SóProvas



Questões de Representações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos


ID
732334
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma nova problemática social a exigir uma conceituação própria. Trata-se da emergência de um fenômeno com raízes históricas ancestrais na sociedade brasileira, as quais deixaram marcas profundas em nossa sociedade como a escravidão.

Essa problemática mencionada pode ser atribuída ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • Exclusão social refere-se a dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo de uma determinada sociedade. Estes grupos excluídos ou, que sofrem de exclusão social, precisam assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e ser aceitos pela sociedade que os rodeia.

    O termo exclusão social teve origem na França e, no modo francês de classificação social, neste caso, especificamente relacionado com pessoas ou grupos desfavorecidos. O sociólogo francês Robert Castel (1990), definiu a exclusão social como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo se vai progressivamente afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.

    A pobreza pode, por exemplo, levar a uma situação de exclusão social, no entanto, não é obrigatório que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. Um trabalhador de uma classe social baixa, pode ser pobre e estar integrado na sua classe e comunidade. Deste modo, factores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas, não é obrigatório que o sejam.

    Existem diversos tipos de exclusões sociais, Alfredo Bruto da Costa (2009) referiu que exclusões sociais deveriam ser definidas conforme as causas que apresentavam e os efeitos que exigiam. Nesta perspectiva, o autor categorizou as exclusões sociais de cinco modos:

    • a exclusão de ordem econômica;
    • social;
    • cultural;
    • patológica;
    • comportamentos auto-destrutivos.

ID
735079
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici tem forte impacto sobre as pesquisas em psicologia, Em relação a essa teoria é correto afirmar que:

Alternativas

ID
735097
Banca
ISAE
Órgão
PM-AM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma criança com anemia falciforme relatou que sua doença tinha sintomas similares aos da AIDS. Isso era desconhecido pelos pais das outras crianças e houve uma tentativa de impedir seu comparecimento às aulas. Na ocasião, a psicóloga da escola reuniu os pais para conversar sobre o que se passava. A seguinte abordagem teórica melhor ajudaria a entender o que se passou:

Alternativas

ID
773986
Banca
ASPERHS
Órgão
Prefeitura de Catende - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o estigma é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • ERRADA: O estigma refere-se as marcas — atributos sociais que um indivíduo, grupo ou povo carregam e cujo valor pode ser positivo, negativo ou pejorativo ----> O valor é sempre negativo.

     

    Enquanto o estranho está à nossa frente, podem surgir evidências de que ele tem um atributo que o torna diferente de outros que se encontram numa categoria em que pudesse ser - incluído, sendo, até, de uma espécie menos desejável - num caso extremo, uma pessoa completamente má, perigosa ou fraca. Assim, deixamos de considerá-lo criatura comum e total, reduzindo-o a uma pessoa estragada e diminuída. Tal característica é um estigma, especialmente quando o seu efeito de descrédito é muito grande - algumas vezes ele também é considerado um defeito, uma fraqueza, uma desvantagem - e constitui uma discrepância específica entre a identidade social virtual e a identidade social real.

     

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/92113/mod_resource/content/1/Goffman%3B%20Estigma.pdf

  • é negativo


ID
1018141
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir a respeito de obesidade e de seu tratamento multidisciplinar.

A criança obesa é mais vítima de bulling que seus pares não obesos. Se a criança vitimada refere se sentir mal com o bulling, seus sentimentos devem ser validados e deve ser assegurado a ela que o bulling é inaceitavel, independentemente de quão obesa ela esteja, mas o tratamento para redução do peso é adequado.

Alternativas

ID
1245928
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leon Festinger, um dos mais importantes teóricos da psicologia social, cunhou, em 1957, o termo dissonância cognitiva, que pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: a) o sentimento de ansiedade e tensão interna provocado pela percepção da inconsistência lógica entre duas cognições diferentes, incluindo atitudes, crenças e comportamentos;

  • Dissonância cognitiva: Termo cunhado pelo psicólogo americano Leon Festinger em 1956 no seu livro “When Prophecy Fails”

    A teoria da dissonância cognitiva defende a ideia segundo a qual 1) as pessoas são geralmente auto-motivadas no sentido de reduzir a dissonância ideológica (incoerência de ideias) mediante a alteração das suas percepções e cognições, ao mesmo tempo que criam outras cognições para cimentar o seu sistema de crenças – ou, 2) em alternativa, reduzindo a importância que se dá aos elementos ideológicos dissonantes e incoerentes que podem perturbar o seu sistema de crenças.

    Quando as pessoas pretendem que as suas expectativas se tornem reais, exigem que a realidade se adeqúe àquilo que elas pensam que deveria ser, no sentido de encontrarem um senso de equilíbrio. Mas quando a realidade não se adequa àquilo que essas pessoas pensam que deveria ser, então elas entram em dissonância cognitiva e numa sensação de desconforto e de mal-estar. Para obviar a esta situação, essas pessoas tentarão sempre evitar situações ou fontes de informação que dêem azo a sentimentos de desconforto e, por isso, de dissonância cognitiva.

    http://sofos.wikidot.com/dissonancia-cognitiva


ID
1245943
Banca
FGV
Órgão
FUNARTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É sabido que existe a segregação e a criminalização de uma significativa parcela da população brasileira, a saber, a juventude pobre e negra. Tal discriminação remonta a períodos históricos, entre os quais, a preocupação do Estado em controlar os escravos recém-libertos pela lei do Ventre Livre e, assim, a tutela sobre os ‘menores em situação irregular’.

A partir dos movimentos sociais em favor dos direitos humanos que marcaram os anos 80-90, surgiram leis que procuraram abolir a discriminação em relação a jovens e crianças de camadas sociais e econômicas distintas, entre as quais destaca-se:

Alternativas
Comentários
  • O ECA representa um verdadeiro divisor de águas no que se refere ao trato da matéria relacionada à infância e juventude. Amparado pela Constituição Federal de 88 – art. 227 da CF – o Estatuto modificou completamente o tratamento legal da matéria, substituindo a ultrapassada Doutrina da Situação Irregular pela Doutrina da Proteção Integral.Houve, portanto, uma mudança de paradigma amparada no texto constitucional e, este, por sua vez, em textos internacionais de proteção aos direitos da criança, representados pela Doutrina das Nações Unidas de Direitos da Criança. De tal forma, o Brasil ratificou integralmente o texto da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança em 1990.

    Gabarito: letra D


ID
1363888
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os teóricos da Escola de Frankfurt, Adorno e Horkheimer, realizaram uma pesquisa, logo após a segunda guerra mundial, para investigar o componente preconceituoso presente na população, que possibilitou a adesão dos indivíduos a esse grave conflito, suas múltiplas formas de agressão e perseguição a minorias. Concluíram que há diferentes graus de intolerância na população, identificando perfis gravemente intolerantes, como o nazi- fascismo, até graus mais leves. Nesse trabalho intitulado “Personalidade Autoritária”, os pesquisadores, de forma inédita, identificaram o mecanismo de funcionamento da intolerância e do preconceito. O trabalho parte do referencial teórico de dois grandes pensadores que já haviam apresentado contribuições ao tema. Assinale a alternativa que apresenta o nome destes dois pensadores.

Alternativas
Comentários
  • Marx e Freud


ID
1363891
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Questões sociais como: o racismo, preconceito e a discriminação são foco de pesquisas e trabalhos acadêmicos. No campo da Psicologia, teóricos de diferentes inclinações dedicaram-se ao assunto. A psicanálise, o behaviorismo, dentre outros apresentaram suas contribuições ao tema. Assinale a alternativa que apresenta um psiquiatra envolvido com os movimentos de libertação de países africanos que estudou a dicotomia entre opressores e oprimidos.

Alternativas
Comentários
  • Frantz Fanon

  • Obras importantes do Frantz Fanon: "Pele Negra, Máscaras Brancas" e "Os condenados da Terra"


ID
1374223
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A percepção social está entre os principais conceitos da Psicologia Social, que ao estudar a interação social, aponta que a percepção do outro é uma forma de comunicação que depende da atribuição de significado à situação

Alternativas
Comentários
  • vivida = a realidade social

  • Obrigado, Juliana. Achei que fosse comparada, porque nós precisamos entender a nós mesmo antes de entender o outro. No entanto, a situação vivida faz mais sentido.

  • vivida


ID
1374226
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na Psicologia Social, são nominadas por atitudes, as informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada

Alternativas
Comentários
  • gabarito A confirmado


ID
1374235
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Serge Moscovici, a Teoria das Representações Sociais constitui, de certo modo, o coração da Psicologia Social, sendo que os fenômenos sociais que permitem identificar de maneira concreta as representações e trabalhar sobre elas, dentro das quais se elaboram os saberes populares e o senso comum, são as

Alternativas
Comentários
  • As  Representações Sociais são objetos de investigação. Esses objetos são elementos da realidade social, são modos de conhecimento, saberes do senso comum que surgem e se legitimam na conversação interpessoal cotidiana. Têm como objetivo compreender e controlar a realidade social; 


    fonte: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/viewFile/10256/pdf

  • Nas relações sociais as representações subsidiam o pensamento.

  • Constantino et al (2011), "por intermédio da arte da conversação, é criada uma comunidade de significados entre aqueles que participam dela: as representações sociais, que carregam esses significados, de modo que consistem em um conjunto de conceitos, proposições e explicações originados na vida cotidiana no curso das comunicações interpessoais".

     

    -------------------

    Gabarito: E


ID
1374238
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No campo da pesquisa em representações sociais, é preciso manter em perspectiva a pluralidade que constitui os processos representacionais, pluralidade esta que implica o reconhecimento, na estruturação do processo investigativo, de uma série de categorias sem as quais não se pode entender o sentido pleno das representações sociais, sendo necessário estabelecer quem é

Alternativas
Comentários
  • As pesquisas em representações sociais buscam entender o sujeito, em que contexto sócio-histórico e cultural ele vive, a partir de qual lugar ele interpreta os fenômenos e a função do que ele sabe.

     

    -------------------

    Gabarito: C


ID
1374244
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assim como as atitudes em geral, o preconceito tem três componentes: crenças, sentimentos e tendências

Alternativas
Comentários
  • Estranho. O preconceito costuma sim fazer aparte da fantasia, não só do comportamento... mas enfim.


ID
1403311
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Projeto de Lei nº 6.583/2013 que foi apresentado na Câmara dos Deputados criava o Estatuto da Família, definindo entidade familiar como o núcleo formado a partir da união entre homem e mulher. Considerando as famílias formadas a partir da união entre dois homens ou duas mulheres, a Resolução n° 001/99 do CFP orienta os psicólogos:

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIO FUNDAMENTAL II o psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

  • Gabarito B

    Art. 2° - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas.

    Art. 4° - Os psicólogos NÂO se pronunciarão, nem participarão de pronunciamentos públicos, nos meios de comunicação de massa, de modo a reforçar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais como portadores de qualquer desordem psíquica.


  • Gab B

    Art. 2° - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento, para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que

    apresentam comportamentos ou práticas homoeróticas.


