-
Para complementar os estudos:
REDES ORGANIZACIONAIS ( CONCEITO) : São sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins.Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente. As dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade dos integrante, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social ( Conceito elaborado por Olivieri, 2003. pg.1)
-
Partindo do conceito definido por Olivieri (2003, p.1) "redes são sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições, de forma democrática e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexíveis e estabelecidas horizontalmente, as dinâmicas de trabalho das redes supõem atuações colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes, caracterizando-se como um significativo recurso organizacional para a estruturação social".
Segundo o autor, o conceito de rede transformou-se, nas últimas duas décadas, em uma alternativa prática de organização, possibilitando processos capazes de responder às demandas de flexibilidade, conectividade e descentralização das esferas contemporâneas de atuação e articulação social.
-
Letra B
Tudo bem que os colegas acima trouxeram UM conceito de Redes Organizacionais, mas só pela leitura deste conceito da maneira como foi escrita, não é possível responder à questão...
-
“As redes podem ser intra e interoganizacionais. As intraorganizacionais ultrapassam os antigos departamentos e unem a empresa como um todo, tanto em busca de soluções gerais quanto específicas. As interorganizacionais alcançam outras empresas diversas que estão dispostas a cooperarem entre si.” (Paludo)
-
Me confundi na "B" pois fala de clientes externos....
-
Segundo Paludo, "O conceito de rede também pode ser visto como uma forma ampliada da teoria de sistemas, em que as relações incluem entidades públicas, organizações privadas, fornecedores, usuários dos serviços e consumidores em geral, e onde a atuação de um participante influencia a atuação dos demais." (Administração Pública - 4ª Edição, página 213).
Bons estudos!
-
Paludo
(2013) define o conceito de redes sob, o ponto de vista organizacional, como o
conjunto de várias organizações independentes conectadas pela tecnologia da
informação e comunicação, com competências de ideias, competências, soluções,
infraestrutura e processos, em um contexto de trabalho colaborativo para a resolução
de problemas ou a obtenção de outros ganhos.
A
partir desse contexto vamos às análises das alternativas:
A letra
“a” está incorreta, pois o conceito apresentado se assemelha mais ao conceito
de planejamento de objetivos operacionais;
A letra
“b” está correta, pois valida o conceito apresentado inicialmente. As redes
organizacionais possuem uma heterogeneidade de relações e participantes onde as
soluções resultam do contexto colaborativo;
A letra
“c” está incorreta, pois o conceito apresentado se assemelha ao detalhamento do
fluxo de trabalho para a implantação de um processo produtivo;
A letra
“d” está incorreta, pois, conforme dito, as redes não se restringem ao âmbito interno
das organizações. O conceito de redes intraorganizacionais, prevê o
abandono da estrutura departamental e une a empresa como um todo, visando a busca
de soluções. Já as redes interorganizacionais se expandem a outras
empresas diversas que estão dispostas a cooperarem entre si, visando agregar
novas competências e maior competitividade.
A letra
“e” está incorreta, pois o conceito apresentado não tipifica o conceito de
redes organizacionais.
GABARITO DO PROFESSOR: B
-
Alguém conseguiu encontrar o erro da alternativa C?
-
Via QC:
Paludo (2013) define o conceito de redes sob, o ponto de vista organizacional, como o conjunto de várias organizações independentes conectadas pela tecnologia da informação e comunicação, com competências de ideias, competências, soluções, infraestrutura e processos, em um contexto de trabalho colaborativo para a resolução de problemas ou a obtenção de outros ganhos.
A partir desse contexto vamos às análises das alternativas:
A letra “a” está incorreta, pois o conceito apresentado se assemelha mais ao conceito de planejamento de objetivos operacionais;
A letra “b” está correta, pois valida o conceito apresentado inicialmente. As redes organizacionais possuem uma heterogeneidade de relações e participantes onde as soluções resultam do contexto colaborativo;
A letra “c” está incorreta, pois o conceito apresentado se assemelha ao detalhamento do fluxo de trabalho para a implantação de um processo produtivo;
A letra “d” está incorreta, pois, conforme dito, as redes não se restringem ao âmbito interno das organizações. O conceito de redes intraorganizacionais, prevê o abandono da estrutura departamental e une a empresa como um todo, visando a busca de soluções. Já as redes interorganizacionais se expandem a outras empresas diversas que estão dispostas a cooperarem entre si, visando agregar novas competências e maior competitividade.
A letra “e” está incorreta, pois o conceito apresentado não tipifica o conceito de redes organizacionais.
GABARITO DO PROFESSOR: B
-
"Estrutura em Rede/Networks ou Virtual
A reestruturação econômica dos anos 80 levou a exaustão do sistema de produção em massa, trazendo a necessidade de um modelo de produção mais flexível, como resposta para superar a rigidez dos métodos "tayloristas", passando do "fordismo" para o "pós-fordismo". Foi assim que emergiu a estrutura em rede, formada da união de organizações, pessoas, instâncias de uma mesma organização e clientes, através de parcerias em torno de projetos e de informações, como uma teia, visando a solução de problemas e a produção de sinergia".
Fonte: Ribas
Gabarito: B
-
Sabendo que redes organizacionais são flexíveis, colaborativas, dinâmicas e horizontais (sem hierarquia), as alternativas erradas possuem expressões que claramente não condizem com o conceito, nos levando facilmente ao gabarito : B
A)dizem respeito à coordenação das ações individuais, perspectivas de curto prazo, com vistas ao alcance de resultados imediatos.
B)podem ser estabelecidas entre diferentes pessoas e/ou instâncias de uma mesma organização, entre organizações e seus diferentes clientes externos e entre diferentes organizações públicas.
C)constituem sistemas de fluxo de trabalho e delimitação de competências, visando ao aprimoramento de todas as etapas produtivas, com foco na qualidade.
D)são estabelecidas exclusivamente no âmbito interno de cada instituição, com vistas a propiciar a coordenação flexível e o reforço das hierarquias em linha, com permanentes e claras definições de tarefas.
E)constituem sistemas internos e externos de comunicação, que objetivam sofisticar os mecanismos de controle e emitir comandos claramente delimitados, de molde a atingir pessoas que operam em diferentes unidades de trabalho.