-
Gab: C
>> Se não colocarmos João, não colocamos Maria e vice e versa >> não colocamos Gervásio e nem Genoveva >> Temos um total de 8 pessoas, tirando esses quatro, sobram apenas mais 4, por tratar-se de uma combinação em que a ordem não importa, só há possibilidade de formar um grupo!
-
A questão pediu "Há apenas uma comissão sem João, Maria, Gervásio e Genoveva."
CERTO, porque é uma combinação. Ana, Bia, Carlos e Duda, é a mesma coisa que Duda, Carlos, Bia e Ana.
-
Gabarito: CERTO
Temos um total de 8 pessoas, entre elas João, Maria, Gervásio e Genoveva. Queremos montar um grupo de 4 pessoas, mas sem contabilizar João, Maria, Gervásio e Genoveva, pois não podem estar no grupo.
Então será Combinação de um total de 4 (8-4=4) para formar um grupo de 4. Segue:
C(4,4) = 1 grupo apenas
-
Me ajudem.... vcs n acham que questao está errada? Pq a questao diz "há apenas uma comissao sem A, B, C e D". Descordo, pois o fato é que se afirma que a comissao inclui todos na mesma comissão, " A, B, C e D" n diz "A, B, C, ou D". Fiquei confuso.
-
Vamos supor que nessa comissão fiquem Ana, Bia, Carlos e Duda. Nesse caso Gervásio e Genoveva serão obrigados a ficarem no mesmo grupo? Na questão diz que Gervásio e Genoveva não podem estar juntos. Devo levar isso em consideração ao realizar o cálculo de da combinação C(4,4) = 1.
-
GAB C
É possível montar uma comissão sem os 4 (J,M,G e G), já que são 8 funcionários no total, logo, restando 4 possibilidades de montarem uma comissão.
C8,4 (seriam com a participação de todos)
C4,4( com a retirada dos 4 - J,M,G e G)
-
Total de pessoas 8 :João, Maria, Gervásio e Genoveva, Ana, Bia, Carlos, Davi
Total de pessoas sem o (João, Maria, Gervásio e Genoveva)= 4 pessoas que seriam Ana, Bia, Carlos, Davi.
A questão quer saber se teria apenas uma comissão sem os 4(João, Maria, Gervásio e Genoveva)
Quem sobrou no caso seria apenas Ana, Bia, Carlos, Davi. para fazer a combinação .
então ficaria
C 4,4
são 4 participantes para 4 lugares apenas.
então fica 1 grupo só.
Seu eu tiver enganada por favor reportar.
-
Minha contribuição.
- Se a ordem NÃO É RELEVANTE: utilizar a fórmula de combinação. Isto é muito comum em questões em que o objetivo é formar equipes, grupos, comissões etc.
- Se a ordem É RELEVANTE: utilizar o princípio fundamental da contagem (aquela multiplicação simples), que se resume nas fórmulas de arranjos e permutações.
A diferença é que a permutação SEMPRE envolve TODOS os elementos disponíveis, já o arranjo não envolve todos os elementos.
Fonte: Direção
Abraço!!!