentes clientes externos e entre diferentes organizações públicas. 

    C)constituem sistemas de fluxo de trabalho e delimitação de competências, visando ao aprimoramento de todas as etapas produtivas, com foco na qualidade. 

    D)são estabelecidas exclusivamente no âmbito interno de cada instituição, com vistas a propiciar a coordenação flexível e o reforço das hierarquias em linha, com permanentes e claras definições de tarefas. 

    E)constituem sistemas internos e externos de comunicação, que objetivam sofisticar os mecanismos de controle e emitir comandos claramente delimitados, de molde a atingir pessoas que operam em diferentes unidades de trabalho. 


ID
911662
Banca
FCC
Órgão
TRT - 9ª REGIÃO (PR)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A estratégia de redes representa um grande potencial de aumento da efetividade da gestão pública. Esta afirmativa é verdadeira, desde que seja evitado o problema típico na gestão de redes organizacionais que é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Estrutura em redes:
    - Regime de colaboração
    - Escolhe com quem quer se relacionar
    - Não forma monopólio
    - Não possui hierarquia
    - Decorrência da globalização

    Fonte: prof. Rafael Barbosa (Vestcon)

    O que são redes?
    Redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente, as dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação técnico e social.
    http://blog.tailormadeconsulting.com.br/tailor/2011/06/21/redes-organizacionais-uma-nova-forma-de-gestao/

    Vantagens das estruturas em redes
    - Permite maior flexibilidade e adaptabilidade da organização a um ambiente muito complexo e volátil
    - Potencializa a rapidez de resposta às demandas ambientais
    - estimula o desenvolvimento de competitividade à escala global
    - promove um ambiente desafiador e motivador para se trabalhar
     
    Desvantagens das estruturas em redes
    - Dificuldade em apurar responsáveis por alguma situação ou problema
    - Inexistência de um sistema de controle ativo por causa da dispersão das unidades (dependência de conexões eletrônicas)
    - Possibilidade de perda de uma parte da estrutura com impactos imprevisíveis a uma organização.
    - Dificuldade de desenvolvimento de uma cultura organizacional forte, o que diminui a lealdade dos membros à organização.
     
    Fonte: http://www.slideshare.net/GabrielFaustino/adm-modelos-organizacionais
  • Gaba "A"

  • Estrutura inovativa, concentra-se na sua atividade principal e terceiriza as atividades-meio
    A vantagem é que a empresa se concentra no seu "core business"

    Porém, essa descentraliação de funções acarreta maior indefinição de responsabilidade.
  • Amigos, transcrevo análise do Prof.º Augustinho. Fonte: http://www.comopassar.com.br/home/index.php/inicio/93-provaanalistatrt-pr2013-admpub-e-orcamentoafolrf.html

    Segundo Paludo (2012) “Uma rede é uma estrutura de comunicação e de gestão aberta, dispersiva, dinâmica, moderna e “capaz de se expandir de forma ilimitada”: é a estrutura atual das organizações modernas. É um espaço em que as pessoas e grupos interagem, compartilhando ideias e recursos de forma ágil e eficiente, para encontrar soluções para os problemas ou visando alcançar objetivos comuns.

    ...

    Redes são formas superiores de organização, que tendem para a excelência, pois promovem inovações, trabalham com flexibilidade, com cooperação e envolvimento pessoal. Em rede, a atividade de cada participante é fortalecida.

     

    AtençãoàRedes são capazes de apresentar soluções ótimas, até então não pensadas ou tidas por impossíveis.

    ...

    A marca central das ações em rede é a cooperação, ...

    ...

    As redes são mais flexíveis, se adaptam mais facilmente às mudanças e se mostram capazes de cumprir diferentes funções, que incluem tanto a função estratégica, no que se refere à redução da incerteza em relação à atitude dos demais atores, parceiros e competidores, ou relacionadas ao aumento da competitividade; quanto a função instrumental, de melhorar a eficácia dos resultados esperados”.

     

    No entanto, por terem muitos atores envol­vidos, fica difícil identificar com precisão quem é o responsável pela utilização dos recursos e pela obtenção dos resultados. Sem essa defi­nição precisa de responsabilidade a accountability (prestação de contas e responsabilização pelos resultados) fica prejudicada.

     

    Portanto, quando se atua em rede existe indefinição na responsabilização pela obtenção dos resultados.

  • Estrutura em Rede  
    Vantagens Desvantagens Permite uma maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente complexo e mutável Aumenta a dificuldade de apurar a responsabilidade por algum problema Estimula o desenvolvimento da competitividade global Dificuldade na cobrança e controle, pois depende do gerenciamento de contratos e negociações entre parceiros Promove um ambiente desafiador e motivador para trabalhar Possibilidade maior de perda de um parceiro estratégico, com impacto grande nos resultados Reduz os gastos de supervisão Dificuldade de criar uma cultura organizacional forte Reduz os níveis hierárquicos    
    Fonte: Administração Geral para Concursos
    Autor: Sobral e Peci apud Rodrigo Rennó
  • Acredito que o erro da B é, pura e simplesmente, por isso não ser necessariamente um problema. Não existe uma correlação entre redes organizacionais e excesso de atores na tomada de decisão.

  • O ítem "B" está errado porque "o excesso de atores com influência nas decisões" não é um problema típico na gestão de redes organizacionais, até porque a cadeia hierárquica (atores com influência nas decisões) é reduzida na estrutura por redes, a FCC já considerou correto ítens que dizem que nem existe cadeia hierárquica nas redes organizacionais.


  • A alternativa B é uma espécie de reflexo da alternativa ''A'', e por isso também não a considero errada.

