O processo de coaching é essencialmente uma conversa, um diálogo que envolve o coachee (cliente) e o coach (treinador), num contexto produtivo e orientado a resultados. O processo é conduzido através das sessões de coaching que, podem ser semanais, quinzenais ou mensais, em que o coach apresenta tarefas definidas em parceria com seu cliente, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro do prazo determinado.
É um processo que consiste no desenvolvimento de competências e habilidades para o alcance de resultados planejados, e que para serem alcançados com êxito necessitam de: empenho, foco e ações efetivas por parte do cliente.
Enquanto o coach está focado na melhora do desempenho de metas pessoais, independente da experiência e dos atributos daquele que é orientado, o mentoring está focado na formação do colaborador a partir dos conceitos defendidos pela empresa na qual ele atua. Por isso, o mentoring geralmente é um profissional da mesma empresa, com mais experiência e vivência, que tem como objetivo compartilhar seus conhecimentos com o próximo.
Embora também possam ter um viés mais pessoal, esses ensinamentos serão focados na vida profissional de quem recebe o processo de mentoria, apoiando nas principais dificuldades e barreiras que possam vir atrapalhar o seu sucesso dentro da empresa.
A principal diferença é que no processo de coaching, o profissional não diz ao seu cliente o que fazer, e não precisa ser necessariamente mais velho ou ter mais experiências que o cliente. Seu objetivo é apoiá-lo a fazer reflexões, ter novos insights sobre sua vida e carreira, através de metodologias, técnicas e ferramentas do coaching que primam pelo autoconhecimento e evolução contínua para ter maior compreensão de quem ele é.
Já no mentoring, um profissional mais velho e mais experiente assume a missão de passar conhecimento a um jovem talento e, como um mentor, o ajuda em questões ligadas à sua carreira e de modo geral, em questões de cunho pessoal.
Outra diferença importante é que durante o mentoring não há necessariamente um tempo determinado para acabar. Já no coaching, esse número é definido no primeiro encontro, tendo o período de três a seis meses de duração, média necessária para quem procura essa abordagem.
https://www.slacoaching.com.br/diferenca-entre-coaching-e-mentoring
Coaching
I. Condução ativa do superior imediato
II. Estilo de liderança e supervisão
III. Foco no curto prazo e no cotidiano
IV. Relação entre chefe e subordinado
V. Impulso no trabalho atual
Mentoring
I. Orientação profissional por pessoa da organização ou não
II. Estilo de desenvolvimento de carreira
III. Foco no longo prazo e no futuro
IV. Relação entre protetor e protegido
V. Impulso no encarreiramento futuro
Fonte: Gestão de Pessoas para Concursos, Ribas & Salim, 2013, pág. 257