ID
1409752
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É comum percebermos a discriminação dos que são diferentes, porque pertencem a outro grupo. As apreciações negativas dos padrões culturais de povos (ou mesmo grupos) diferentes resultam de comportamentos:

Alternativas

ID
1570285
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estigma, segundo Goffman (1978), não envolve unicamente a divisão entre sujeitos normais e sujeitos estigmatizados, mas sim uma complexidade maior que diz respeito a:

Alternativas
Comentários
  • Através do tempo, o indivíduo pode desempenhar ambos os papéis do drama normal-desviante. Mas deve-se ver que mesmo encaixado num rápido momento social, o indivíduo pode fazer ambas as exibições, mostrando não só uma capacidade geral para desempenhar ambos os papéis, mas também o aprendizado e domínio necessários para executar de modo corrente o comportamento de papel que lhe é exigido. Isso é facilitado, é claro, pelo fato de que os papéis de estigmatizado e normal não são simplesmente complementares, mas exibem ainda paralelos e semelhanças surpreendentes.

     

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/92113/mod_resource/content/1/Goffman%3B%20Estigma.pdf

  • gabarito: letra B

    Cumpre ressaltar que o estigma na perspectiva do autor é relacional, não é um atributo do indivíduo, mas sim produto de uma relação social, da interação entre indivíduos. Ou seja, o estigma não é referente a uma determinada característica ou a uma pessoa, mas é uma linguagem de relações, de perspectivas que são geradas nas contingências da vida social (GOFFMAN, 2008).

    Logo, um indivíduo que é considerado normal em uma dada circunstância pode, de fato, ocultar algum marcador que lhe remeteria à condição de estigmatizado. Sendo assim, os papéis de normal e estigmatizado são intercambiantes dependendo do contexto, pois ao longo da vida os indivíduos acabam desempenhando ambos.

    FONTE: (https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/intratextos/article/view/2101)


ID
1570306
Banca
CEPERJ
Órgão
FSC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Goffman (1978) descreve os símbolos de prestígio e de estigma como dados necessários à informação social sobre o sujeito. Refere-se, ainda, a outra informação que busca, de forma real ou ilusória, quebrar uma imagem estabelecida e encontrar uma direção positiva. A esta denomina:

Alternativas
Comentários
  • Além dos símbolos de prestígio e dos símbolos de estigma, pode-se achar uma outra possibilidade, ou seja, um signo que tende - real ou ilusoriamente - a quebrar uma imagem, de outra forma coerente, mas nesse caso numa direção positiva desejada pelo ator, buscando não só estabelecer uma nova pretensão, mas lançar sérias dúvidas sobre a validade da identidade virtual. Referir-me-ei aqui aos desidentificadores.

     

    Um especialista nova-iorquino nas artes da vadiagem nos dá um exemplo:

     

    "Para ler um livro depois das sete e meia da noite no Grand Central ou na Penn Station uma pessoa deve usar óculos 40 com armações de osso ou então aparentar ser excepcionalmente próspera. Caso contrário, estará sujeita a ser espreitada. Por outro lado, os leitores de jornal nunca parecem chamar a atenção e, mesmo o mais maltrapilho vagabundo pode sentar-se no Grand Central durante a noite inteira sem ser molestado se continuar a ler um jornal”.


ID
1652473
Banca
CRSP - PMRJ
Órgão
PM-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em seu clássico Estigma – Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada, Erving Goffman considerou que o termo estigma é usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, mas o que é preciso, na realidade, é uma linguagem de relações e não de atributos. Sobre o tema tratado pelo autor, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1674664
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF-SUL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pensamentos rígidos, sentimentos cristalizados, que não mudam e que limitam o comportamento da pessoa no entendimento do outro, são chamados de

Alternativas
Comentários
  • Não mudam?

  • Gab.: A

    Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.


ID
1762000
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise as alternativas abaixo sobre a Teoria das Representações Sociais (RS), de acordo com Oliveira e Werba apud Jaques et all (2001), colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta. 

( ) Para Serge Moscovici, as Representações Sociais podem ser vistas como a versão contemporânea do senso comum.

( ) Afeto e ação não são elementos que se articulam na teoria das RS

( ) A Teoria das RS tem como vantagem demonstrar o conjunto dos códigos culturais que definem, em um dado momento histórico, as regras de uma comunidade.

( ) A Teoria das RS pode ser considerada como uma forma sociológica de Psicologia Social e conceituada de maneira definitiva por Moscovici, embora muitos autores tenham produzido explicações para compreendê-la mais profundamente.

( ) A metodologia em RS vai variar de acordo com o objeto de estudo. 


Alternativas

ID
1794073
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a teoria das representações sociais, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Para Moscovici (1978), a Representação Social é uma construção que o sujeito faz para entender o mundo e para se comunicar. O autor buscava entender a construção do conhecimento cotidiano e a mudança, então, era o fundamento do interesse do deste. Todo objeto novo, por principio, provoca uma mudança no universo representacional do sujeito

     

    Spink (1997) alertava para os três contextos que fornecem o repertório ao qual recorremos para dar sentido às nossas experiências cotidianas, indicando sua temporalidade diversificada: o contexto cultural, marcado pelo tempo longo da história das mentalidades, o contexto social, o do tempo vivido no perímetro da história pessoal e o contexto interacional cravado no tempo curto da interação múltipla e variada em que vivemos como num presente que se renova sem cessar

     

    -------------------

    Gabarito: E


ID
1794145
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As concepções de representação são bem distintas entre Moscovici e Goffman. Considerando a orientação teórica de cada um desses teóricos da psicologia social, podemos dizer que:

Alternativas
Comentários
  • O sociólogo canadense Erving Goffman é um dos expoentes da visada conceitual que associa as representações às encenações, uma vez que sua obra se dedica a estudar a vida social fazendo uma metáfora com o drama teatral. Para o autor, uma representação pode ser “[...] considerada como uma espécie de imagem, geralmente digna de crédito, que o indivíduo no palco e como personagem efetivamente tenta induzir os outros a terem a seu respeito.” (GOFFMAN, 2013, p. 271). 


ID
1794163
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Serge Moscovici, importante psicólogo social francês, desenvolveu, no final do século XX, importante teoria psicossocial que deslocou a centralidade psíquica, do ponto de vista cognitivo, das atitudes para a construção social do saber cotidiano, como referência para o comportamento de pessoas, grupos, comunidades. Sua teoria foi fortalecida por muitos pesquisadores que aderiram a essa nova forma de pensar a psicologia social e que é muito difundida no Brasil. Estamos falando da:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) Teoria da Representação Social.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092004000200014

  • A Teoria das Representações Sociais (TRS) foi proposta pelo psicólogo social Serge Moscovici. Ela estuda a inter-relação entre sujeito e objeto e como se dá o processo de construção do conhecimento, ao mesmo tempo individual e coletivo na construção das Representações Sociais, um conhecimento de senso comum.

     

    -------------------

    Gabarito: A


ID
1794175
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

"A Humilhação crônica, longamente sofrida pelos pobres e seus ancestrais, é efeito da desigualdade política, indica a exclusão recorrente de uma classe inteira de homens para fora do âmbito intersubjetivo da iniciativa e da palavra. Mas é também dentro que, no humilhado, a humilhação vem atacar. A humilhação vale como modalidade de angústia e, nesta medida, assume internamente - como impulso mórbido - o corpo, o gesto, a imaginação e a voz do humilhado." O texto mencionado refere-se:

Alternativas

ID
1832998
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca da importância das crenças e dos estereótipos no comportamento social.

A atribuição de estereótipos pode ser evitada por meio do treino.

Alternativas
Comentários
  • Estudos de Kawakami, Dovidio, Moll, Hermsen e Russin (2000) demonstram que a ativação de estereótipos pode ser evitada através do treino.

     

    Os experimentos consistiam em fazer as pessoas negarem os estereótipos dos grupos e afirmarem os atributos contra-estereotípicos. Posteriormente, verificou-se que a atribuição de estereótipos se processava com maior dificuldade em pessoas que passaram pelo treino. A conclusão foi de que a inibição da ativação de estereótipos e o reforço das atribuições contra-estereotípicas podem reduzir ou anular a ativação de estereótipos. 

    LIMA, M. E. O. & VALA, J. Serão os Estereótipos e o Preconceito Inevitáveis? O Monstro da Automaticidade. In: Estereótipos, Preconceitos e Discriminação: Perspectivas Teóricas e Metodológicas. Ed. Edufba, Salvador: 2004.

     


ID
1833001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca da importância das crenças e dos estereótipos no comportamento social.

Os estereótipos são adquiridos em uma etapa mais avançada do processo de socialização e são utilizados por sua funcionalidade cognitiva e social. 

Alternativas
Comentários
  • O enfoque da instalação do estereótipo observa que pessoas, inicialmente, imaginam e definem o mundo e em seguida o observam. A interpretação estaria fundamentalmente associada à cultura, que determinaria de forma estereotipada a noção interna sobre o mundo externo. Assim, já haveria uma opinião formada, de acordo com os códigos da cultura, para se analisar o mundo antes mesmo de observá-lo. O mundo estaria ordenado por códigos, passados de geração a geração, favorecendo a estereotipia, que por função defenderia as tradições culturais e posições sociais.

  • Acho que o erro é porque os estereótipos funcionam nas etapas iniciais da socialização

ID
1833004
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca da importância das crenças e dos estereótipos no comportamento social.

Crenças podem ser entendidas como um tipo de representação simbólica que se tem acerca de fatos, pessoas, condições do mundo e condições internas, tais como expectativas, desejos, motivações e conflitos.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    "Na Psicologia Social as crenças são objeto de interesse e muita pesquisa. Nesta perspectiva as crenças podem ser entendidas como um tipo de representação simbólica que temos acerca de fatos, pessoas, condições do mundo e condições internas, como expectativas, desejos, motivações, conflitos (Krüger, 2004). As crenças produzem consequências na cognição, nas emoções e na conduta ."


ID
1833007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca da importância das crenças e dos estereótipos no comportamento social.

Crenças e atitudes são construídas socialmente pelas normas culturais vivenciadas pelo indivíduo. 

Alternativas

ID
1833010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ambiente social, as atitudes, o preconceito e a discriminação permeiam as relações humanas de forma determinante. Acerca desses constructos, julgue o próximo item.

As atitudes são tendências comportamentais ou predisposições pautadas em crenças, ideias e valores afetivos associados de sentimentos e emoções.

Alternativas
Comentários
  • Para cada atitude há um conceito racional e cognitivo – crenças e ideias, valores afetivos associados de sentimentos e emoções que, por sua vez, levam a uma série de tendências comportamentais: predisposições.


ID
1833013
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ambiente social, as atitudes, o preconceito e a discriminação permeiam as relações humanas de forma determinante. Acerca desses constructos, julgue o próximo item.

O preconceito envolve a adoção sumária de uma opinião ou de um critério antes que se passe por um filtro de um julgamento equânime, ou seja, é um julgamento prematuro sobre a coisa em questão.

Alternativas
Comentários
  • Preconceito= conceito prévio, senso comum, acrítico.


ID
1833016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ambiente social, as atitudes, o preconceito e a discriminação permeiam as relações humanas de forma determinante. Acerca desses constructos, julgue o próximo item.

Discriminar é limitar-se a ter uma opinião pautada em razões de categorias naturais e sociais fundamentadas nas capacidades e nos méritos individuais ou no real comportamento da pessoa em ação. 

Alternativas
Comentários
  • A discriminação não é limitada a ter uma opinião, ela é definida como um comportamento negativo, é uma ação negativa, injustificada, exercida contra membros de um grupo vítima de preconceito.

  • O simples fato de termos uma atitude preconceituosa não limita nosso comportamento a ser discriminatório, pois existem variáveis intervenientes, como normas de convívio social que podem fazer que nos comportemos contra nossos afetos e cognições. Errado.