    Se a FCC adota a ideia de que organizações em redes ''não tem hierarquia'' (o que é uma GRANDE BESTEIRA, diga-se de passagem) então aí sim teremos um ''excesso de atores com influência nas decisões'', uma vez que não havendo um comando mínimo, todos que fazem parte da ''rede'' sentir-se-ão no direito de dar pitaco e influenciar nas decisões. Nesse caso já dá para notar uma contradição da própria banca.

    Tendo isso em mente, agora ao analisarmos a alternativa "A", que é "a indefinição na responsabilização pela obtenção dos resultados",é possível extrair o mesmo entendimento da alternativa "B", mas com outras palavras. Ora, se a ''rede não tem hierarquia'', então realmente fica díficil responsabilizar alguém em relação aos resultados. Se for um resultado positivo, todos vão querer crédito. Se for resultado negativo, todos vão querer tirar o corpo fora e começar a apontar dedos. 

     

    Enfim, do jeito que as questões foram elaboradas, tanto a alternativa "A" quanto a "B'' estariam certas e a questão deveria ser anulada.

  • cuidado, a resposta mais curtida esta com o gabarito errado!

    É a letra A

  • A questão pede "potencial de aumento da efetividade da gestão pública".

     

    Nada mais natural que a letra A, que foca na "obtenção dos resultados".

  • Essa é difícil.


    Você errou!Em 15/08/18 às 08:09, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 24/07/18 às 09:25, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 17/03/17 às 14:40, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 20/01/17 às 14:27, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 11/12/16 às 07:21, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 30/09/16 às 20:42, você respondeu a opção B.

    !

  • Gab: A

    Vantagens das estruturas em redes
    - Permite maior flexibilidade e adaptabilidade da organização a um ambiente muito complexo e volátil
    - Potencializa a rapidez de resposta às demandas ambientais
    - estimula o desenvolvimento de competitividade à escala global
    - promove um ambiente desafiador e motivador para se trabalhar

     

    Desvantagens das estruturas em redes
    - Dificuldade em apurar responsáveis por alguma situação ou problema
    - Inexistência de um sistema de controle ativo por causa da dispersão das unidades (dependência de conexões eletrônicas)
    - Possibilidade de perda de uma parte da estrutura com impactos imprevisíveis a uma organização.
    - Dificuldade de desenvolvimento de uma cultura organizacional forte, o que diminui a lealdade dos membros à organização.
     

  • Vontade de chorar...


ID
993166
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As denominadas redes organizacionais

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.
    acredito que a mesma seja a alternativa correta.
    REDES ORGANIZACIONAIS ( CONCEITO) : São sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente. As dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações  colaborativas  e se sustentam pela vontade e afinidade dos integrante, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social (Olivieri, 2003. pg.1).
  • Pra mim essa questão deveria ser anulada. A alternativa E é a menos errada, mas quando ela fala que não tem controle hierárquico comete um erro. Pode ou não haver tal controle nas redes organizacionais. E ainda, não especificou se são redes formais ou informais. Mal formulada a questão.
  • http://forum.concursos.correioweb.com.br/viewtopic.php?p=8391882&sid=1d96ccbdc370d8534bd3d66b9d10ee78

    Rodrigo Rennó fala no livro "Adm. Geral para Concursos" (pg. 107):

    Estrutura em Rede

    "Uma estrutura em rede atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado (ou seja, terceirização, outsourcing ). A maior vantagem desse tipo de organização é sua flexibilidade e competitividade em escala global.
    Portanto, a flexibilidade advém da possibilidade de a organização contratar qualquer serviço ou produto necessário no momento, e pouco tempo depois poder trocar de fornecedor, sem ter os custos de possuir maquinário, instalações fabris ou ter de demitir pessoal. (evidência clara da necessidade de coordenação).
    Dessa forma, a organização pode se adaptar a mudanças no ambiente externo muito mais rapidamente e aproveitar as oportunidades de mercado que apareçam.
    Outra grande vantagem é que essa estrutura é uma das mais enxutas, pois não são necessários muitos níveis hierárquicos (ele não diz que não existem níveis hierárquicos. Possui menos níveis, mas eles existem). Pouca supervisão é necessária, sendo então eliminados muitos níveis de gerência, deixando a estrutura mais achatada (concordo que é adotado um modelo de gestão horizontal e descentralizado ).
    As maiores desvantagens dizem respeito à falta de controle direto sobre os processos de trabalho. Como a empresa contrata produtos e serviços, a administração tem de confiar em contratos, coordenação entre parceiros e comunicações com outras empresas para assegurar que os prazos e a qualidade sejam atendidos. (existe um sistema de coordenação, mas não é direto. É difícil imaginar uma estrutura em que não ocorra nenhum tipo de coordenação. Ninguém vai assinar um contrato e deixar a Deus dará)"
  • "Nas redes há uma grande heterogeneidade de relações e participantes, e a solução encontrada resulta do consenso de um conjunto de microparticipações, em que não há um modelo pronto, mas construído  mediante a colaboração de cada um. Para Scherer-Warren apud Pedro Jacobi (2000), 'redes caracterizam-se pela NÃO CENTRALIDADE ORGANIZACIONAL E NÃO HIERARQUIZAÇÃO DE PODER: as relações são mais HORIZONTALIZADAS, complementares e abertas ao pluralismo e à diversidade cultural'." 
    ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA- AUGUSTINHO PALUDO (p. 184) 

  • Marquei a c-). achei mais adequada. não vi erro nesse item. Já o item e-) fala que não há controle hierárquico. As redes organizacionais tem algum tipo de controle, de liderança. 

  • Parem de falar que a letra E está errada. As redes tem um controle de coordenação, mas este tem um "poder moral" e não hierárquico!
    Eu hein, não basta falarem bobagem ainda querem confundir os outros?


