SóProvas


ID
3376426
Banca
AOCP
Órgão
UNIR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação à Receita Pública e à Despesa Pública, julgue, como VERDADEIRO ou FALSO, os itens a seguir.

A receita e a despesa pública classificam-se em: Receita orçamentária e Receita extraorçamentária; Despesa orçamentária e Despesa extraorçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

    Trata-se da classificação das receitas e despesas quanto à natureza ou forma de ingresso.

    _________________________________________________

    Qualquer erro podem me avisar!

    "Nunca deixe alguém te fazer sentir como se não merecesse o que deseja"

    Namastê

  • ACHEI MEIO RESTRITIVO ESSE ENUNCIADO

  • A questão trata de RECEITA e DESPESA PÚBLICA, de acordo com o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP).


    De acordo com o item 3.1, pág. 31 do MCASP:


    Em sentido amplo, os ingressos de recursos financeiros nos cofres do Estado denominam-se receitas públicas, registradas como receitas orçamentárias, quando representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário, ou ingressos extraorçamentários, quando representam apenas entradas compensatórias. Em sentido estrito, chamam-se públicas apenas as receitas orçamentárias (Este Manual adota a definição de receita no sentido estrito. Dessa forma, quando houver citação ao termo 'Receita Pública', implica referência às 'Receitas Orçamentárias'". Portanto, as receitas públicas se classificam em Orçamentárias e Extraorçamentárias.


    Agora, observe o item 4.1 – Conceito, da pág. 67 do MCASP:


    “O orçamento é o instrumento de planejamento de qualquer entidade, pública ou privada, e representa o fluxo de ingressos e aplicação de recursos em determinado período.


    Para o setor público, é de vital importância, pois é a lei orçamentária que fixa a despesa pública autorizada para um exercício financeiro. A despesa orçamentária pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para o funcionamento e manutenção dos serviços públicos prestados à sociedade.


    Os dispêndios, assim como os ingressos, são tipificados em orçamentários e extraorçamentários.


    (...)


    Dessa forma, despesa orçamentária é toda transação que depende de autorização legislativa, na forma de consignação de dotação orçamentária, para ser efetivada.


    Dispêndio extraorçamentário é aquele que não consta na lei orçamentária anual, compreendendo determinadas saídas de numerários decorrentes de depósitos, pagamentos de restos a pagar, resgate de operações de crédito por antecipação de receita e recursos transitórios".


    Portanto, as despesas públicas se classificam em Orçamentárias e Extraorçamentárias. Como pode se observar, a banca cobrou a literalidade da norma. Muito importante a leitura do MCASP.



    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Despesa Extraorçamentária??? como assim??? se todas as despesas têm que constar da LOA...