ID
1833019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ambiente social, as atitudes, o preconceito e a discriminação permeiam as relações humanas de forma determinante. Acerca desses constructos, julgue o próximo item.

Os preconceitos estão presentes em imagens, linguagens, marcas corporais e psicológicas de homens e de mulheres, gestos e espaços, singularizando seu alvo e atribuindo-lhe qualificativos, hierarquias e poderes diferenciais diversamente valorizados.

Alternativas
Comentários
  • Putsss... é a 3ª vez que erro essa questão!

     

    Pesquisando encontrei o seguinte trecho:

     

    O preconceito, assim, constitui-se em um mecanismo eficiente e atuante, cuja lógica pode atuar em todas as esferas da vida. Os múltiplos preconceitos de gênero, de cor, de classe, etc. têm lugar tipicamente, mas não exclusivamente, nos espaços individuais e coletivos, nas esferas públicas e privadas. Fazem-se presentes em imagens, linguagens, nas marcas corporais e psicológicas de homens e de mulheres, nos gestos, nos espaços, singularizando-os e atribuindo-lhes qualificativos identitários, hierarquias e poderes diferenciais, diversamente valorizados, com lógicas de inclusões-exclusões conseqüentes, porque geralmente associados a situações de apreciação-depreciação/desgraça.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000100007

     

    Só acho que o examinador estava com preguiça na hora de elaborar essa prova. Que tem de questão porkera!!!

     

  • que absurdo! to fazendo um estudo das provas de psico da CESPE e a coisa toda é mucho loka.

  • Uma questão dessas é pra desestimular


ID
1833022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ambiente social, as atitudes, o preconceito e a discriminação permeiam as relações humanas de forma determinante. Acerca desses constructos, julgue o próximo item.

A discriminação usualmente incorporada e acreditada é a mola central e a reprodutora mais eficaz do preconceito.

Alternativas
Comentários
  • Essa definição se refere ao Estereótipo. A discriminação é a esfera comportamental do preconceito, ou seja, é o resultado deste e não a sua causa ou reprodução. 

    Fonte: Aroldo Rodrigues, Psicologia Social. 

  • Eu acho que não é isso, Bruno.

     

    A questão inverteu os conceitos.

     

    "O preconceito, usualmente incorporado e acreditado, é a mola central e o reprodutor mais eficaz da discriminação e de exclusão, portanto da violência. Embora seja uma categoria de difícil definição, "noção ainda obscura", remetemo-nos a sua definição semântica e sócio-antropológica".

     

    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000100007

  • Aos crimes previstos na lei de preconceito, a mola central não se trata da discriminação, mas sim da segregação 

  • é o contrário, o preconceito é a mola propulsora da discriminação.


ID
1833055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às características essenciais e históricas da psicologia social, julgue o item a seguir.

 Segundo a cognição social, o preconceito pode ser estudado por meio da observação.

Alternativas
Comentários
  • O preconceito é atitude e não pode ser observado, quem pode ser observado é o comportamento que é a ação e pode ser em relação à atitude preconceituosa discriminatória ou não.


ID
1833064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às características essenciais e históricas da psicologia social, julgue o item a seguir.

A teoria das representações sociais propõe o estudo do fenômeno psicológico por meio, fundamentalmente, do uso de experimentos.

Alternativas
Comentários
  • O estudo das representações sociais não utilizam experimentos. Os principais instrumentos utilizados para sua investigação são os grupos focais e conversações. 

    Fonte: Maria da Graça Correa Jacques, Psicologia Social Contemporânea. 

  • A teoria das representações sociais propõe o estudo do fenômeno psicológico por meio, fundamentalmente, da cognição, da linguagem e da comunicação

     

    -------------------

    Gabarito: Errado


ID
1833085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    O movimento de ocupação das ruas, aparentemente, ganhou força por meio da Internet, que ajudou a romper o que os psicólogos sociais chamam de ignorância pluralística. A despeito do nome pomposo, é um estado psicológico corriqueiro manifestado em inúmeras situações sociais, que diz respeito à incapacidade individual de conhecer o que realmente está na cabeça de concidadãos, colegas estudantes ou de trabalho e que constitui um inibidor poderoso do comportamento. Exemplificando, é comum que estudantes decidam não externar sua dúvida em sala de aula, por concluírem que, como nenhum outro colega está se manifestando, eles provavelmente não têm dúvidas! “Por que eu levantaria a mão se ninguém mais parece ter dúvidas?". O usuário do transporte coletivo quer reclamar, mas, como não observa reações negativas nos outros, acaba se conformando.

   Como, nessas situações, a forma de se ter acesso ao que as pessoas acreditam é observando seu comportamento, a ausência de reações visíveis faz com que muitos pensem, erroneamente, que não haveria aprovação social de sua queixa. Isso leva a forte ciclo vicioso, que mantém a conformidade da maioria, como naquilo que Noelle-Neuman chamou de espiral de silêncio.

Fabio Iglesias e Ronaldo Pilati. Rompendo a ignorância pluralística: uma análise do “Sai do Facebook e vem pra rua!". Internet: <www.unb.br> (com adaptações).

A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item seguinte acerca da Psicologia Social.

O fenômeno da sugestão, que caiu em desuso na psicologia social e que, hoje, poderia ser entendido como o rompimento com a conformidade, é um dos fenômenos que se poderia observar para romper com o que foi chamado de espiral de silêncio.

Alternativas

ID
1833088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

    O movimento de ocupação das ruas, aparentemente, ganhou força por meio da Internet, que ajudou a romper o que os psicólogos sociais chamam de ignorância pluralística. A despeito do nome pomposo, é um estado psicológico corriqueiro manifestado em inúmeras situações sociais, que diz respeito à incapacidade individual de conhecer o que realmente está na cabeça de concidadãos, colegas estudantes ou de trabalho e que constitui um inibidor poderoso do comportamento. Exemplificando, é comum que estudantes decidam não externar sua dúvida em sala de aula, por concluírem que, como nenhum outro colega está se manifestando, eles provavelmente não têm dúvidas! “Por que eu levantaria a mão se ninguém mais parece ter dúvidas?". O usuário do transporte coletivo quer reclamar, mas, como não observa reações negativas nos outros, acaba se conformando.

   Como, nessas situações, a forma de se ter acesso ao que as pessoas acreditam é observando seu comportamento, a ausência de reações visíveis faz com que muitos pensem, erroneamente, que não haveria aprovação social de sua queixa. Isso leva a forte ciclo vicioso, que mantém a conformidade da maioria, como naquilo que Noelle-Neuman chamou de espiral de silêncio.

Fabio Iglesias e Ronaldo Pilati. Rompendo a ignorância pluralística: uma análise do “Sai do Facebook e vem pra rua!". Internet: <www.unb.br> (com adaptações).

A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item seguinte acerca da Psicologia Social.

A afirmação de que, para se ter acesso ao que a pessoa acredita, é preciso observar seu comportamento, inspira-se na influência do behaviorismo na psicologia social e seu período ambientalista, o que confirma a validade dos conceitos inatistas para explicar o comportamento humano.

Alternativas
Comentários
  • A influência behaviorista na Psicologia Social está relacionada à importância dada por essa teoria à aprendizagem e, portanto, aos aspectos do ambiente social na determinação do comportamento humano. A questão está errada por afirmar que o behaviorismo confirma a validade dos conceitos inatistas, concepção oposta à apresentada pela teoria. 

  • inatistas - não


ID
1833094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, com base na história da psicologia social e suas vertentes psicológica e sociológica.

Fornecer mais conhecimentos, proibir comportamentos e aumentar o contato intergrupal são estratégias utilizadas para se realizar uma mudança de atitude relacionada à discriminação.

Alternativas

ID
1833097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, com base na história da psicologia social e suas vertentes psicológica e sociológica.

O contato intergrupal é uma estratégia eficaz para a redução do preconceito.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO. O Aroldo Rodrigues, no livro "Psicologia Social" apresenta como uma estratégia para redução do preconceito, o aumento do contato em um contexto de igualdade de status. Ele também propõe lançar mão de situações de interdependência mútua. 


ID
1833109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o próximo item, com base na história da psicologia social e suas vertentes psicológica e sociológica.

O racismo e o sexismo contra grupos sociais são atitudes negativas denominadas, na psicologia social, de estereótipos.

Alternativas
Comentários
  • O racismo e sexismo envolvem sentimentos negativos em relação a esses grupos, os quais somados aos componentes cognitivos (estereótipos) e comportamental (discriminação) constituem o preconceito. Os estereótipois são definidos apenas pelo componente cognitvo que envolve as crenças relacionadas a pessoas ou grupos que podem ser positivas ou negativas. 

    Fonte: Aroldo Rodrigues, Psicologia Social. 

  • GABARITO: ERRADO


ID
1833127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No âmbito da psicologia social e suas vertentes, julgue o item a seguir. 

De acordo com a teoria da identidade, as pessoas procuram uma identidade social positiva no processo de comparação com outros grupos. Dessa forma, quando o indivíduo não consegue obter uma identidade social positiva, pode ocorrer um afastamento psicológico ou um rompimento definitivo dele com o grupo.

Alternativas
Comentários
  • as pessoas estabelecem uma identidade social positiva mediante a comparação favorável de seu próprio grupo (in-group) com outros grupos sociais (out-groups). Nesse sentido, quando tal comparação não se mostra favorável ao próprio grupo, elas irão adotar diferentes estratégias para recuperar o favoritismo de seu próprio grupo, como forma de assegurar uma autoestima positiva ou pode ocorrer um afastamento psicológico ou um rompimento definitivo dele com o grupo

     

    -------------------

    Gabarito: Certo

  • GABARITO: CERTO


ID
1833139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mãe: O que você vai ser quando crescer?
Filho: Vou ser Homem!
Mãe: Sim, meu filho, mas você já é um homem.
Filho: Não mãe, você não entendeu. Serei homem porque vou trabalhar fora, viajar a serviço e ganhar muito dinheiro.

Considerando que o texto apresentado tem caráter unicamente motivador, julgue o próximo item, relativo à psicologia social.

Os protótipos são estruturas mentais e se referem a modelos criados sobre as qualidades específicas de certos grupos ou categorias.  

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    "Um protótipo representa uma tendência central ou um conjunto de objetos relativamente variáveis representativos de uma categoria. Os membros são percebidos como mais prototípicos quando ostentam um grande número dos fatores característicos daquela categoria, de forma que um protótipo deve ser entendido como uma representação abstrata dos componentes típicos e não de todos os fatores de uma categoria "

    Fonte:

  • GABARITO: CERTO


ID
1833145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mãe: O que você vai ser quando crescer?
Filho: Vou ser Homem!
Mãe: Sim, meu filho, mas você já é um homem.
Filho: Não mãe, você não entendeu. Serei homem porque vou trabalhar fora, viajar a serviço e ganhar muito dinheiro.

Considerando que o texto apresentado tem caráter unicamente motivador, julgue o próximo item, relativo à psicologia social.

Os estereótipos são mantidos por um único processo, que é a correlação ilusória.

Alternativas
Comentários
  • Os estereótipos podem ser mantidos por vários processos, incluindo a correlação ilusória.

  • GABARITO: ERRADO


ID
1833151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Mãe: O que você vai ser quando crescer?
Filho: Vou ser Homem!
Mãe: Sim, meu filho, mas você já é um homem.
Filho: Não mãe, você não entendeu. Serei homem porque vou trabalhar fora, viajar a serviço e ganhar muito dinheiro.