    Se vocês acham que toda forma de controle provém do poder hierárquico vocês precisam estudar mais, e do básico, sobre conceito de liderança, poder e autoridade.
  • NÃO ENTENDI PORQUÊ A LETRA D ESTÁ ERRADA

  • Redes Organizacionais não tem objetivo hierárquico e sim caráter colaborativo/participativo. Ajuda se pensarmos em uma instituiçao  com objetivo social...

  • segundo AUGUSTINHO PALUDO:

    Redes utilizam modelo de gestão horizontal, definida por Herman Bakvis e Luc Juillet (2004);" a coordenação e gestão de um conjunto de atividades entre duas ou mais unidades organizacionais, em que unidades em questão não exercem controle hierárquico sobre as outras e cujo objetivo é gerar resultados que não podem ser alcançados isoladamente."
  • ---> Outra grande vantagem é que essa estrutura é uma das mais enxutas, pois não são necessários
    muitos níveis hierárquicos. Pouca supervisão é necessária, sendo então eliminados muitos níveis de
    gerência, deixando a estrutura mais achatada.
    As maiores desvantagens dizem respeito à falta de controle direto sobre os processos de trabalho.
    Como a empresa contrata produtos e serviços, a administração tem de con

  • Augustinho Paluno diz o seguinte : 

    Para Scherer-Warren apud Pedro Jacobi (2000), "redes caracterizam-se pela não centralidade organizacional e não hieraquização do poder: as relações são mais horizontalizadas, complementares e abertas ao pluralismo e à diversidade cultural".

     

  • REDES ORGANIZACIONAIS

    ---- > MODELO DE GESTÃO HORIZONTAL

    ----> SEM CONTROLE HIERÁQUICO

    ----> COM INTERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS PARA GERAR SOLUÇÕES.

  • A letra D estaria se referindo a quê?

  •  Constitui unidades interdependentes orientadas para identificar e solucionar problemas.

  • PALUDO (2017) pag. 239

     

    " Para Warren apud Pedro Jacobi (2000), " redes caracterizam-se pela não centralidade organizacional e não hierarquização do poder: as relações são mais horizontalizadas, complementares e abertas ao pluralismo e à diversidade cultural."

     

    GABARITO E


ID
1083364
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A organização em forma de rede é um fenômeno importante nas estruturas sociais e organizacionais contemporâneas, tendo como característica:

Alternativas
Comentários
  • Organizações em rede: 

    Não verticalizada, não rígida, muita dispersão, comunicação não hierarquizada.

    Gabarito E

  • Gabarito. E


    Princípios do trabalho em Rede : Valores e objetivos compartilhados, Vontade, Descentralização, Conectividade, Multi-liderança, Múltiplos níveis de organização e ação, Dinamismo, Autonomia, Circulação da informação, Empoderamento dos participantes.


    Uma organização em rede corresponde à interligação de uma organização, (conjunto de individuos que interagem de forma a alcançar determinadas tarefas tendo um propósito, uma missão em comum) com outras organizações, no sentido de estabelecer parcerias e estreitar sinergias no sentido de alcançar os propósitos a que se propõem. Redes não são organismos com um estrutura organizacional definida e uniforme, normalmente é flexivel fluida plural e descentralizada. Em rede as partes se unem para perseguir os objectivos especificos acordando os principios acordados. As redes permitem a convivencia e o trabalho comum de grupos, individuos e organizações bem diferentes, que não necessitam de alterar as suas posições particulares para actuarem em conjunto. Actualmente uma organização não consegue sobreviver isolada.


    Gouveia & Gaio (2004)

  • Para quem ficou em dúvida sobre a qualidade de ser policêntrica:

     

    As redes são policêntricas e não se adaptam às formas tradicionais de controle, mas utilizam alternativas mais democráticas como autonomia, flexibilidade e coordenação. Embora não existam padrões e nem regras predefinidas, é necessário um mínimo de “formalização, e algum tipo de coordenação. Quem coordena exerce o papel de gerente e detém apenas “um poder moral”. A coordenação é responsável pela eficácia das ações e pela integração dos participantes, no sentido de que ajam de modo a atingir os objetivos desejados. Cabe destacar que tanto a “formalização” quanto a “coordenação” não implicam rigidez nem hierarquia

    Augustinho Paludo - Adm geral e pública - 2013.

  • Letra E.

     

    Para aqueles que, como eu, tem facilidade em assimilar visualmente, deixo este link para entender o que é a organização

    em rede e a piramidal.

     

    http://www.redehumanizasus.net/89795-redes-poliarquicas-de-atencao-a-saude

  • A estrutura em rede é orgânica, flexível, baseada na parceria, nas relações
    horizontais, sem subordinação ou hierarquia. Nesse caso, a letra A está errada, pois fala
    em gestão verticalizada, que é do mal para a rede. O certo seria gestão horizontalizada
     

  • Sempre que o comando da questão se referir à organização em rede, basta lembrar algumas palavras chaves:

    Valores, objetivos e conhecimentos compartilhados,

    Descentralização,

    Conectividade,

    Multi-liderança,

    Autonomia,

    Circulação da informação,

    Cooperação.

    Gabarito letra e.


ID
1108198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão pública.

Os atores de uma rede social agem como unidades autônomas e independentes, não havendo transferências de informações ou materiais entre eles.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    As redes são organizações de caráter temporário que compartilham ideais e objetivos e colaboram umas com as outras. Os atores da rede social não agem de forma autônoma e independente, mas de forma relacionada, compartilhando informações entre eles.

    http://www.tecconcursos.com.br/artigos/comentarios-da-prova-da-suframa-recursos-apu

  • A ideia de redes organizacionais é que os atores atuem de forma interdependente, isto é, compartilham informações e recursos para atingirem objetivos comuns.

