SóProvas


ID
3377260
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Relações Internacionais
Assuntos

O relacionamento com os países da América do Sul representa importante dimensão da política externa brasileira, retratada em iniciativas de natureza política e econômica. A esse respeito, julgue o item a seguir.


A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), criada em dezembro de 2008, sucedeu a Comunidade Sul-Americana de Nações e ampliou o escopo da integração sul-americana ao acolher, em própria agenda e arcabouço institucional, iniciativas anteriores de alcance regional nos campos da integração da infraestrutura e da liberalização comercial.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Segundo relatório da ABRI, a UNASUL não acolheu, em própria agenda e arcabouço institucional, iniciativas anteriores de liberalização comercial

    "A dimensão comercial deixa de estar no centro do processo de integração e propõe-se um modelo de integração diferente ..."

    Fonte: http://www.abri.org.br/anais/3_Encontro_Nacional_ABRI/Integracao_Regional/IR%208_Jeancezar%20Ditzz%20de%20Souza%20Ribeiro%20A%20UNASUL%20COMO%20BLOCO%20DE%20INTEGRA+%E7+%E2O%20REGIONAL.pdf - Acesso em 27/04/2020 - (pg.06).

  • Única coisa errada é "liberalização comercial", já que a UNASUL era uma concertação política.

    Lembrando que Brasil denunciou tratado da UNASUL em 2019.

    Restam na instituição apenas Venezuela, Guiana e Suriname

  • A União de Nações Sul-Americanas (UNASUL era por Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA ou CSN) é uma organização intergovernamental composta pelos doze Estados da América do SUL, em 1 de julho de 2010.

    Foi fundada dentro dos ideais de integração sul-americana multissetorial, conjugando as duas uniões aduaneiras regionais: o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina (CAN). O Tratado Constitutivo da Unasul foi assinado em 23 de maio de 2008, na Terceira Cúpula de Chefes de Estado, realizada em Brasília, Brasil.

    A sede da organização foi instalada em Quito, o parlamento em Cochabamba ,na Bolívia. A sede do banco em Caracas, na Venezuela. No entanto, a falta de consenso na escolha do Secretário-Geral da organização, por exemplo, fez com que a UNASUL não conseguisse atuar.  A partir daí seis países-membros decidiram, em 2018, suspender por tempo indeterminado a participação nas reuniões.

    Tal situação desencadeou uma reação em cadeia. A Colômbia saiu em agosto de 2018. Equador registrou sua saída em março de 2019. Ainda em 2019 saíram Chile, Argentina, Paraguai e Brasil. O Uruguai anunciou a saída em março de 2020.

    No entanto, alguns autores destacam que, tendo Brasil cerca de 50% do território, população e produto interno bruto (PIB) da região, o projeto podia também ser interpretado como a culminação de uma iniciativa diplomática brasileira de longa data. Desta forma, a saída do Brasil pode significar o fim definitivo da UNASUL

    Em seu lugar, em março de 2020,  em uma reunião de chefes de Estado convocada pelo presidente chileno, Sebastian Piñera, será criado um novo organismo, chamado informalmente de Prosul . A proposta é de Piñera e do presidente da Colômbia, Iván Duque. Embora não esteja claro ainda quantos dos membros da Unasul pretendem aderir ao novo bloco, a substituição conta com o apoio do Brasil, o mais populoso país da América do Sul e a maior economia da região.

     Então, na verdade, não se pode mensurar a ação, âmbito e objetivos da UNASUL. É um organismo internacional, no mínimo, esvaziado! A afirmativa não pode, por conseguinte, ser considerada correta!

    RESPOSTA: ERRADO