Considerando que o texto apresentado tem caráter unicamente motivador, julgue o próximo item, relativo à psicologia social.

Se alguns membros de um grupo, ou apenas um, exibem determinada característica negativa, é possível que ocorra a correlação ilusória, conforme a qual essa característica será atribuída a todos os outros membros do grupo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO


ID
1833178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir da evolução dos estudos de psicologia social no Brasil e no mundo, julgue o item consecutivo. 

A psicologia organizacional não tem levado em consideração os estudos de atitudes e valores realizados no âmbito da psicologia social, uma vez que os estudos realizados por essa área são muito generalistas e incapazes de explicar o comportamento organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Psicologia organizacional estuda bastante atitudes

  • O homem como um ser social, e a empresa, como uma instituicao que favorece (e necessita) de relacoes interpessoais entre seus colaboradores, deve ser analisado neste contexto institucional tomando com base estudos da psicologia social, pois dentro da empresa também se formam grupos sociais, bem como numa sociedade usual

  • GABARITO: ERRADO


ID
1833184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à teoria das representações sociais, julgue o item subsequente. 

Representações sociais são definidas como uma forma de conhecimento social, que pressupõe a existência de três aspectos: comunicação, (re)construção do real e domínio do mundo.

Alternativas
Comentários
  • http://www.intercom.org.br/PAPERS/REGIONAIS/SUDESTE2012/resumos/R33-1170-1.pdf

     

    Copiado e colado. 

     

    Almeida (2005, p.122) indica que as representações sociais ajustam-se a partir de “três aspectos importantes: a comunicação, a (re)construção do real e o domínio do mundo”. O aspecto da “comunicação” oferece códigos para trocas e para a nomeação e classificação do mundo, das histórias individuais e coletivas. A “(re)construção” do real implica uma constante dinâmica entre comunicação e representação, capaz de possibilitar aos sujeitos a reconstrução das realidades cotidianas, que só podem ser pensadas a partir das interações entre indivíduos ou grupos e os objetos sociais. Por fim, o “domínio do mundo”, permite que o indivíduo se situe no mundo e o domine.

  • FRANQUEIRA, B. "Cidade de Deus e as Representações Sociais de lugar violento."

     

    "Almeida (2005, p.122) indica que as representações sociais ajustam-se a partir de “três aspectos importantes: a comunicação, a (re)construção do real e o domínio do mundo”. O aspecto da “comunicação” oferece códigos para trocas e para a nomeação e classificação do mundo, das histórias individuais e coletivas. A “(re)construçãodo real implica uma constante dinâmica entre comunicação e representação, capaz de possibilitar aos sujeitos a reconstrução das realidades cotidianas, que só podem ser pensadas a partir das interações entre indivíduos ou grupos e os objetos sociais. Por fim, o “domínio do mundo”, permite que o indivíduo se situe no mundo e o domine". (Franqueira, 2012, p. 4)

     

    -------------------

    Gabarito: Certo

  • GABARITO: CERTO


ID
1833187
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à teoria das representações sociais, julgue o item subsequente. 

A objetivação corresponde à incorporação ou à assimilação de um novo objeto em um sistema de categorias que são familiares e funcionais aos indivíduos e que lhes estão facilmente disponíveis na memória. 

Alternativas
Comentários
  • A objetivação é um processo que torna algo concreto, vísivel, uma realidade; está associada à formação de conceitos. 

    Fonte: Jacques, Psicologia Social Contemporânea. 

  • A ancoragem corresponde à incorporação ou à assimilação de um novo objeto em um sistema de categorias que são familiares e funcionais aos indivíduos e que lhes estão facilmente disponíveis na memória.

     

    -------------------

    Gabarito: Errado

  • GABARITO: ERRADO


ID
1833190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à teoria das representações sociais, julgue o item subsequente. 

A introdução da teoria das representações sociais foi bem aceita no Brasil, visto que, à época, os pesquisadores brasileiros da psicologia social comungavam do viés norte americano, o qual concebia que essa teoria dava suporte às pesquisas sobre atitude.

Alternativas
Comentários
  • A tradição de pesquisa do Brasil, a grosso modo, tem a perspectiva crítica, reflexiva, ativista política... Já a norte - americana, basicamente, possui uma visão empirista, experimental, observacional... De certa forma, essas duas visões citadas anteriormente são opostas, assim, conclui-se, que as vertentes divergiam em várias questões.

  • GABARITO: ERRADO


ID
1833193
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à teoria das representações sociais, julgue o item subsequente. 

A abordagem estrutural, também conhecida como Escola do Midi, é uma das abordagens em que se estrutura a teoria das representações sociais.

Alternativas
Comentários
  • A chamada abordagem estrutural das representações, proposta por Jean Claude Abric, também conhecida como o "Grupo do Midi" é uma das abordagens nas quais se estrutura a teoria das representações. Essa abordagem é caracterizada, sobretudo, por uma tentativa de acentuar os aspectos valorativos e cognitivos em detrimento da estrutura de dupla natureza (figurativa e simbólica) proposta por Moscovici a qual se mostra de difícil demonstração e problemático manejo na pesquisa empírica

     

    -------------------

    Gabarito: Certo

  • Get in!

  • O campo das representações sociais é tradicionalmente plurimetodológico, comportando, por exemplo, desde estudos etnográficos (Jodelet, 1989) até experimentais (Abric, 1976; Rouquette, 1994). As formas de coleta de dados também são extremamente variadas com o uso de questionários (Gruev-Vintila & Rouquette, 2007; Moscovici, 1976), entrevistas (Jodelet, 1989; Naiff & Sá, 2007), associação livre de palavras (Sá, 1996; Vergès, 1992; Wolter & Wachelke, 2013), grupos focais (Flick, 2004) ou documentos oriundos da mídia impressa (Moscovici, 1976). Por sua vez as análises de dados também traduzem a pluralidade do campo e variam da análise de discurso (Gomes & Oliveira, 2012) à álgebra booleana (Flament & Rouquette, 2003) passando pela análise de conteúdo (Bardin, 1977).

    A abordagem estrutural das representações sociais possui técnicas que lhe são específicas e, com exceção da análise prototípica (Sá, 1996; Vergès, 1992; Wachelke & Wolter, 2011), quase nunca usadas pela comunidade científica brasileira.

    A teoria do núcleo central (Abric, 1994; Sá, 1996) descreve a representação social como um conjunto de cognemas, ou elementos cognitivos básicos (Codol, 1969), compartilhados por uma população, que dão sentido a um objeto do cotidiano. Estes cognemas, ativados pelo objeto, se relacionam entre si e formam uma totalidade. Dentre os cognemas, alguns são essenciais, ou absolutos, nos termos de Claude Flament (1994), para o reconhecimento e o pensamento acerca do objeto, pois sem eles o conjunto não é aceitável como conforme ao objeto para o grupo em questão. Estes cognemas, ou elementos, absolutos se associam a muitos outros cognemas por isso foram denominados de centrais para a representação social. Por serem absolutos e densamente ligados aos outros cognemas, estes elementos centrais são extremamente estáveis e pouco maleáveis e só se modificam com alterações de grande porte no contexto social do grupo e na sociedade. Por sua vez, existem outros elementos representacionais que são, segundo Flament (1994), negociáveis. Os membros do grupo toleram pensar no objeto sem que estes elementos estejam presentes pois eles são maleáveis, não necessariamente consensuais e menos associados a outros elementos comparativamente aos cognemas centrais.

  • GABARITO: CERTO


ID
1833196
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito à teoria das representações sociais, julgue o item subsequente. 

A ancoragem permite integrar o objeto da representação a um sistema de valores próprios aos indivíduos, que os denomina e os classifica em função da inserção social desses sujeitos.

Alternativas
Comentários
  • "Ancoragem é um dos processos que geram representações sociais. Moscovici salienta que ancorar é “classificar e dar nome a alguma coisa".

     

    Segundo Moscovici (2003), a ancoragem é concebida como o processo de transformar algo estranho e perturbador em algo comum, familiar. Isso ocorre quando somos capazes de colocar um objeto estranho em uma determinada categoria e rotulá-lo com um nome conhecido.

     

    Numa linha equivalente, Chamon (2006) pontua que o processo de ancoragem refere-se ao enraizamento social da RS, cuja função é realizar a integração cognitiva do objeto representado num sistema de pensamento preexistente. Assim, os novos elementos de conhecimento são colocados numa rede de categorias mais familiares.

     

    Assim, Moscovici e Chamon concebem a ancoragem como um sistema de categorização em que as categorias são socialmente estabelecidas."

     

    -------------------

    Gabarito: Certo

  • GABARITO: CERTO


ID
1866988
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“Embora o autoconceito, ou seja, a imagem que fazemos de nós mesmos, seja objeto de estudo de outros setores da psicologia, a psicologia social tem dedicado crescente importância à ideia de autoconceito, considerando ainda que existem relevantes fatores que levaram os psicólogos sociais a se interessarem mais e mais por este construto.”

(Rodrigues, Aroldo 1999 p. 68.)

Em relação ao autoconceito, analise as afirmativas.

I. Nosso autoconceito é formado, em grande parte, através de comparação com outras pessoas; neste sentido, nosso autoconceito é de extrema relevância em uma variedade de situações sociais.

II. É através da percepção de nós mesmos e da percepção de como nos relacionamos com outros e de como nos comparamos com outras pessoas que nosso autoconceito se forma. Por isso, consequentemente, podemos dizer que formamos uma imagem de nós mesmos basicamente da mesma maneira que formamos uma impressão a cerca de outras pessoas.

III.O autoconceito está estritamente ligado com os processos de introspecção e autoconsciência, entendendo que a introspecção refere-se ao processo de “auto-observação” e tentar discriminar nossos pensamentos, emoções e motivações. Trata-se de uma atividade rotineira no nosso cotidiano, porém são pensamentos sujeitos a muitas interferências inconscientes.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • LETRA B. As aformativas I E II estão corretas, mas a III não. Segundo o autor a introspecção NÃO é uma atividade rotineira da nossa parte.

     

    "A introspecção refere-se ao processo de "se olhar para dentro" e tentar discriminar nossos pensamentos, emoc;:oes e motivac;:oes. Ao contrario do que se pensa, nao se trata de uma atividade muito frequente de nossa parte ( CSIKSZENTMIHAL YI & FIGURSKI, 1982), alem de estar sempre sujeita a interferencias nao conscientes." Psicologia Social. Aroldo Rodrigues. Página 56.


ID
1903876
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o debate de Lane (2006) sobre identidade social e consciência de si, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.

( ) A identidade social é definida pelo conjunto de papéis sociais desempenhados pelos sujeitos, no entanto, estes papéis não são responsáveis pela manutenção das relações sociais.

( ) A identidade social exerce uma mediação ideológica entre os sujeitos e é conseqüência das livres escolhas que os sujeitos fazem no conviver social.

( ) A consciência de si não é capaz de alterar a identidade social.

( ) Nossos papéis e nossa identidade social reproduzem, no nível ideológico e no da ação, as relações de dominação necessárias para manutenção da sociedade de classe.

( ) Para que seja possível desenvolver a consciência de si, é preciso questionar como a nossa história de vida é determinada pelas condições históricas do nosso grupo social.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas

ID
1903882
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Oliveira e Werba apud Jaques et al (2001), existem três níveis de discussão e análise das Representações sociais. São eles:

Alternativas

ID
1903915
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A crença compartilhada de que determinados traços são característicos de um grupo social chama-se

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: 

     e) estereótipo.