    Gabarito: ERRADO

  • Acredito que elas agem de maneira autônoma , porém , como é uma “ rede “ elas compartilham informações sim

ID
1266904
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O indicador utilizado no monitoramento do desempenho do processo de negócio que indica a quantidade de resultados ou saídas geradas por um sistema num período de tempo é o:

Alternativas
Comentários
  • Letra c 

    PROCESSAMENTO ou processador ou transformador é

    o mecanismo interno do sistema que converte as entradas

    em saídas. Recebe o nome de throughput.


    Processamento ou processador ou transformador

    (throughput) é o mecanismo de conversão

    das entradas em saídas. O processador está

    empenhado na produção de um resultado. O

    processador pode ser representado pela caixa

    negra: nela entram os insumos e dela saem os

    produtos.


    Fonte: Introdução a teoria G. da adm - Chiavenato pag 478



  •  Olá amigos do QC, Lead time ( ciclo ) é o período entre o início e o término de uma atividade produtiva ( ou não ).


    Grande abraço e Deus é bom

  •  Olá amigos do QC, Kanban é uma indicação visual que mostra o fluxo de produção e transporte em uma indústria. Estoques controlados por Kanban são mais eficientes, esse sistema permite programar a produção com base em informações reais da demanda.

    grande abraço e Deus é grande

  • Input => Throughput => Output

    1. Input:  é o insumo que entra no processo.
    2. Throughput: é o processo propriamente dito, é o que transforma o input em output.
    3. Output: é a saída do processo.


ID
1727524
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O ambiente da administração pública se caracteriza por recursos escassos e problemas complexos, múltiplos atores públicos e privados, locais e centrais envolvidos no planejamento e execução de políticas públicas, e crescente demanda por participação cidadã. As instituições que exercem o controle dos gastos públicos necessitam encontrar novas formas de atuação para este ambiente complexo no qual se materializam as políticas e programas públicos. Um arranjo interorganizacional que se adequa ao tipo de ambiente acima referido é a organização em redes. As afirmativas abaixo acerca de redes estão corretas, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Haja abstração... A meu ver, há erro na A: afirma que redes não tem ameaças ao seu equilíbrio. Elas possuem maior resiliência, mas a ameaça é um fator externo, não intrínseco. O erro da B é o trecho: "políticas públicas sejam comandadas pela sociedade e dispensem a presença do Estado." O Estado faz parte das redes.

  • É muito texto retirado de artigos acadêmicos... Fui pela b) porque tinha erro grotesco (... dispensem a presença do Estado...)

  • A letra A e a letra B contém erros grostescos, embora me parece o erro da letra A até maior, porque dispensar a presença do Estado no controle de políticas públicvas pode até ser um ideal teórico de algum autor ou corrente ideologica e não é algo impossível de ocorrer na prática. Agora, dizer que não existe ameaça ao equilibrio das redes ou de qualquer sistema é algo asburdo e utópico, impossível de ocorrer.

     


ID
2186809
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) é um sistema do Governo do Estado da Bahia, capaz de monitorar e reduzir impactos socioambientais, que será adaptado às atividades da UFSB.

Alternativas
Comentários
  • O SIGA - Sistema Integrado de Gestão da Arrecadação é um sistema de gestão com acesso on-line que visa aprimorar e tornar mais eficiente o processo de arrecadação das contribuições sindicais e de captação de novos associados. Tem como foco principal a sustentabilidade e a representatividade dos sindicatos, pois permite identificar a base de contribuintes que podem ser foco de estratégias para estimular o associativismo empresarial. 
    O SIGA é desenvolvido em ambiente Internet e composto por dois módulos: um de emissão de guias de recolhimento da contribuição sindical (GRCS) com enquadramento sindical "semi-automático", ou seja, a partir da seleção da atividade econômica, município e CNPJ, o sistema localizará o sindicato correto de contribuição e outro módulo de gerenciamento das guias emitidas/pagas. Esse sistema já está carregado com a base de estabelecimentos da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina - JUCESC, adquirido pela FIESC. Desse modo, quando da emissão e da disponibilidade da informação do valor capital social, a empresa e/ou escritório de contabilidade não poderá alterá-la, emitindo-se a guia com o valor do capital social declarado na JUCESC.
    O módulo de gerenciamento das guias emitidas/pagas está disponível aos Sindicatos filiados, com usuários e senhas próprios , o que permite um melhor acompanhamento, com recursos de cadastro de contribuintes, consultas, relatórios de contribuintes e cobrança, reemissão de guias, manutenção de cobrança e o retorno de pagamentos.

    Consulte o manual do SIGA

    Acesse o SIGA: http://siga.sistemaindustria.org.br/

  • GABARITO: Errado

    O SIGA é sim um Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), capaz de monitorar e reduzir impactos socioambientais gerados pelas próprias atividades da Universidade. O erro da questão está em dizer que é um sistema do governo da Bahia. Na verdade é um sistema de ecoeficiência empresarial, inteligente e sustentável, desenvolvido para ser implementado em qualquer organização empresarial brasileira.

  • ERRADA

     

    O Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga) NÃO é um sistema do Governo do Estado da Bahia.

     

    FONTE : http://www.concursos.ufba.br/docentes/2014/editais/Plano_Orientador_UFSB.pdf


ID
2556877
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A literatura sobre coordenação aponta três diferentes mecanismos: hierarquia, mercado e redes. Sobre esses mecanismos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Acertei. Como? marquei a alternativa em que a redação me pareceu mais bonita. Só fiz esse comentário porque desde 2015 ninguém comentou nada nessa questão.

