SóProvas


ID
3377197
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A respeito das relações entre o Brasil e a África, julgue o item a seguir.


Após o encerramento da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), o maior contingente de tropas brasileiras empregadas em missões de paz está na África, particularmente em três países: República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Sudão.

Alternativas
Comentários
  • Não há tropas
  • O maior contingente de tropas brasileiras empregadas em missões de paz, em 2020, encontra-se no Líbano (UNIFIL).

  • Bruno Rezende professor

    Errado.

    O Brasil só tem contingentes de tropas atualmente no

    Líbano (onde está o maior contingente de tropas atual) e no Chipre. Atualmente, o Brasil

    participa das missões da ONU nos três países mencionados no item, mas sem tropas,

    apenas com especialistas de missão, oficiais de staff e/ou policiais.

  • Tanguy Baghdadi professor

    Errada

    Em 2018, o Brasil desistiu de participar da missão de paz na República Centro-Africana.

  • Atualmente, o Brasil participa com 258 efetivos em nove missões das Nações Unidas (dados de março de 2020):  (Líbano),  (Sudão do Sul),  (Saara Ocidental),  (República Centro-Africana),  (República Democrática do Congo),  (Darfur),  (Chipre),  (Abyei),  (Iêmen)

  • Coerente com a proposta da ONU de ser um fórum para a solução pacífica de controvérsias e de manutenção da paz, o Brasil, um dos Estados fundadores deste organismo de cooperação internacional, já participou de mais de 50 missões de paz. 
    Já atuaram nestas missões mais de 55 mil militares e civis, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. A participação do Brasil em operações de manutenção da paz é condicionada à observância dos princípios que regem tais missões: consentimento das partes em conflito, imparcialidade e não uso da força (exceto em autodefesa ou defesa do mandato).
    É preciso não esquecer que, quando um Estado membro da ONU se habilita à uma missão de paz, não só oferece recursos humanos como também financia toda a operação. Esse é um dos motivos pelos quais o Brasil tem, preferencialmente, atuado em regiões com as quais temos laços culturais, comerciais ou políticos. 
    Uma das mais exitosas ações brasileiras foi no Haiti, entre 2004 e 2017. Embora 15 outros países tenham participado, a direção da missão (conhecida pelo acrônimo MINUSTAH) sempre foi do Brasil. 
    Atualmente o Brasil participa de 9 missões. Seis delas no continente Africano, uma no Líbano, uma no Iêmen e outra em Chipre. Na África brasileiros estão presentes no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo, Darfur, Saara Ocidental, República Centro Africana e Abyei (Fronteira entre o Sudão e o Sudão do Sul )
    Assim sendo percebe-se que a afirmativa, mais do que incorreta está incompleta pois não foram apontadas todas as regiões nas quais o Brasil se faz presente através de insumos e mão de obra qualificada (médicos, enfermeiros, agentes de saúde , engenheiros entre outros). 
     RESPOSTA: ERRADO
  • Atualização: Em 2021, Brasil tem apenas 71 pessoas participando de missões de paz da ONU, maioria staff officer. Mas sim, a maioria do staff em 2021 (não tropas) está na África: MONUSCO (Congo), UNMISS (Sudão do Sul) e MINURSO (Saara Ocidental)

    https://peacekeeping.un.org/en/troop-and-police-contributors

  • Questões sobre participação do BRASIL nas op. de paz são sempre escorregadias, porque podem ser referir ao NÚMERO DE MISSÕES, número de BRASILEIROS (staff, policiais, militares e civis) ou TROPAS.