ID
1908538
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

 Para Sawaia (2008), o sofrimento ético-político deve ser considerado como categoria de análise da dialética exclusão/inclusão. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) As várias formas de exclusão se objetivam no sujeito, portanto, ele é o responsável por sua situação social e deve buscar superá-la.

( ) No estudo da exclusão não se justifica trabalhar o campo das emoções, pois quando se está diante de um sujeito que passa fome, esta é sua urgência.

( ) O sofrimento é a dor mediada pelas injustiças sociais

( ) O contraponto do sofrimento ético-político é a felicidade pública.

( ) O conceito de potência de ação é proposto pela autora em substituição ao clássico conceito de conscientização. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    a) F – F – V – V – V.


ID
1908541
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As afirmativas abaixo referem-se ao debate sobre os processos psicossociais de exclusão, segundo Denise Jodelet (2008). Analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1908544
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da discussão sobre a noção de exclusão proposta por Wanderley (2008), analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

( ) As causas de pobreza e exclusão social não possuem ligação com o contexto do espaço e tempo onde se inserem, haja vista que são fenômenos globais homogêneos.

( ) O conceito de desqualificação não possui correlação com a situação de empregabilidade.

( ) O conceito de desafiliação foi cunhado por Castel e refere-se a ruptura de vínculo societal.

( ) A pobreza é considerada um fenômeno multidimensional e não significa apenas ausência de renda.

( ) Os ciclos de exclusão são reforçados pela naturalização deste fenômeno como insuperável e pelo reforçamento dos estigmas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     b) F – F – V – V – V.


ID
1908547
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Paugan (2008), a expulsão gradativa de camadas cada vez mais amplas da população para fora do mercado de trabalho e as vivências na relação com os serviços de assistência ao longo deste processo corresponde ao conceito de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

     b) desqualificação social


ID
2057935
Banca
FCC
Órgão
DPE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Manifestam-se em palavras, sentimentos e condutas e se institucionalizam, portanto, podem e devem ser analisadas a partir da compreensão das estruturas e dos comportamentos sociais. Na Psicologia Social, são denominadas por

Alternativas
Comentários
  • representações sociais

  • Representações Sociais são o conjunto de explicações, crenças e ideias que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objecto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.

    O contexto histórico das representações sociais se define pelo fato de que elas, ao serem apresentadas como uma "modalidade de conhecimento particular que tem por função a elaboração de comportamentos e a comunicação entre indivíduos" (Moscovici, 1978), são sustentadas tanto por conhecimentos oriundos da experiência cotidiana como pelas reapropiações de significados historicamente consolidados.

  • Essa afirmação foi retirada da obra "Do Rio das vitrines à galeria dos desconhecidos"

     

    "Sendo consideradas um materal importante para a pesquisa no interior das Ciências Sociais, estas (representações sociais) se manifestam em palavras, sentimentos e condutas e se institucionalizam e devem ser analisadas a partir da compreensão das estruturas e comportamentos sociais. Sua mediação privilegiada é a linguagem." (Oberg, p. 77)

     

    -------------------

    Gabarito: C


ID
2212864
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para os psicólogos sociais contemporâneos, conforme afirmam Rodrigues, Assmar e Jablonski (2003), o estereótipo é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    b) a base cognitiva do preconceito.


ID
2217022
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das interferências nas relações interpessoais denomina-se preconceito. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)

    O julgamento do outro pelos padrões próprios de referências e valores bloqueia o relacionamento interpessoal, ou seja, percebe-se o outro somente pelo que se imagina. 

  • Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Ex.: “todos os alemães são prepotentes”, “todos os americanos são arrogantes”, “todos os ingleses são frios”, “todos os baianos são preguiçosos”, “todos os paulistas são metidos” etc.

     

    Fonte: Ribas e Salim


ID
2224369
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a teoria das representações sociais, do psicólogo social romeno Serge Moscovici, considere:

I. A teoria das representações sociais estuda o conhecimento do senso comum (consensual) com o propósito de descrever, explicar e interpretar os fenômenos sociais que ocorrem na vida cotidiana.
II. A objetivação como processo formador das representações sociais possibilita a criação de uma imagem como representação de uma ou mais ideias.
III. Ancorar é classificar um fenômeno desconhecido a fim de dar-lhe um significado e torná-lo familiar.
IV. A teoria tem sido utilizada nas pesquisas interessadas em compreender como se dá a construção do conhecimento científico (reificado).

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Se vocês prestarem atenção, as alternativas I e IV se contradizem e, portanto, bastava saber que a TRS trata do universo consensual (conhecimento de senso comum) para inferir o erro da IV. A TRS não trata do universo reificado (conhecimento científico). Ademais, os conceitos de objetivação e ancoragem estão adequadamente descritos.

     

    O processo de objetivação “faz com que se torne real um esquema conceitual, com que se dê a uma imagem uma contrapartida material” (Moscovici, 1978, p. 110). Em outras palavras, a objetivação consiste em dar concretude a um determinado conceito.

     

    O processo de ancoragem envolve, para Moscovici (1978) a integração cognitiva do objeto representado no sistema de pensamento preexistente. Ou seja, tornamos familiar o conceito ou objeto representado.

     

    -------------------

    Gabarito: A

  • Só corrigindo Maria Nascimento, o gabarito é alternativa B.


ID
2297530
Banca
FCC
Órgão
PGE-MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As representações sociais são definidas como uma “rede” de ideias, metáforas e imagens sociais mais fluidas, são processos cognitivos e afetivos inacabados de apreensão do mundo, sendo constituídas pela comunicação com outros. Portanto, a criação das representações sociais se dá por:

I. Influência de outros ao tomarmos uma decisão no cotidiano.

II. Distorções de pensamento pautado no discurso de outros.

III. Processos científicos de pesquisa qualitativa da realidade.

IV. Comportamentos e emoções ancorados no cotidiano.

V. Processos de ancoragem e objetivação que circulam no cotidiano.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a teoria de Moscovici (1961), as representações sociais se dão nos universos consensuais, ou seja, estão relacionadas ao conhecimento de senso comum de modo que não se relacionam ao conhecimento científico que está no âmbito dos universos reificados. Assim, a única alternativa incorreta é a que associa as RS ao conhecimento científico. Todas as outras apresentam características dos universos consensuais (conhecimento de senso comum) e, portanto, estão corretas.

     

    -------------------

    Gabarito: E


ID
2328916
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com a introdução dos Temas Transversais nos Parâmetros Curriculares Nacionais, buscou-se caminhos para lutar contra os diversos tipos de preconceitos e de comportamentos discriminatórios. No entanto, os educadores podem elaborar o conteúdo desses temas transversais baseando-se na sua experiência profissional e nas peculiaridades de seus meios. Considerando essa afirmativa, e conforme publicação do MEC (2005), assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  

    Ao instituir a Pluralidade Cultural como Tema Transversal, de acordo com os PCNs, a experiência educativa das comunidades e sua história oral foram incorporadas à educação formal de forma universalizada, facilitando a construção de um sentimento de identificação pelos conteúdos ensinados e pelos currículos escolares.

    A memória coletiva e a história da comunidade negra interessam aos alunos de ascendência negra em oposição ao saber sistematizado da cultura dominante, já que este segmento étnico, tendo em vista as condições desiguais nas quais se desenvolveu, não contribuiu para a formação da identidade nacional, que agrega somente o segmento branco. ERRADO

    Apesar da autonomia do professor no desenvolvimento do currículo escolar, deve-se incorporar todo o universo de valores que o aluno já carrega através desse outro currículo em que foi formado por sua socialização, pois a escola, enquanto instituição socializadora, tem o dever de reforçar indiscriminadamente as matrizes culturais a partir das quais se constrói a identidade dos alunos. ERRADO

    O que se propõe, ao incorporar a experiência educativa das comunidades no desenvolvimento dos currículos escolares, é considerar a identidade dos alunos atentando para a especificidade da herança cultural que carregam e possibilitar que se amplie paulatinamente o universo da experiência e a visão de mundo dos alunos, para que possam ter acesso à universalização do saber. Certo

     

    Em suas múltiplas variedades, o saber que se condensa nas culturas populares é um importante fator de afirmação da identidade brasileira. Por conseguinte, os conteúdos escolares devem ressaltar as expressões folclóricas para que a escola consiga avançar na relação entre saberes escolares/ realidade social/diversidade étnico-cultural. 

     


ID
2328919
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a questão racial e o combate ao racismo na educação (MEC, 2005), assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) No Brasil, o racismo ainda é insistentemente negado, mas se mantém presente nos sistemas de valores que regem o comportamento da nossa sociedade, expressando-se através das mais diversas práticas sociais. Dessa forma, não há ambiguidade no racismo brasileiro, que se expressa da mesma forma que o Apartheid na África do Sul. ERRADO

    b) A negação do racismo na educação, como efeito do mito da democracia racial na sociedade brasileira, deve ser compreendida por educadores(as) como forma de reconhecimento da universalidade do racismo, que se manifesta da mesma forma em outras sociedades pós-coloniais. ERRADO

    c) As práticas racistas que acontecem no interior da escola devem ser denunciadas por educadores(as), já que o entendimento da questão racial está associado às práticas concretas. Dessa forma, estarão contribuindo com a comunidade e movimentos sociais negros, os quais defendem a criminalização do racismo como principal pauta.

    d) Experiências de formação e estratégias de intervenção a devem considerar as representações sobre o negro que educadores(as) e alunos(as) possuem, bem como o mito da democracia racial na sociedade brasileira. Nesse sentido, o contato com a comunidade negra, com os grupos culturais e religiosos e com os movimentos sociais contribuem para a mudança de valores na educação.

     e) A implementação de práticas antirracistas no interior da escola somente será possível por meio do maior acesso à informação ou do processo de politização das consciências dos docentes, já que transmitem verticalmente seus valores aos alunos, sendo formadores de opinião. Por conseguinte, não basta apenas lermos o documento de “Pluralidade Cultural” ou analisarmos o material didático, sendo necessário discutirmos sobre as questões curriculares presentes na escola.ERRADO

  • Gabarito D

    Queria deixar aqui registrado o erro da letra E, que apesar de estar quase toda correta, fala sobre politização e verticalização. Conceitos estes que nunca foram propagados pelo MEC, apesar de muita gente não entender isso HOJE.


ID
2392648
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A psicologia social estuda nossas percepções dos outros, nossas motivações resultantes da interação com outros e, ainda, nossas atitudes, comportamentos pró-sociais (altruísmo e amor) e antissociais (violência e agressão), estereótipos e preconceitos, o comportamento grupal, a formação de amizades, as formas de influenciar as pessoas etc., e uma vez adquirido o conhecimento decorrente desse estudo, aplica tal conhecimento ao entendimento de situações sociais e ao fornecimento de subsídios para solução de problemas sociais.”

(Rodrigues, 2007, p. 17.)

Considerando o trecho e os estudos de interação humana, é correto afirmar que, em pesquisa, o psicólogo social utiliza

Alternativas

ID
2392651
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A psicologia social estuda nossas percepções dos outros, nossas motivações resultantes da interação com outros e, ainda, nossas atitudes, comportamentos pró-sociais (altruísmo e amor) e antissociais (violência e agressão), estereótipos e preconceitos, o comportamento grupal, a formação de amizades, as formas de influenciar as pessoas etc., e uma vez adquirido o conhecimento decorrente desse estudo, aplica tal conhecimento ao entendimento de situações sociais e ao fornecimento de subsídios para solução de problemas sociais.”