  • GABARITO C

  • C. Encontra-se a resposta por exclusão. É a única alternativa plausível.

  • Em relação às alternativas A, D e E, estas são as mais evidentemente erradas. Quero dizer que: (A) pro bem ou pro mal, é claro que os governos têm capacidade de alterar ou influenciar os mercados; (D) os mercados não se traduzem apenas por relações contratuais formais. Não é muito plausível imaginar que as relações de parceria, criadas para atender uma situação urgente superveniente (como uma oportunidade de mercado para duas empresas), sejam pautadas em contratos formais; (E) um líder organizacional pode, e deve, utilizar-se de todas as ferramentas à mão, logo, não faz sentido alijar-se dos demais mecanismos de coordenação para adotar apenas um (a menos que opte por isso. Mas, de plano, este líder terá à disposição todas essas opções).

    Quanto à B, a hierarquia pode ou não ser baseada em uma questão técnica. O ponto é que, quase sempre, sobretudo nos mais altos escalões organizacionais, não ocorre desta forma. Nessas condições, tanto no plano privado, como no setor público, o topo da hierarquia prima pela política. É dizer que, embora um diretor de empresa possa acumular grande conhecimento técnico, o ponto é que seu cargo será principalmente político.

    Já em relação à alternativa C, a correta, a chave é sempre lembrar o que sustenta uma rede de relacionamentos, que é a confiança. Esqueçamos um pouco o que pensamos de redes sociais e pensemos mais em uma rede de relacionamentos entre células de trabalho, interdependentes entre si. Estas são as partes de uma rede e, se não voltarem-se para os mesmos objetivos, conseguirem identificar entre si valores semelhantes e razões para confiar minimamente uma nas outras, o trabalho de coordenação se tornará muito mais difícil.


ID
2657950
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O conceito de rede pode ser visto como uma forma ampliada da teoria de sistemas, em que as relações incluem entidades públicas, organizações privadas, fornecedores, usuários de serviços, e onde a atuação de um participante influencia a atuação dos demais. O modelo de network é uma das formas mais abertas que uma rede pode ter e pode-se identificar, entre os seus agentes, os denominados “nodos” que são 

Alternativas
Comentários
  • Os dispositivos que originam uma rede de computadores que roteiam e terminam os dados, são denominados de “nós” de rede (ponto de conexão). Os “nós” podem incluir hosts, como computadores pessoais, telefones, servidores, e também hardware de rede. Dois desses dispositivos podem ser ditos em “rede” quando um dispositivo é capaz de trocar informações com o outro dispositivo, quer eles tenham ou não uma conexão direta uns com os outros.

    Fonte: http://www.cursou.com.br/informatica/conceitos-rede-computadores/#ixzz5IDYafyvU

  • GAB C

    No edital o assunto é: Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.

     

    O modelo network é a forma mais aberta que uma rede pode ter. Trata-se de uma teia repleta de participantes autônomos, independente da localização geográfica. Destacam-se as seguintes características das network, segundo o Professor José Carvalho (2007):

    ·         descentralização: cooperação descentralizada e pouca dependência do todo;

    ·         policefalia: muitas cabeças, muitos líderes;

    ·         nodos e elos: se uma pessoa é fonte ou receptora de informações, é um nodo – se também é portadora de informações, fazendo conexões, além de nodo passa a ser também um elo. Geralmente as pessoas são nodos e elos;

    ·         valor: é o elemento aglutinador;

    ·         níveis: os contatos e as parcerias são caracterizados por níveis, em função do número de participantes e do volume de informações dos envolvidos: quanto maior a quantidade, maior o nível.

    Augustinho Paludo - Administração Pública - 3° Ed 2013

  • NODOS e ELOS:

     

      -> NODO: quando uma pessoa é fonte ou receptora de informações

     

     

      -> ELO: a pessoa é fonte ou receptora de informações e também é PORTADORA DE INFORMAÇÕES, fazendo conexões.

                   além de nodo passa a ser também um elo.

     

      -> Geralmente as pessoas são nodos e elos;

  • Linha dos nodos é a linha que representa a interseção dos dois planos (o plano da órbita e o plano de referência). Nodo orbital é um dos dois pontos onde a órbita cruza o plano de referência

  • Uma viagem!

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais, sendo mais especificamente cobrado o modelo de network.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    Network é uma palavra em inglês que significa a capacidade de criação de uma rede de contatos e tem como característica ser uma forma de rede mais ampla, bem como é uma das formas mais abertas que uma rede pode ter e pode-se identificar.

    Outras características dessa teia repleta de participantes autônomos são a descentralização (baixa dependência do todo), a policefalia (vários líderes), nodos (fontes ou receptores de informações) e elos, valor (elemento aglutinador) e níveis (estabelecidos pela quantidade de participantes e volume de informações).

    Neste contexto, em relação aos nodos, Paludo (2013) afirma que “se uma pessoa é fonte ou receptora de informações, é um nodo – se também é portadora de informações, fazendo conexões, além de nodo passa a ser também um elo. Geralmente as pessoas são nodos e elos". (Paludo, 2013, p. 152).

    Ante o exposto, tem-se que entre os seus agentes, os denominados “nodos" são fontes ou receptores de informações.


    Fonte:

    PALUDO, Augustinho Vicente. Administração Pública. 3ª ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.


    Gabarito do Professor: Letra C.

