-
Gabarito: certo
Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis. O principal benefício desse processo é o fornecimento de uma visão estruturada do que deve ser entregue.
Fonte: PMBOK 5a pág. 125
Estrutura analítica do projeto (EAP). A EAP é designada para mostrar como as entregas do projeto são decompostas em pacotes de trabalho e fornece uma visão das áreas de responsabilidade de um modo geral.
Fonte: PMBOK 6a ED. Pág. 316
-
A Gestão do Escopo do Projeto descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso.
A preocupação fundamental nesta gestão compreende definir e controlar o que está ou não, incluído no projeto. Ela é composta pelos processos de iniciação, planejamento do escopo, definição do escopo, criação da estrutura analítica do projeto (EAP), verificação do escopo e controle de mudanças do escopo. Inclui as atividades requeridas para assegurar que o projeto inclua todo o trabalho necessário, e tão somente o trabalho necessário, para complementar de forma bem sucedida o projeto. A preocupação fundamental é definir e controlar o que está, ou não, incluído no projeto.
A Estrutura Analítica do Projeto visa representar uma subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores para melhor gerenciamento das atividades.
(...) É uma decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requisitadas com cada nível descendente da EAP representando uma definição gradualmente mais detalhada do trabalho do projeto. (PMBOK)
Gabarito: Certo.
-
A questão em análise exige que saibamos qual a finalidade do Estrutura Analítica de Projetos. Vejamos o que está nela envolvido, daí julgaremos a questão como C ou E, conforme o caso.
A Estrutura Analítica do Projeto (EAP) é definida da seguinte forma, segundo o Guia PMBOK: é a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.
Ou seja: consiste em subdividir as “entregas” em componentes menores para que possa ser mais gerenciado com maior facilidade.
Após verificarmos o que está envolvido na EAP, concluímos que a questão acertou na afirmação feita.
GABARITO: CERTO
Fonte: Conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK). 5° edição.