(Rodrigues, 2007, p. 17.)

“O otimismo é um tema que vem sendo abordado nos estudos da interação humana no âmbito dos comportamentos pró-sociais.” Considerando essa afirmativa e o trecho referenciado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.

( ) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.

( ) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.

( ) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.

A sequência está correta em

Alternativas

ID
2392654
Banca
IDECAN
Órgão
CBM-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A psicologia social estuda nossas percepções dos outros, nossas motivações resultantes da interação com outros e, ainda, nossas atitudes, comportamentos pró-sociais (altruísmo e amor) e antissociais (violência e agressão), estereótipos e preconceitos, o comportamento grupal, a formação de amizades, as formas de influenciar as pessoas etc., e uma vez adquirido o conhecimento decorrente desse estudo, aplica tal conhecimento ao entendimento de situações sociais e ao fornecimento de subsídios para solução de problemas sociais.”

(Rodrigues, 2007, p. 17.)

Um dos indicadores importantes no estudo, o otimismo é a capacidade que os indivíduos possuem de generalização. A respeito desse indicador e em conformidade com o trecho citado, quando se generaliza a causa de um insucesso a todas as situações com que nos deparamos, é possível afirmar que essa causa se caracteriza por

Alternativas

ID
2553349
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em contribuição ao Ministério do Trabalho, o Conselho Federal de Psicologia determinou as atribuições do psicólogo clínico para integrar o catálogo brasileiro de ocupações. Nesse sentido, considere as atribuições listadas nos itens a seguir:


I Colaborar, em equipe multiprofissional, no planejamento das políticas de saúde, em nível de macro e microssistemas.

II Promover estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.

III Participar da elaboração e da execução de programas socioeducativos destinados a crianças de rua, abandonadas ou infratoras.

IV Participar da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população, bem como sobre a adequação das estratégias diagnósticas e terapêuticas à realidade psicossocial da clientela.

V Atuar junto a equipes multiprofissionais no sentido de levá-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervêm na saúde geral do indivíduo, em unidades básicas, ambulatórios de especialidades, hospitais gerais, prontos-socorros e demais instituições.


Os itens que apresentam corretamente atribuições do Psicólogo Clínico são

Alternativas
Comentários
  • I Colaborar, em equipe multiprofissional, no planejamento das políticas de saúde, em nível de macro e microssistemas. CERTO

    II Promover estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais. ERRADO PSICOLOGO SOCIAL

    III Participar da elaboração e da execução de programas socioeducativos destinados a crianças de rua, abandonadas ou infratoras. PSICOLOGO SOCIAL/ JUDICIARIO

    IV Participar da elaboração de programas de pesquisa sobre a saúde mental da população, bem como sobre a adequação das estratégias diagnósticas e terapêuticas à realidade psicossocial da clientela. CERTO

    V Atuar junto a equipes multiprofissionais no sentido de levá-las a identificar e compreender os fatores emocionais que intervêm na saúde geral do indivíduo, em unidades básicas, ambulatórios de especialidades, hospitais gerais, prontos-socorros e demais instituições. CERTO

  • Essa V não seria uma competência do psicólogo hospitalar?

  • Fabrício, não quando se fala em trabalhar em equipes multiprofissionais... Existem psicólogos clínicos, organizacionais em hospitais também.


ID
2609962
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por

Alternativas
Comentários
  • A) exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.

  • qual o erro da C?
  • Letra C traz um conceito impreciso de Estigma Social: "o estigma social tem como marco teórico fundamental a obra clássica de Goffman, que descreve o estigma como um sinal ou uma marca que designa o por-tador como “deteriorado” e, portanto, menos valorizado do que as pessoas normais"

  • Na perspectiva da Psicologia Social entende-se que as populações socialmente vulneráveis − quilombolas, negros, indígenas, ribeirinhas, refugiados ou outras – são constantemente atravessadas por exclusões sociais que formam minorias psicológicas, sustentadas por ideologias de poder e desigualdades históricas e sociais.


ID
2639956
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA, 2013) juntamente com a ONU, produziu um dossiê sobre as condições de vida das mulheres negras no Brasil. Este dossiê aponta para a relevância e utilidade do conceito de interseccionalidade dentro dos debates atuais. De acordo com este dossiê, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2825353
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As políticas públicas dirigidas a diferentes segmentos populacionais, tais como LGBT, pessoas com deficiência e negros, fundamentam-se em conceitos operativos que embasam planos de ações específicas. A esse respeito, considere:


I. Identidade de gênero é definida como a junção do sexo biológico com o sexo social.

II. Equidade no contexto da saúde da população está relacionada a práticas que contemplem as diferentes necessidades de cuidado.

III. Discriminação social tem como base a desigualdade entre pessoas ou grupos, onde um se considera superior ao outro.

IV. Reintegração e inclusão social são conceitos semelhantes que focam no trabalho de reinserção social de alguém após seu retorno à sociedade.


Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • ITEM I:

    Sexo é Biológico, Gênero é Social.

    Identidade

    Identidade de Gênero diz respeito a como a pessoa se sente, se do gênero feminino ou masculino. Seu sexo biológico pode não ser o mesmo de seu sexo social.


    ITEM IV:

    Reintegração social foca no trabalho de reinserção social de alguém após seu retorno à sociedade.

    Inclusão Social

    Inclusão Social foca em promover um conjunto de ações que garantam a participação igualitária de todos na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da etnia, da orientação sexual e de outras diferenças.



  • Percebi que Reintegrar é incluir alguém que já pertenceu à sociedade e incluir é colocar essa pessoa na sociedade pela primeira vez. Isso me ajudou a responder essa questão.

  • I. Identidade de gênero é definida como a junção do sexo biológico com o sexo social. F

    comentários: Identidade de Gênero diz respeito a como a pessoa se sente, se do gênero feminino ou masculino. Seu sexo biológico pode não ser o mesmo de seu sexo social.

    II. Equidade no contexto da saúde da população está relacionada a práticas que contemplem as diferentes necessidades de cuidado. V

    III. Discriminação social tem como base a desigualdade entre pessoas ou grupos, onde um se considera superior ao outro. V

    IV. Reintegração e inclusão social são conceitos semelhantes que focam no trabalho de reinserção social de alguém após seu retorno à sociedade. F

    comentários: Reintegração social foca no trabalho de reinserção social de alguém após seu retorno à sociedade. Inclusão Social foca em promover um conjunto de ações que garantam a participação igualitária de todos na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da etnia, da orientação sexual e de outras diferenças.


ID
2841055
Banca
CONSULPAM
Órgão
Câmara de Juiz de Fora - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo da formação do sentimento de identidade ocorre envolvendo os planos, por exemplo, sexual, profissional, social, dentre outros. Em relação à estruturação das identificações e da formação das diversas formas de identidade, assinale a opção CORRETA que apresenta os fatores que são considerados para esta formação e estruturação.

Alternativas
Comentários
  • Letra c. podem? nao seriam devem?

  • A - A influência dos amigos não necessariamente é maior do que a dos pais, na verdade, considerando que os pais (geralmente) passam mais tempo nas fases primárias do desenvolvimento do filho, a influência destes na criança serão significativos e estas serão carregadas em sua personalidade ao longo de seu desenvolvimento. Portanto, alternativa ERRADA.

    B - A influência dos pais, como dito anteriormente, é nítida e significante no sujeito em construção e resultará em alguns traços de personalidade em sua estrutura madura (adulto). Portanto, a questão está ERRADA.

    C - Única alternativa coerente. CERTA

    D - Essa resposta sequer faz sentido. No máximo seria um paralelo com o processo de castração na fase de Complexo de Édipo, entretanto, mesmo com tal ressalva ainda assim esta resposta não está devidamente desenvolvida nem engloba a complexidade da relação paternal no desenvolvimento da personalidade. Obviamente ERRADA.


ID
2860750
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Moscovici (1978) defende que a representação social deve ser encarada “tanto na medida em que ela possui uma contextura psicológica autônoma, como na medida em que é própria de nossa sociedade e de nossa cultura”. São características da Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici: 


I. A Teoria das Representações Sociais proposta pelo psicólogo social francês Serge Moscovici foi apresentada por ele na obra intitulada “A representação social da psicanálise.”

II. A Representação Social, para Moscovici, possui uma dupla dimensão, Sujeito e Sociedade, e situa-se no limiar de uma série de conceitos sociológicos e psicológicos.

III. Uma representação é, ao mesmo tempo, o produto e o processo de uma atividade mental pela qual um indivíduo ou um grupo reconstitui o real, confrontando e atribuindo uma significação específica.

IV. O processo de ancoragem envolve, para Moscovici, “a integração cognitiva do objeto representado no sistema de pensamento preexistente”, ou seja, “sua inserção orgânica em um repertório de crenças já constituído”.

V. A Representação Social é uma construção que o sujeito faz para entender o mundo e para se comunicar - é uma Teoria.


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas

ID
2860765
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Sawaia (2002), a exclusão social é um processo complexo e multifacetado. Sobre esse processo podemos afirmar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A exclusão é processo complexo e multifacetado, uma configuração de dimensões materiais políticas, relacionais e subjetivas (E). É processo sutil e dialético, pois só existe em relação à inclusão, como parte constitutiva dela (D). Não é uma coisa ou um estado, é processo que envolve o homem por inteiro e suas relações com os outros (C) . Não tem uma única forma e não é uma falha do sistema, devendo ser combatida como algo que perturba a ordem social, ao contrário ele é produto do funcionamento do sistema (B). (SAWAIA, 1999, p. 9).

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-56482006000100008

    Gabarito: A


ID
2860774
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Mata e Santos (2015), o racismo deve ser considerado como uma questão de saúde. Conforme expresso na Portaria nº 992 (Brasil, 2009) do Ministério da Saúde, a Psicologia deve se pautar por esta orientação, que fortalece a Resolução 018/2002 do CFP. (...) O racismo adoece as pessoas, traumatizando (Lacerda et al., 2012; Faro e Pereira, 2011) e afetando-as em todos os campos da vida (ONU, 1963). Sobre o trabalho do psicólogo na atenção a vítimas do racismo, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFP N.º 018/2002

    Art. 3º - Os psicólogos, no exercício profissional, não serão coniventes e nem se omitirão perante o crime do racismo.


ID
2860816
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Resolução CFP nº 18/2002, estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação a preconceito e discriminação racial. Essa resolução está calcada em algumas considerações preliminares. São elas:


I. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde se lê que "todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade humana", e a "Declaração de Durban", adotada em 8 de setembro de 2001, que reafirma o princípio da igualdade e da não discriminação.

II. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

III. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada pela Resolução CFP nº 23/2007)

IV. O art. 10 do Código de Ética Profissional dos Psicólogos prevê a possibilidade de quebra do sigilo nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no art. 9 e as afirmações dos princípios fundamentais desse Código. (Redação dada pela Resolução CFP nº 23/2007)


Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO (Resolução CFP n°

    10/2005)


    PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

    I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da

    dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que

    embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das

    pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de

    negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.


    Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por

    meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que

    tenha acesso no exercício profissional.

    Art. 10 – Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes

    do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código,

    excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de

    sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

  • Declaração de Durban? 