ID
3042379
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma rede organizacional pode ser definida como a constituição de uma articulação de nós heterogêneos no tempo e no espaço que se efetivam por meio de determinado número de conexões. Assinale a alternativa que apresenta qual o intuito da multiplicidade de conexões e percursos alternativos definidos pela rede organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Não-assinantes, gabarito: A

  •  Rede organizacional pode ser definida como a constituição de uma articulação de nós heterogêneos no tempo e no espaço que se efetivam por meio de determinado número de conexões

    Reforçar o poder de conexão.

  • O Gab B cairia melhor.

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca das características de uma rede organizacional.

    Uma rede organizacional é uma estrutura intermediária entre a empresa e o mercado pela necessidade de coordenação das atividades econômicas, representando um arranjo híbrido, contendo elementos de mercado e de hierarquia.

    Vejamos as alternativas:

    A) Reforçar o poder de conexão.

    Certo. Em uma rede organizacional, o objetivo de existirem múltiplas conexões e percursos alternativos é reforçar o poder de conexão. O foco em se aumentar o poder de conexão se deve ao fato de que as organizações são redes sociais, num ambiente onde um conjunto de empresas se interligam e mantêm constante interação, promovendo relacionamentos entre os atores sociais em espaços internos e externos.

    B) Articular a melhor solução.

    Errado. Este objetivo é alcançado quando se tem uma comunicação interna ampla dentro de uma organização, favorecendo o desenvolvimento de uma relação de confiança tanto entre os colaboradores e os líderes quanto dentre os próprios colaboradores.

    C) Rever as inter-relações.

    Errado. Para atingir este objetivo a organização deve ter como eixo principal áreas centrais que funcionariam como elemento de conexão de uma dinâmica de relacionamentos, cujos elementos são ativados quando necessitados por projetos específicos, cada uma delas com funções bem definidas.

    D) Obter otimização. 

    Errado. Este objetivo é atingido iniciando-se com mapeamento de processos. Dessa forma, é possível conhecer e entender como funcionam os fluxos de informações, de onde vêm as demandas e por onde elas passam até que sejam finalizada, otimizando desta forma os processos organizacionais.

    E) Viabilizar a ação.

    Errado. Este objetivo é atingido com a elaboração de um plano de ação que de fato reflita os objetivos organizacionais, seja dinâmico e regularmente analisado pelos colaboradores.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • Em uma rede organizacional, o objetivo de existirem múltiplas conexões e percursos alternativos é reforçar o poder de conexão. O foco em se aumentar o poder de conexão se deve ao fato de que as organizações são redes sociais, num ambiente onde um conjunto de empresas se interligam e mantêm constante interação, promovendo relacionamentos entre os atores sociais em espaços internos e externos.

    Fonte: Prof. QC.


ID
3042412
Banca
AOCP
Órgão
UEFS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma das características das estruturas organizacionais atuais é a formação de redes de organizações. Assinale a alternativa que apresenta alguns dos benefícios das redes organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Eficiência, fazer certo as coisas.

  • Gabarito E

    benefícios das redes organizacionais - Economia, flexibilidade, competitividade, eficiência, comunicação e agilidade.

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento de redes organizacionais.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação.

    As redes organizacionais se caracterizam por constituir unidades interdependentes orientadas para identificar e solucionar problemas. Esta teoria emerge do entendimento de que as organizações estão em um contexto de relações sociais com fornecedores, distribuidores, agências reguladoras, usuários, etc.

    Neste sentido, Redes são estruturas abertas capazes de expandir de forma ilimitada, integrando novos nós, desde que consigam comunicar-se dentro da rede, ou seja, desde que compartilhem os mesmos códigos de comunicação (por exemplo, valores ou objetivos de desempenho). Uma estrutura social com base em redes é um sistema aberto, altamente dinâmico suscetível de inovação sem ameaças ao seu equilíbrio (CASTELLS, 1999).

    No âmbito público, a ênfase no estudo de redes surge da necessidade de cooperação entre estado, organizações privadas, organizações não governamentais e representantes da sociedade para atender às demandas da sociedade, dado que a estratégia de redes representa um grande potencial de aumento da efetividade da gestão pública.

    Por fim, cabe ressaltar que a existência de organizações independentes, mas que possuam relações específicas e dinâmicas que demandam gerenciamentos que objetivem a obtenção de melhores resultados globais é um dos principais pressupostos da gestão em redes organizacionais.

    Ante o exposto, a alternativa que se adequa corretamente ao conceito de redes organizacionais é a letra E, dado suas características: Economia, flexibilidade, competitividade, eficiência, comunicação e agilidade.


    Fonte:

    CASTELLS, M.. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.


    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3078547
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A Secretaria-Adjunta de Gestão de Pessoas de um determinado órgão público pretende remodelar sua rede de comunicação com o objetivo de torná-la mais rápida e mais precisa. Portanto, dentre as redes de comunicação mais comuns, atende a este objetivo a rede organizada em

Alternativas
Comentários
  • Acho que o gabarito está errado!

    A resposta seria letra D, diferente do que a banca considerou (letra A).

    Cadeia: indicado quando o mais importante é a precisão. Aumenta eficácia, pois segue rigidamente a cadeia formal de comando.

    Roda: depende do líder para agir como condutor central da comunicação e pode ser encontrada em uma equipe com um líder forte.

    Todos os Canais: permite que os membros do grupo se comuniquem uns com os outros. Geralmente encontrado em equipes autogerenciadas. Todos têm liberdade p/ contribuir e ninguém assume o papel de líder.

  • Gabarito A

    A rede formal de comunicação mais rápida de todas é a RODA devendo ser utilizada em situações simples.

    A rede formal TODOS é a mais lenta de todas e é indicada para situações complexas.

    Vídeo aula da professora Giovanna Carranza

  • Roda é quando existe um personagem central importante, a comunicação parte dele para todas as direções.

