SóProvas


ID
3375841
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A estrutura de rede é um arranjo organizacional formado por um grupo de atores que se articulam ou são articulados por uma autoridade com a finalidade de realizar objetivos complexos e inalcançáveis de forma isolada. Em relação a esse formato organizacional, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

O gestor de uma organização com estrutura de rede possui as responsabilidades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar, possibilitando a efetividade dos projetos da organização.

Alternativas
Comentários
  • As organizações que participam da rede têm autonomia. O gestor nesse caso é mais um orientador do que um "chefe", como sugere a questão. gab.: E
  • Fayol

    Centralização.

    unidade de comando.

  • Impossível cruzar e ir na área cabecear né? Então.....

    Gab. Errado.

  • Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar são as funções básicas realizadas pelo administrador, segundo Fayol. No entanto, as organizações com estrutura em rede são bem mais flexíveis e fornecem maior autonomia aos colaboradores, alterando a dinâmica tradicional da organização e diminuindo o papel centralizador do gestor.

    Gabarito: Errado

  • A questão em análise aborda um tipo de estrutura moderna, chamada de rede.

    Essa abordagem objetiva tornar a organização mais flexível e ágil. Essa estrutura busca maior interligação e coordenação entre seus setores. Com isso, ela apresenta duas características essenciais: a modularidade ou a constituição de módulos complementares com a finalidade de dar maior conectividade e agilidade às mudanças. Os grupos que constituem essas estruturas em rede são autônomos e autossuficientes.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois o gestor de uma organização em rede possui atribuições mais relacionadas à orientação ou à coordenação que ao planejamento, direção e controle.


    Gabarito do Professor: ERRADO.