SóProvas



Questões de Relações Internacionais na África


ID
712174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2012
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos



Acerca das relações Brasil-África durante o governo Lula, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Durante a Segunda Cúpula América do Sul-África, realizada, em 2009, na Venezuela, os líderes dos dois continentes reafirmaram seu apoio à reforma e ampliação do Conselho de Segurança da ONU e às candidaturas do Brasil e da Nigéria, que pleiteiam vaga para compor o conselho ampliado.

Alternativas
Comentários
  • A II Cúpula ASA foi realizada em 2009, em Nova Esparta, na Venezuela. Na ocasião foram apresentadas ambiciosas propostas para a estrutura institucional do mecanismo: criação de uma Secretaria Permanente, uma sede física situada na Venezuela e de um Fundo Fiduciário, para o financiamento de ações de cooperação.

    fonte: http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3674&catid=171&Itemid=436&lang=pt-BR

  • ERRADO

    Na II Cúpula América do Sul - África (ASA), realizada em 2009 na Venezuela, realmente os participantes se manifestaram contundentemente por uma Reforma do Conselho de Segurança da ONU. Na ocasião, o Presidente Lula chegou a afirmar que o Conselho de Segurança havia "perdido relevância".

    Porém, a questão erra ao afirmar que houve a postulação da candidatura da Nigéria naquela ocasião como representante do continente africano no CS.

    Vale destacar que ainda não há consenso sobre quais países africanos seriam os membros permanentes em uma eventual Reforma do Conselho. Os candidatos mais prováveis (apesar de não haver uma formalização destas candidaturas) são Egito, Nigéria e África do Sul.

  • Além dos comentários dos colegas, cumpre lembrar que o assento pleiteado pelo Brasil no CSNU não é apoiado por alguns países da região (a Argentina, por exemplo, nao apoia).


ID
3377197
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

A respeito das relações entre o Brasil e a África, julgue o item a seguir.


Após o encerramento da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), o maior contingente de tropas brasileiras empregadas em missões de paz está na África, particularmente em três países: República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Sudão.

Alternativas
Comentários
  • Não há tropas
  • O maior contingente de tropas brasileiras empregadas em missões de paz, em 2020, encontra-se no Líbano (UNIFIL).

  • Bruno Rezende professor

    Errado.

    O Brasil só tem contingentes de tropas atualmente no

    Líbano (onde está o maior contingente de tropas atual) e no Chipre. Atualmente, o Brasil

    participa das missões da ONU nos três países mencionados no item, mas sem tropas,

    apenas com especialistas de missão, oficiais de staff e/ou policiais.

  • Tanguy Baghdadi professor

    Errada

    Em 2018, o Brasil desistiu de participar da missão de paz na República Centro-Africana.

  • Atualmente, o Brasil participa com 258 efetivos em nove missões das Nações Unidas (dados de março de 2020):  (Líbano),  (Sudão do Sul),  (Saara Ocidental),  (República Centro-Africana),  (República Democrática do Congo),  (Darfur),  (Chipre),  (Abyei),  (Iêmen)

  • Coerente com a proposta da ONU de ser um fórum para a solução pacífica de controvérsias e de manutenção da paz, o Brasil, um dos Estados fundadores deste organismo de cooperação internacional, já participou de mais de 50 missões de paz. 
    Já atuaram nestas missões mais de 55 mil militares e civis, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores. A participação do Brasil em operações de manutenção da paz é condicionada à observância dos princípios que regem tais missões: consentimento das partes em conflito, imparcialidade e não uso da força (exceto em autodefesa ou defesa do mandato).
    É preciso não esquecer que, quando um Estado membro da ONU se habilita à uma missão de paz, não só oferece recursos humanos como também financia toda a operação. Esse é um dos motivos pelos quais o Brasil tem, preferencialmente, atuado em regiões com as quais temos laços culturais, comerciais ou políticos. 
    Uma das mais exitosas ações brasileiras foi no Haiti, entre 2004 e 2017. Embora 15 outros países tenham participado, a direção da missão (conhecida pelo acrônimo MINUSTAH) sempre foi do Brasil. 
    Atualmente o Brasil participa de 9 missões. Seis delas no continente Africano, uma no Líbano, uma no Iêmen e outra em Chipre. Na África brasileiros estão presentes no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo, Darfur, Saara Ocidental, República Centro Africana e Abyei (Fronteira entre o Sudão e o Sudão do Sul )
    Assim sendo percebe-se que a afirmativa, mais do que incorreta está incompleta pois não foram apontadas todas as regiões nas quais o Brasil se faz presente através de insumos e mão de obra qualificada (médicos, enfermeiros, agentes de saúde , engenheiros entre outros). 
     RESPOSTA: ERRADO
  • Atualização: Em 2021, Brasil tem apenas 71 pessoas participando de missões de paz da ONU, maioria staff officer. Mas sim, a maioria do staff em 2021 (não tropas) está na África: MONUSCO (Congo), UNMISS (Sudão do Sul) e MINURSO (Saara Ocidental)

    https://peacekeeping.un.org/en/troop-and-police-contributors

  • Questões sobre participação do BRASIL nas op. de paz são sempre escorregadias, porque podem ser referir ao NÚMERO DE MISSÕES, número de BRASILEIROS (staff, policiais, militares e civis) ou TROPAS.


ID
5324680
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

As missões de paz representam uma das principais linhas de atuação diplomática do Brasil no campo da paz e da segurança internacional. Acerca da participação brasileira nessas missões, julgue (C ou E) o item a seguir.

Depois da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), a Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO) e a Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (UNMISS) são as duas missões de paz que atualmente contam com maior participação de funcionários brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A pergunta, ao falar de funcionários brasileiros, induz a se pensar o efetivo de pessoas que não são militares. Enquanto MONUSCO e UNMISS possuem de fato o quadro com maior número de funcionários. O Brasil contribui majoritariamente na UNIFIL com militares que compõem a tropa da missão.

  • O item teve gabarito alterado após recursos, segue a justificativa integral da banca:

    https://www.iades.com.br/inscricao/upload/273/2021070211115426.pdf

    o item foi alterado para "Errado", pois, considerando os dados mais atualizados sobre a contribuição de pessoal uniformizado cedido à ONU por país e referentes à data de aplicação da prova, as missões de paz que atualmente mais contam com a participação de brasileiros são, respectivamente, a MONUSCO, a UNMISS e o UNIFIL. A primeira delas conta com a participação de 20 funcionários, a segunda, de 17, e a terceira, de 16. UN. United Nations. Contribution of Uniformed Personnel to UN by Country, Mission, and Personnel Type. New York: Departament of Peace Operations, Apr. 30, 2021. Disponível em: https://peacekeeping.un.org/sites/default/files/03-country_and_mission_37_apr2021.pdf. Acesso em: 20 jun. 2021.