  • RESOLUÇÃO CFP N.º 018/2002Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial. O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais, que lhe são conferidas pela Lei n.º 5.766, de 20 de dezembro de 1971 e pelo Decreto 79.822; CONSIDERANDO a Declaração Universal dos Direitos Humanos, onde se lê: “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade humana” e a “Declaração de Durban”, adotada em 8 de setembro de 2001, que reafirma o princípio de igualdade e de não discriminação; CONSIDERANDO a Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial; CONSIDERANDO que o racismo é crime inafiançável e imprescritível conforme o art. 5º, XLII da Constituição Federal de 1988; CONSIDERANDO os dispositivos da lei 7.716, de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor; CONSIDERANDO os artigos VI e VII dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional dos Psicólogos:“Art. VI – O Psicólogo colaborará na criação de condições que visem a eliminar a opressão e a marginalização do ser humano.Art. VII – O Psicólogo, no exercício de sua profissão, completará a definição de suas responsabilidades, direitos e deveres de acordo com os princípios estabelecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 10/12/1948 pela Assembléia Geral das Nações Unidas;” CONSIDERANDO que o art. 27 do Código de Ética do Psicólogo prevê a quebra do sigilo quando se tratar de fato delituoso cujo conhecimento for obtido através do exercício da atividade profissional; CONSIDERANDO que o preconceito racial humilha e a humilhação social faz sofrer;

    CONSIDERANDO a decisão tomada na reunião plenária do dia 19 de dezembro de 2002, RESOLVE: Art. 1º - Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão contribuindo com o seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo. Art. 2º - Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a discriminação ou preconceito de raça ou etnia. Art. 3º - Os psicólogos, no exercício profissional, não serão coniventes e nem se omitirão perante o crime do racismo. Art. 4º - Os psicólogos não se utilizarão de instrumentos ou técnicas psicológicas para criar, manter ou reforçar preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminação racial. Art. 5º - Os psicólogos não colaborarão com eventos ou serviços que sejam de natureza discriminatória ou contribuam para o desenvolvimento de culturas institucionais discriminatórias. Art. 6º - Os psicólogos não se pronunciarão nem participarão de pronunciamentos públicos nos meios de comunicação de massa de modo a reforçar o preconceito racial. Art. 7º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Brasília-DF, 19 de dezembro de 2002. ODAIR FURTADO Conselheiro-Presidente

    GABARITO: E


ID
2878420
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Numa sociedade globalizada como a atual a interação entre as realidades locais e global marca os processos identitários, inclusive da juventude. Analisando a construção identitária da juventude contemporânea, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • O consumo desempenha hoje um papel central na vida dos jovens, uma vez que estes usam os padrões de consumo para definir a sua identidade e para integrar-se nos diversos grupos sociais. O consumo não é apenas um ato econômico, é, também, um ato social que reflete hábitos, costumes sistemas de valores, etc. São muito os fatores que influenciam o consumo. Estes fatores podem ser econômicos e sociais. A mídia trabalha para que a sua produção de imagens chegue ao indivíduo de maneira que legitime e afirme não só o consumo, mas também os modos de sociabilidade - uma espécie de orientação sobre como viver e se relacionar em sociedade nelas inseridos. Sabe-se que a mídia em geral tem um papel importante no comportamento de consumo das pessoas e o poder que ela tem de influenciar a massa, muda hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos e de um dia para outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação totalmente diferente da anterior. Para isso, a mídia ensina o que, onde, quando e como consumir. A força da mídia parece ser incontestável e, com isso, sua presença no cotidiano ganha "raízes". E é essa força que parece estar escrevendo as linhas da história da nossa sociedade.

    Fonte:

  • A fonte do Tiago foi essa: https://psicologado.com.br/psicologia-geral/desenvolvimento-humano/juventude-e-consumo-a-influencia-exacerbada-da-midia


ID
2928784
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
CRP - 11ª Região (CE)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção falsa que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação ao preconceito e a discriminação racial:

Alternativas
Comentários
  • Apesar de não se encontrarem expressamente descritas no Código de Ética Profissional do Psicólogo, as assertivas podem ser facilmente analisadas a partir de dois dos princípios fundamentais:


    I.                     O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

    II.                   O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.


    GABARITO: B

  • essa questão faz referência a RESOLUÇÃO CFP N.º 018/2002

    A letra B contrapõem-se ao artigo 3º que diz "Os psicólogos, no exercício profissional, não serão coniventes e nem se omitirão perante o crime do racismo."

    Qconcursos, me contrata! =P


ID
2964787
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFPB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a ideia de pertencimento racial, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2981236
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Coser (2010), as metáforas farmacoquímicas instituem um discurso que instrui as sintaxes do viver e instaura novas formas de satisfação e/ou gerenciamento de economias subjetivas, pulsionais, orgânicas e libidinais. Fomenta-se uma tendência a perceber o mundo com base nos clichês divulgados e o hábito de pensar:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
3008389
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O aumento da desigualdade social vem acompanhado por um amento das teorias que tendem a justificar o fenômeno. Enquanto a pobreza ou a condição assalariada, no modelo capitalista tradicional, podiam ser percebidas como consequências de uma ordem social injusta, no novo capitalismo tendem a ser associadas à natureza das coisas e, em última instância, à responsabilidade pessoal.


Com relação aos processos de segregação e exclusão sociais, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A exclusão tende a substituir a relação de exploração, pois as novas formas de organização de trabalho indicam que só uma minoria de trabalhadores seria incorporada de maneira estável, enquanto a maioria se submeteria a condições de extrema precariedade laborativa.

  • Queria entender o porquê da D estar errada...

  • alguém teria referencia bibliográfica sobre esse assunto ?

  • Acredito que a D está errada porque fala só em exploração, mas não em segregação, como pede o resultado. Eu acertei porque segui essa lógica, mas não sei em que bibliografia essa questão é embasada.

  • Gab A

    A exclusão tende a substituir a relação de exploração, pois as novas formas de organização de trabalho indicam que só uma minoria de trabalhadores seria incorporada de maneira estável, enquanto a maioria se submeteria a condições de extrema precariedade laborativa.


ID
3008428
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao racismo, analise as afirmativas a seguir.


I. A prática de racismo institucional é marcada pelo tratamento diferenciado e desigual, efetivada em estruturas públicas e privadas, indicando a falha do Estado em prover assistência igualitária aos diferentes grupos sociais.

II. A dimensão do racismo interpessoal versa sobre os processos de desigualdade política com base na raça, que ocorrem entre os sujeitos em interação, perpassando relações verticais e horizontais, amorosas ou não.

III. É um erro conceitual falar de racismo às avessas ou de racismo de negro contra branco.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Nossa quantos psicólogos consideraram que não é um erro conceitual dizer que o branco sofre racismo!
  • todas estão corretas, :)

  • Tiraram todas as alternativas desse material: Relações Raciais - Referências Técnicas para atuação de psicólogas (os) 2017.

    Site: crepop.pol.org.br

    Foi CTRL C - CTRL V

  • A questão está referenciada na publicação do Conselho Federal de Psicologia, intitulada “Relações Raciais: Referências Técnicas para atuação de psicólogas/os", que foi uma das respostas do Sistema de Conselhos de Psicologia às demandas do movimento negro para “a produção de teorias e que contribuam com a superação do racismo, do preconceito e das diferentes formas de discriminação.

    Vejamos os itens apresentados na questão:

    I. CORRETO. De acordo com a publicação, a prática de racismo institucional pode ser considerada a principal responsável pelas violações de direitos dos grupos raciais subalternizados. Efetivada em estruturas públicas e privadas do país, essa prática é marcada pelo tratamento diferenciado, desigual. Indica, pois, a falha do Estado em prover assistência igualitária aos diferentes grupos sociais.

    II. CORRETO. A dimensão do racismo interpessoal versa sobre os processos de desigualdade política com base na raça/cor que ocorrem entre os sujeitos em interação. Inclui, por exemplo, as relações que acontecem no interior das organizações, as quais envolvem gestores e profissionais, profissionais e usuárias(os), entre os próprios profissionais e entre os próprios usuários; assim como os laços estabelecidos entre familiares, casais, amigos, colegas ou, quem sabe, entre inimigos. Perpassa, portanto, relações verticais e horizontais, amistosas ou não.

    III. CORRETO. É um erro conceitual falar de racismo às avessas ou de racismo de negro contra branco. Se, para que haja racismo há de haver hierarquia histórica entre as raças, sabemos que, historicamente, o grupo racial negro não ocupou status de superioridade em relação ao branco. A exceção não deixa de confirmar a regra, isso é, um(a) negro(a) em destaque maior do que um(a) branco(a) não representa desmantelamento do racismo, pois, ele (o racismo) não diz respeito apenas a uma experiência singular e afetiva de uma pessoa em relação à outra, trata-se de um fenômeno que ocorre há longa data e que é concernente à identidade grupal racial.

    A publicação pode ser acessada na íntegra em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/relacoes_raciais_baixa.pdf

    GABARITO: E

  • RACISMO INSTITUCIONAL: NO SETOR PÚBLICO E PRIVADO.

    NÃO HÁ PREVISÃO DE RACISMO ÀS AVERSSAS.

  • No gabarito comentado, consta na referência sobre o item II: " Perpassa, portanto, relações verticais e horizontais, amistosas ou não", Já na questão, considerada correta, consta " perpassando relações verticais e horizontais, amorosas ou não. Estaria portanto, esta questão incorreta devido a esta diferenciação?

  • Errei justamente devido a palavra "amorosa" no item II. Ao buscar referencial, a palavra correta é "amistosa".


ID
3010147
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como chamamos o comportamento rígido e cristalizado de uma pessoa no entendimento do outro?

Alternativas
Comentários
  • Estereótipo

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -O resultado da sua aprovação é construído todos os dias.


ID
3075469
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Rio Novo - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação alguns principais conceitos da Psicologia social a partir do ponto de vista do encontro social, sobre atitudes é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada ação .

  • Alguém poderia ajudar a compreender a questão? Não consegui fazer a conexão entre o enunciado e as alternativas.


ID
3141463
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de “estigma” foi cunhado pelo sociólogo Erving Goffman. Para este estudioso, existem 3 tipos de estigma, nitidamente diferentes: 1 – as várias deformidades físicas; 2 – as culpas de caráter individual, percebidas como vontade fraca, paixões tirânicas ou não naturais, crenças falsas e rígidas, desonestidade; e 3 –

Alternativas
Comentários
  • A: estigmas tribais de raça, nação e religião.

  • Estigma social é uma forte desaprovação de características ou crenças pessoais, contrárias às normas culturais. O estigma também pode ser conceituado como uma marca objetiva que recebe um valor social negativo. São exemplos de estigmas: religião e raça, pobreza, deficiências físicas ou comportamentos não convencionais.

    A) CERTA: O estigma se apresenta em três formas, segundo Erving Goffman: as deformações físicas (deficiências motoras, auditivas, visuais, desfigurações do rosto etc.); características e alguns desvios de comportamento (distúrbios mentais, vícios, toxicodependências, sexualidade, reclusão prisional etc.); e estigmas tribais (relacionados com a pertença a uma raça, nação ou religião).
    B) ERRADA: As deficiências neurológicas são sintomas e sinais clínicos causados por disfunção ou lesão do sistema nervoso.
    C) ERRADA: Pelo DSM V, um transtorno da personalidade é um padrão persistente de experiência interna e comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é difuso e inflexível, começa na adolescência ou no início da fase adulta, é estável ao longo do tempo e leva a sofrimento ou prejuízo. 
    D) ERRADA: um exemplo de estigma psicossomático podem ser os estigmas espirituais, feridas invisíveis no corpo do religioso que o causam sofrimento em pontos em que Jesus sofreu pela crucificação, como as mãos, os pés e a cabeça. 
    E) ERRADA: Estigmas, na concepção de Goffman, são marcas objetivas, nada tendo a ver com subjetividade.

