-
Alguém poderia me apontar o erro, por favor?
-
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/notas-a-imprensa/5825-encerramento-do-contencioso-entre-brasil-e-estados-unidos-sobre-o-algodao-na-omc-ds267
O Brasil e os Estados Unidos assinaram hoje, em Washington, Memorando de Entendimento relativo ao Contencioso do Algodão (DS 267), dando por encerrada, de forma exitosa, uma disputa que se estendia há mais de uma década.
Iniciada pelo Brasil em 2002, a disputa envolveu subsídios domésticos concedidos pelos EUA a seus produtores de algodão, bem como os programas de garantias de crédito à exportação, considerados incompatíveis com o Acordo de Agricultura e o Acordo de Subsídios e Medidas Compensatórias da OMC.
Nos termos do Memorando assinado hoje, os Estados Unidos se comprometeram a efetuar ajustes no programa de crédito e garantia à exportação GSM-102, que passará a operar dentro de parâmetros bilateralmente negociados, propiciando, assim, melhores condições de competitividade para os produtos brasileiros no mercado internacional. O entendimento bilateral inclui pagamento adicional de US$ 300 milhões, com flexibilização para a aplicação dos recursos, o que contribui para atenuar prejuízos sofridos pelos cotonicultores brasileiros.
O acordo firmado se restringe apenas ao setor cotonicultor e preserva intactos os direitos brasileiros de questionar ante a OMC, caso necessário, a legalidade da Lei Agrícola norte-americana quanto às demais culturas.
-
Tanguy Baghdadi professor
Errada
Os EUA estão sempre entre os maiores parceiros comerciais do Brasil (ainda que a
afirmativa não deixe claro desde quando é o "historicamente", e a pauta comercial é, de
fato, diversificada e complementar. Mas o contencioso sobre o algodão teve que ser
levado à OMC para uma solução, o que mostrou a dificuldade de se conseguir uma
solução em instância constituída bilateralmente.
-
SALDO BALANÇA COMERCIAL JAN-JUN/2020
BRASIL X ESTADOS UNIDOS
DÉFICIIT - US$ 3.131,4 MILHÕES
-
É verdadeira a parte da afirmativa que destaca ser os EUA, historicamente, um dos três maiores parceiros comerciais do Brasil, se levarmos em conta o período pós independência. No período de dominação portuguesa os grandes parceiros eram a metrópole e a região de Angola.
No entanto, é questionável a complementariedade do comércio entre os dois países. Até por volta da segunda metade do século XX o Brasil era basicamente agro-exportador e sua pauta de exportação vinculada majoritariamente a um “produto-rei" como por exemplo, o café.
Ainda que o leque de exportações tenha-se tornado mais variado, os produtos exportados eram, ainda no século XX, em sua maioria commodities.
A pauta de exportações do Brasil no presente momento também consta de produtos industrializados e semi-industrializados, o que não significa, ainda, uma complementariedade equilibrada no comércio com os EUA. Isto acontece por conta de termos uma inserção periférica na arena internacional, além de não sermos produtores de ciência e tecnologia em vários setores.
No que tange a disputas comerciais, quando há contenciosos entre EUA e Brasil, eles são resolvidos no âmbito da Organização Mundial do Comércio, fórum internacional no qual é possível defender os interesses de países considerados de inserção periférica.
Na maioria das vezes, para completar, as questões não são somente bilaterais. O grande exemplo é a questão dos subsídios dados à setores da agricultura estadunidense. Essa ação afeta a posição dos grãos brasileiros no mercado internacional mas não é uma questão tão somente brasileira. Daí o fórum da OMC ser aquele de negociação e de busca de solução de contenciosos.
Por conseguinte a afirmativa da questão está incorreta.
RESPOSTA:ERRADO