    Já viram o programa roda viva? Tem uma pessoa no centro. O desenho da estrutura em roda é bem parecido.

    Como existe esse personagem central, a comunicação é bem rápida, além disso, por não passar por muitos níveis, ela também é precisa.

  • ........... x ...........

    x --- RODA --- x

    ........... x ...........

    Observa-se que a centralização oferece uma comunicação mais rápida.

  • GABARITO A) comentário do colega Maurício Moreira mata a questão.

  • A resposta não pode ser letra D (Cadeia) porque esse tipo de comunicação é mais lento do que a comunicação em Roda, já que na Cadeia a informação é passada através da linha de comando. Como a questão pede precisão e rapidez, o tipo Roda acaba unindo as duas características.

  • Questão relativamente difícil. Para acertá-la você precisaria lembrar das características da rede de comunicação. Vamos por parte:

    1) Rede de comunicação rápida: roda e todos os canais.

    Disso, teríamos como corretas, por enquanto, as alternativas A e E

    2) Rede de comunicação precisa: cadeia e roda.

    Assim, o único tipo de rede que atende aos dois requisitos do enunciado é a rede roda, por isso temos como correta a alternativa “A”.

    Vamos relembrar as características dos três modelos básicos propostos por Robbins:

    Gabarito: A

  • GABARITO A

    Cadeia= hierárquica

    velocidade e satisfação dos membros - moderada;

    maior precisão da informação.

    Roda= para tarefas simples e rotineiras;

    líder forte;

    satisfação dos membros - baixa;

    velocidade - alta.

    Círculo= descentralizado;

    para soluções mais complexas;

    satisfação dos membros - alta.

    Y= ideal para tarefas rotineiras e simples;

    tem emergência de liderança;

    satisfação dos membros - baixa;

    velocidade - lenta.

    Fonte: MOREIRA, Elisabete. Administração Geral e Pública. 3ª Ed. Editora JusPodium, 2018.

  • Para solucionar as questões o candidato deve ter conhecimentos gerais sobre as vantagens e desvantagens das redes formais de comunicação mais comuns.

    Vejamos as alternativas:


    A)Roda. 
    Certo. Existe um membro central que se comunica com todas as pessoas da rede, e os outros só podem se comunicar com aquela pessoa central. É uma rede extremamente centralizadora que tem como características uma rápida velocidade e uma alta exatidão.


    B) Círculo.

    Errado. A comunicação em círculo, o último indivíduo comunica com o primeiro. Possui uma velocidade considerada média, uma moderada exatidão e é descentralizada.


    C) Y.

    Errado. Na rede em Y a comunicação faz-se nos dois sentidos aos diversos níveis de hierarquia. Como característica é lenta, possui uma moderada exatidão e é razoavelmente centralizada.


    D) Cadeia.

    Errado. É a forma tradicional de se comunicar; reflete um relacionamento entre gerentes e seus subordinados de forma hierárquica. Tem como característica uma média velocidade de comunicação e uma alta exatidão.


    E) Múltiplos canais.

    Errado. Neste caso todos os membros se comunicam com todos pelos variados canais. A velocidade é lenta, possui uma baixa exatidão e é descentralizada. 

    Gabarito do professor: Letra A.


ID
3315217
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere às características das redes de comunicação de Leavitt, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Roda: Neste tipo de comunicação em roda os membros comunicam por de um único membro,ocupando este a posição central. A comunicação neste tipo de rede é mais rápida, é centralizada e o rigor é bom, tem emergência de liderança. A satisfação neste tipo de cadeia é reduzida.

    Em Y: Na rede em Y a comunicação faz-se nos dois sentidos aos diversos níveis da hierarquia. Tem como característica de ser lenta, ao rigor é razoável, é centralizada de forma moderada e tem emergência de liderança.  A satisfação é reduzida.

    Cadeia: Na rede de comunicação em cadeia, cada indivíduo comunica apenas com o que o antecede e o precede. A velocidade é lenta,o rigor é razoável e a satisfação é reduzida, a centralização é moderada , e tem emergência de liderança.

    Círculo: a comunicação em círculo, o último indivíduo comunica com o primeiro. A velocidade é média , o rigor é bom,a satisfação é elevada , não é centralizada e não tem emergência de liderança.

    Interligação total: todos os membros comunicam com todos, a velocidade é lenta e o rigor é reduzido , e a satisfação é elevada, a emergência de liderança não há, e não ocorre a centralização.

    FONTE: MINHAS ANOTAÇÕES

  • A) Uma rede de comunicação em roda (estrela) tende a resolver os problemas com menor rapidez e com menos clareza. (círculo)

    B) As redes em círculo funcionam mais bem em atividades que envolvam velocidade e clareza de organização e de tarefa. (em estrela)

    C) Se os critérios de eficiência envolvem aspectos mais efêmeros, como criatividade, inovação e flexibilidade no trato com novos problemas, as redes em roda (estrela) funcionam mais bem. (círculo)

    D)Se os critérios de eficiência envolvem aspectos mais efêmeros, como criatividade, inovação e flexibilidade no trato com novos problemas, as redes em cadeia funcionam mais bem. (círculo)

    Gabarito: E

  • LETRA E

  • "funciona mais bem"? Alguém sabe dizer se está correto? Sei que a questão não é de português, mas achei estranha essa redação.


ID
3375838
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A estrutura de rede é um arranjo organizacional formado por um grupo de atores que se articulam ou são articulados por uma autoridade com a finalidade de realizar objetivos complexos e inalcançáveis de forma isolada. Em relação a esse formato organizacional, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

A estrutura de rede é caracterizada pela condição de autonomia das organizações e pelas relações de interdependência que estabelecem entre si.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    Estrutura em rede:

    -Relação horizontal.