    Dica: Leia Esquema síntese da obra “Estigma", de Erving Goffman
    em https://cafecomsociologia.com/esquema-sintese-da-obra-estigma-de-erving-goffman/

    Gabarito: A

ID
3187483
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social é comum a identificação de sofrimento decorrente de discriminação, que se refere a

Alternativas
Comentários
  • A) e D) referem-se ao "preconceito"


ID
3187489
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As políticas públicas para Quilombolas têm sido aplicadas em nosso país. No Maranhão, ocorre o “Programa Maranhão Quilombolas”. Atividades desse tipo fortalecem a identidade cultural das pessoas e melhoram a qualidade de vida dessas pessoas. O conceito de identidade foi objeto de estudo para diferentes autores em Psicologia Social, sendo que, para Ciampa, identidade é

Alternativas
Comentários
  • Ciampa (1984, 2007), como psicólogo, compreende a identidade como metamorfose (constante transformação), destacando a história pessoal dos sujeitos, história estas permeadas pelo contexto histórico e social.


ID
3377770
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Goffman (2013), a sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias. Os ambientes sociais estabelecem as categorias de pessoas que têm probabilidade de serem nelas encontradas. Goffman afirma que, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua identidade social.

GOFFMAN E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2013.


Assinale a alternativa com a definição de estigma que NÃO corresponde àquela dada por Goffman.

Alternativas

ID
3377791
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento Relações raciais: referências técnicas para a prática da(o) psicóloga(o) foi elaborado no âmbito do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas e apresentado à categoria e à sociedade pelo Conselho Federal de Psicologia. Esse trabalho indica três dimensões em que o racismo se apresenta. Em relação a uma dessas dimensões, o documento apresenta alguns exemplos.


Analise os dois exemplos a seguir, extraídos do referido documento:

• O não reconhecimento por parte de psicólogas(os) da existência do sofrimento psíquico oriundo do racismo em processos terapêuticos.

• Na escola, crianças negras são frequentemente consideradas “problema”, tendo menor investimento por parte dos educadores. Elas são frequentemente encaminhadas para atendimento psicológico e, se a(o) psicóloga(o) clínica(o) ou escolar não estiver atento à temática racial, tratará a situação como se fosse um problema da criança e de sua família, negligenciando o racismo, o seu enfrentamento institucional, interpessoal e intrapsíquico.


Esses exemplos se referem ao racismo em sua dimensão

Alternativas
Comentários
  • Tendo em vista a complexidade que envolve discorrer sobre o racismo, para melhor compreendê-lo, ele tem sido comumente dividido em três níveis: racismo institucional, interpessoal e pessoal. A seguir, abordaremos brevemente cada um desses âmbitos. Eles são articulados, interdependentes, mutuamente determinantes e por questões didáticas serão apresentados separadamente.

    Institucional: Refere-se ao nível político-programático das instituições, a ações amplas, voltadas à coletividade, cujo impacto no sujeito é posterior à ação maior, como consequência desta.

    Interpessoal: Como o nome diz, a dimensão do racismo interpessoal versa sobre os processos de desigualdade política com base na raça/cor que ocorrem entre os sujeitos em interação. Inclui, por exemplo, as relações que acontecem no interior das organizações.

    Pessoal: Estes modelos de pensar e agir de cunho racista estão postos na sociedade de maneira convencional, de modo que negras(os) por coerção e brancas(os) por benefícios interiorizam-nos e apresentam, muitas vezes, condutas

    que alimentam no imaginário social a representação de superioridade e inferioridade entre as raças.

    Fonte: https://site.cfp.org.br/publicacao/relacoes-raciais-referencias-tecnicas-para-pratica-dao-psicologao/


ID
3538180
Banca
Consel Concursos
Órgão
Prefeitura de Cássia dos Coqueiros - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O (a) ______________ é um processo social que possui como forma a interação que implica o esforço, por recursos escassos ou por objetivos que não podem ser alcançados por todos, para a satisfação de suas necessidades. Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna acima.

Alternativas

ID
3577486
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Marilena - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O homem é gregário, vive em função de suas relações e seria impossível que ele vivesse sozinho. Sobre a conceituação de grupos e suas características, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3588973
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2013
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Uziel:


I. se a filiação é construída pelo Estado, por meio de suas leis, a filiação homossexual faz parte desse universo.

II. as poucas pesquisas sobre o desenvolvimento de crianças em lares homossexuais (homoafetivos) apontam não haver diferenças ao das crianças de lares heterossexuais (heteroafetivos).

III. as identificações formadoras da identidade das crianças sofrem abalos em várias famílias, não havendo relação entre a gravidade desses abalos e a família homoparental.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
3613612
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Itapaci - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de bullying, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
3620695
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre trabalho social com famílias, considere o trecho a seguir:


Um trabalho que abarque esse processo conjunto com a família deve estar diretamente associado às necessidades apresentadas por ela, mas, via de regra, é importante que se realizem, além de sua inclusão em políticas de proteção social, diferentes modalidades de atendimento, algumas de caráter individualizado e outras de caráter coletivo. Esse cuidado é necessário porque um indivíduo, ou uma família, pode melhor se expressar em uma determinada modalidade do que em outra e, assim, ampliam-se as possibilidades de identificação de suas questões e de suas potencialidades (Gueiros, 2010).

A argumentação central contida no trecho acima diz respeito à:

Alternativas

ID
3675055
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de São Leopoldo - RS
Ano
2010
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Cada homem vale pelo lugar onde está. O seu valor como produtor, consumidor, cidadão, depende de sua localização no território (...) A possibilidade de ser mais ou menos cidadão depende, em larga proporção, do ponto do território onde se está.” 

 (Milton Santos, apud: Véras, M.P.B., 2000, pag. 32) 

Esse componente espacial da pobreza indica importante tema a que se tem dedicado a Psicologia Social na contemporaneidade, sustentado pelas condições dos sistemas político e financeiro brasileiros. 

Trata-se do tema da:

Alternativas
Comentários
  • só você assistir a rede Globo que verá que não é subjetivo.


ID
3675337
Banca
IBADE
Órgão
SEDUC-RO
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O apagão poderá nos trazer alguma luz


Não tivemos guerra, não tivemos revolução, mas teremos o apagão. O apagão será uma porrada na nossa autoestima, mas terá suas vantagens.

Com o apagão, ficaremos mais humildes, como os humildes. A onda narcisista da democracia liberal ficará mais “cabreira”, as gargalhadas das colunas sociais serão menos luminosas, nossos flashes, menos gloriosos. Baixará o astral das estrelas globais, dos comedores. As bundas ficarão mais tímidas, os peitos de silicone, menos arrebitados. Ficaremos menos arrogantes na escuridão de nossas vidas de classe média. [...]

Haverá algo de becos escuros, sem saída. A euforia de Primeiro Mundo falsificado cairá por terra e dará lugar a uma belíssima e genuína infelicidade.

O Brasil se lembrará do passado agropastoril que teve e ainda tem; teremos saudades do matão, do luar do sertão, da Rádio Nacional, do acendedor de lampiões da rua, dos candeeiros. Lembraremos das tristes noites dos anos 40, como dos “blackouts” da Segunda Guerra, mesmo sem submarinos, apenas sinistros assaltantes nas esquinas apagadas.

O apagão nos lembrará de velhos carnavais: “Tomara que chova três dias sem parar”. Ou: “Rio, cidade que nos seduz, de dia falta água, de noite falta luz!”. Lembraremo-nos dos discos de 78 rpm, das TVs em preto-e-branco, de um Brasil mais micha, mais pobre, cambaio, mas bem mais brasileiro em seu caminho da roça, que o golpe de 64 interrompeu, que esta mania prostituída de Primeiro Mundo matou a tapa. [...]

O apagão nos mostrará que somos subdesenvolvidos, que essa superestrutura modernizante está sobre pés de barro. O apagão é um “upgrade” nas periferias e nos “bondes do Tigrão”, nos lembrando da escuridão física e mental em que vivem, fora de nossas avenidas iluminadas. O apagão nos fará mais pensativos e conscientes de nossa pequenez. Seremos mais poéticos. Em noites estreladas, pensaremos: “A solidão dos espaços infinitos nos apavora”, como disse Pascal. Ou ainda, se mais líricos, recitaremos Victor Hugo: “A hidrauniverso torce seu corpo cravejado de estrelas...”.

[...] O apagão nos dará medo, o que poderá nos fazer migrar das grandes cidades, deixando para trás as avenidas secas e mortas. O apagão nos fará entender os flagelados do Nordeste, que sempre olharam o céu como uma grande ameaça. O apagão nos fará contemplar o azul sem nuvens, pois aprendemos que a natureza é quando não respeitada.

O apagão nos fará mais parcimoniosos, respeitosos e públicos. Acreditaremos menos nos arroubos de autossuficiência.

O apagão vai dividir as vidas, de novo, em dias e noites, que serão nítidos sem as luzes que a modernidade celebra para nos fascinar e nos fazer esquecer que as cidades, de perto, são feias e injustas. Vai diminuir a “feerie” do capitalismo enganador.

Vamos dormir melhor. Talvez amemos mais a verdade dos dias. Acabará a ilusão de clubbers e playboys, que terão medo dos “manos” em cruzamentos negros, e talvez o amor fique mais recolhido, sussurrado e trêmulo. Talvez o sexo se revalorize como prazer calmo e doce e fique menos rebolante e voraz. Talvez aumente a população com a diminuição das diversões eletrônicas noturnas. O apagão nos fará inseguros na rua, mas, talvez, mais amigos nos lares e bares.

Finalmente, nos fará mais perplexos, pois descobriremos que o Brasil é ainda mais absurdo, pois nunca entenderemos como, com três agências cuidando da energia, o governo foi pego de surpresa por essas trevas anunciadas. Só nos resta o consolo de saber que, no fim, o apagão nos trará alguma luz sobre quem somos.

JABOR, Arnaldo. O apagão poderá nos trazer alguma luz. Folha de S. Paulo,São Paulo, 15 de maio 2001. Extraído do site. <www.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1505200129.htm. Acesso em 14 out. 2016. (Fragmento)

Em “Acabará a ilusão de clubbers e playboys, QUE TERÃO MEDO DOS 'MANOS' EM CRUZAMENTOS NEGROS, e talvez o amor fique mais recolhido”, a oração em destaque possui valor:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: LETRA C


ID
3702904
Banca
IMA
Órgão
Prefeitura de Água Doce do Maranhão - MA
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O preconceito, "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, culturas, lugares e outros, pode ser caracterizado como: 

Alternativas
Comentários
  • O componente afetivo da atitude se refere a um sentimento pró ou contra determinado objeto social, que é o preconceito.

    Questão errada.


ID
3714823
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2011
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No Brasil, na década de 1990, os estudiosos identificam uma nova problemática social a exigir uma conceituação própria. Trata-se da emergência de um fenômeno com raízes históricas ancestrais na sociedade brasileira, as quais deixaram marcas profundas em nossa sociedade como a escravidão. 

Essa problemática mencionada pode ser atribuída ao conceito de 

Alternativas