SóProvas


ID
3377161
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O Brasil possui uma extensa agenda internacional e construiu uma sólida inserção internacional que lhe facilita o relacionamento diplomático com quase todos os países do mundo. Acerca da participação brasileira na agenda internacional, julgue o item a seguir.


Criado no final dos anos de 1990 com o objetivo de promover o diálogo político e a cooperação entre os países-membros, o Fórum de Cooperação América Latina-Ásia do Leste (FOCALAL) transformou-se em importantes arranjos regionais de liberalização comercial, entre os quais sobressaem a Aliança do Pacífico e a parceria estratégica CELAC-ASEAN.

Alternativas
Comentários
  • Tanguy Baghdadi professor

    A meu ver, errada.

    Não há ligação direta entre a FOCALAL e arranjos como a Aliança do Pacífico e aos

    contatos entre CELAC e ASEAN. Muito embora a FOCALAL tenho como um de seus

    objetivos a liberalização comercial, o link é muito difuso. Além disso, não há uma

    parceria estratégica entre CELAC e ASEAN, mas apenas o início de um contato

    birregional.

  • Outro erro é que sua criação ocorreu em 1999 e não 1990 como diz a questão.

    Bons estudos!

  • O Foro de Cooperação América Latina - Ásia do Leste (FOCALAL) é um mecanismo informal de cooperação internacional, criado em 1999. Seu objetivo fundamental é aumentar as oportunidades de diálogo e de cooperação entre Estados da América Latina e da Ásia do Leste. 
    Fazem parte do FOCALAL 36 países: 20 da América Latina, entre eles o Brasil e, 16 da Ásia do Leste, tais como Japão, Vietnã e Austrália. A cada dois anos há a Reunião de Ministros de Relações Exteriores, que é a mais elevada instância do mecanismo. A reunião é sediada uma vez em um Estado latino-americano e, a outra na Ásia do Leste. 
    Desde 2017 está em operação o Fundo FOCALAL, que visa financiar projetos que promovam a cooperação inter-regional, especialmente em comércio e investimentos. O Fundo é gerido pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) e pela Comissão Econômica e Social para a Ásia e o Pacífico (CESAP). 
    Já a Aliança do Pacífico é um bloco comercial latino-americano criado formalmente em 6 de junho de 2012 no Chile, mais especificamente em Antofagasta, durante a 4ª Cúpula da organização. Os membros-fundadores foram Chile, Colômbia, México e Peru. A Costa Rica incorporou-se ao grupo em 2013. Não há uma relação direta entre FOCALAL e a Aliança do Pacífico. 
    A ASEAN, por sua vez, é a sigla da Associação das Nações do Sudeste Asiático criada em 1967. Sua criação se deu a partir de um acordo entre Cingapura, Indonésia, Filipinas. Malásia e Tailândia. Os objetivos são: buscar um desenvolvimento econômico sólido e assegurar a estabilidade política na região. Hoje em dia fazem parte também Brunei Darussalam, Camboja, Laos, Mianmar e Vietnã.
     Percebe-se, portanto, que a ASEAN congrega unicamente países asiáticos. Não tem como proposta da associação o diálogo com estados latino-americanos. 
    Finalizando, a CELAC é A Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) organismo internacional herdeiro do Grupo do Rio e da Calc, a Cúpula da América Latina e Caribe sobre Integração e Desenvolvimento. Foi criada a 23 de fevereiro de 2010. O Brasil foi membro fundador mas, em 2020, o governo Bolsonaro pediu a saída do país da organização. 
    Portanto, ao lermos a afirmativa apresentada na questão, depois de haver determinado cada um dos organismos e associações internacionais citados, percebemos que a relação apresentada não é verdadeira. A FOCALAL não exerce controle ou coordena ou criou a CELAC, a ASEAN ou a Aliança do Pacífico. A afirmativa é incorreta. 
    RESPOSTA: ERRADO.