    -Competitividade.

    -Pouca Supervisão, não há unidade de comando.

    -Dificuldade de criar uma cultura.

    -Adaptáveis às mudanças.

    Fonte: Prof Rafael Barbosa.

  • A questão em análise aborda um tipo de estrutura moderna, chamada de rede. 

    Essa abordagem teve origem na Teoria Contingencial de Administração, como forma de tornar a organização mais flexível e ágil. Sendo assim, uma estrutura em rede ou circular demonstra que a empresa busca uma maior interligação e coordenação entre seus setores. Com isso, ela apresenta duas características essenciais: a modularidade ou a constituição de módulos complementares e separados, com a finalidade de dar maior conectividade e agilidade às mudanças; e a presença de sistemas celulares, ou seja, os grupos que constituem essas células são autônomos e autossuficientes.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois nesses tipos de estrutura existe a autonomia e a relação de interdependência entre as partes.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Oraganizações com estruturas em rede:

    Trata-se de organizações autônomas que atuam com lógicas e valores próprios e, ao mesmo tempo, desejam conciliar ações visando alcançar um objetivo comum. Nesse processo, as organizações necessitam negociar uma interpretação da realidade (Cavalcanti, 1998), para conseguirem trabalhar em conjunto, “co-laborar” (Rovere, 1995). Sendo uma arena de confluência de percepções, a rede manifesta a capacidade dos atores sociais explicitarem sua riqueza intersubjetiva, organizacional e política, trata-se de um espaço no qual os atores estão dispostos a trocar informações, dividir tarefas e agregar valor às iniciativas (Jacobi, 2000).


ID
3375841
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A estrutura de rede é um arranjo organizacional formado por um grupo de atores que se articulam ou são articulados por uma autoridade com a finalidade de realizar objetivos complexos e inalcançáveis de forma isolada. Em relação a esse formato organizacional, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

O gestor de uma organização com estrutura de rede possui as responsabilidades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, possibilitando a efetividade dos projetos da organização.

Alternativas
Comentários
  • As organizações que participam da rede têm autonomia. O gestor nesse caso é mais um orientador do que um "chefe", como sugere a questão. gab.: E
  • Fayol

    Centralização.

    unidade de comando.

  • Impossível cruzar e ir na área cabecear né? Então.....

    Gab. Errado.

  • Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar são as funções básicas realizadas pelo administrador, segundo Fayol. No entanto, as organizações com estrutura em rede são bem mais flexíveis e fornecem maior autonomia aos colaboradores, alterando a dinâmica tradicional da organização e diminuindo o papel centralizador do gestor.

    Gabarito: Errado

  • A questão em análise aborda um tipo de estrutura moderna, chamada de rede.

    Essa abordagem objetiva tornar a organização mais flexível e ágil. Essa estrutura busca maior interligação e coordenação entre seus setores. Com isso, ela apresenta duas características essenciais: a modularidade ou a constituição de módulos complementares com a finalidade de dar maior conectividade e agilidade às mudanças. Os grupos que constituem essas estruturas em rede são autônomos e autossuficientes.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois o gestor de uma organização em rede possui atribuições mais relacionadas à orientação ou à coordenação que ao planejamento, direção e controle.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
3375844
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A estrutura de rede é um arranjo organizacional formado por um grupo de atores que se articulam ou são articulados por uma autoridade com a finalidade de realizar objetivos complexos e inalcançáveis de forma isolada. Em relação a esse formato organizacional, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

Um dos elementos estratégicos que compõem a estrutura organizacional de uma rede são as relações que representam os nódulos da rede as quais são definidas como imagens da realidade que permitem à pessoa tomar conhecimento dos padrões de comportamento, que são criados, reproduzidos ou transformados durante as interações.

Alternativas
Comentários
  • Oraganizações com estruturas em rede:

    Trata-se de organizações autônomas que atuam com lógicas e valores próprios e, ao mesmo tempo, desejam conciliar ações visando alcançar um objetivo comum. Nesse processo, as organizações necessitam negociar uma interpretação da realidade (Cavalcanti, 1998), para conseguirem trabalhar em conjunto, “co-laborar” (Rovere, 1995). Sendo uma arena de confluência de percepções, a rede manifesta a capacidade dos atores sociais explicitarem sua riqueza intersubjetiva, organizacional e política, trata-se de um espaço no qual os atores estão dispostos a trocar informações, dividir tarefas e agregar valor às iniciativas (Jacobi, 2000).

    QUESTÃO Um dos elementos estratégicos que compõem a estrutura organizacional de uma rede são as relações que representam os nódulos da rede as quais são definidas como imagens da realidade que permitem à pessoa tomar conhecimento dos padrões de comportamento, que são criados, reproduzidos ou transformados durante as interações.

  • Que viagem. A questão é maconha pura.

    Parece mais frase de status de whatsapp

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    As estruturas em rede separam as principais funções de uma empresa em unidades interdependentes, as quais são interligadas por uma pequena organização central, funcionando como uma teia de organizações. A maior vantagem desse tipo de organização é a sua flexibilidade e competitividade em escala global. Esse desenho permite maior adaptabilidade a ambientes complexos e mutáveis.

    Em face do exposto, podemos afirmar que as estruturas em rede se compõem de relações que representam partes da rede, as quais são definidas como negociação ou interpretação ou adaptação do contexto em que a organização está inserida. Portanto, esse tipo de estrutura não representa a imagem da realidade, mas procura adaptar-se às mudanças. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Como se estuda para isso? De onde que isso saiu?

  • ATÉ PARECE UMA LINGUAGEM ALIENÍGENA.