SóProvas


ID
3377791
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o) foi elaborado no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas e apresentado à categoria e à sociedade pelo Conselho Federal de Psicologia. Esse trabalho indica três dimensões em que o racismo se apresenta. Em relação a uma dessas dimensões, o documento apresenta alguns exemplos.


Analise os dois exemplos a seguir, extraídos do referido documento:

• O não reconhecimento por parte de psicólogas(os) da existência do sofrimento psíquico oriundo do racismo em processos terapêuticos.

• Na escola, crianças negras são frequentemente consideradas “problema”, tendo menor investimento por parte dos educadores. Elas são frequentemente encaminhadas para atendimento psicológico e, se a(o) psicóloga(o) clínica(o) ou escolar não estiver atento à temática racial, tratará a situação como se fosse um problema da criança e de sua família, negligenciando o racismo, o seu enfrentamento institucional, interpessoal e intrapsíquico.


Esses exemplos se referem ao racismo em sua dimensão

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista a complexidade que envolve discorrer sobre o racismo, para melhor compreendê-lo, ele tem sido comumente dividido em três níveis: racismo institucional, interpessoal e pessoal. A seguir, abordaremos brevemente cada um desses âmbitos. Eles são articulados, interdependentes, mutuamente determinantes e por questões didáticas serão apresentados separadamente.

    Institucional: Refere-se ao nível político-programático das instituições, a ações amplas, voltadas à coletividade, cujo impacto no sujeito é posterior à ação maior, como consequência desta.

    Interpessoal: Como o nome diz, a dimensão do racismo interpessoal versa sobre os processos de desigualdade política com base na raça/cor que ocorrem entre os sujeitos em interação. Inclui, por exemplo, as relações que acontecem no interior das organizações.

    Pessoal: Estes modelos de pensar e agir de cunho racista estão postos na sociedade de maneira convencional, de modo que negras(os) por coerção e brancas(os) por benefícios interiorizam-nos e apresentam, muitas vezes, condutas

    que alimentam no imaginário social a representação de superioridade e inferioridade entre as raças.

    Fonte: https://site.cfp.org.br/publicacao/relacoes-raciais-referencias-tecnicas-para-pratica-dao-psicologao/