- 
                                GABARITO: LETRA A   A) Não se pode mais esquecer de que na internet tudo o que se diz fica gravado para sempre ? correto, temos o advérbio de negação e o pronome relativo sendo fatores atrativos dos pronomes oblíquos átonos, colocação proclítica correta. B) Todos preocupam-se com os eventuais erros cometidos online ? pronome indefinido sendo fator atrativo, fator de próclise (=todos se preocupam). C) Talvez possa-se controlar a massa de dados que cobre detalhes de nossas vidas ? advérbio sendo fator de próclise, fator de atração do pronome oblíquo átono (=talvez se possa). D) Nos referimos às empresas que vão oferecer proteção contra roubo de identidade virtual ? não se pode começar frase com pronome oblíquo átono, o correto é a ênclise (=referimo-nos). E) Em tratando-se de difamação pela internet, todo cuidado é pouco ? com verbo no gerúndio precedido de preposição em, deve ocorrer a próclise (=em se tratando).   Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!      
- 
                                Assertiva A Não se pode mais esquecer de que na internet tudo o que se diz fica gravado para sempre. 
- 
                                Sempre cai  em prova: Gerúndio + preposição "em" = fator de próclise.   
- 
                                E) Em tratando-se de difamação pela internet, todo cuidado é pouco → com verbo no gerúndio precedido de preposição em, deve ocorrer a próclise (=em se tratando). 
- 
                                GAB. A) Não se pode mais esquecer de que na internet tudo o que se diz fica gravado para sempre. FAVORITOS DA VUNESP: QUE, TUDO, NÃO, SEMPRE, QUE, QUANDO, SE PALAVRAS NEHARIVAS: NÃO, NUNCA, JAMAIS, NINGUEM, NADA, NENHUM... 
- 
                                USO DA PRÓCLISE É OBRIGATORIO EM CASOS DE ORAÇÕES COM SENTIDO NEGATIVO