SóProvas


ID
338398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os diversos sistemas do governo federal, que funcionavam isoladamente, passaram a trabalhar de forma integrada, delineando nova forma de governo-rede, agregando benefícios como maior confiabilidade das informações e redução de custos. Do ponto de vista da administração, por exemplo, o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) atua como ferramenta de apoio para atividades de gestão de materiais, licitações, contratos e fornecedores. Acerca da tecnologia de informação, da gestão de redes e da comunicação na gestão pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • e) CERTA

    O uso das tecnologias de informação e comunicação promove avanços significativos na gestão da informação pelo serviço público, o que possibilita a redução dos custos, o aperfeiçoamento dos processos e a capacitação para prestar serviços e informações de melhor qualidade, promovendo a transparência das ações governamentais.

    Palavrinhas do bem em azul
  • Questão muito fácil, mas confesso que fiquei vesgo após concluir a leitura!
  • A questão é fácil mesmo, só é longa e exige um pouco de paciência e leitura atenta, pois com exceção da "E" todas as demais possuem informações escancaradamente contrárias à temática da questão.

  • Questão monstruosa, como um dragão de papel do folclore chinês... Foi, cuidadosamente, usada para derrubar o candidato que se deixou levar pela aparência...

  • - procurar a opção que elogia o e-Gov

    - marcar

  • Segue uma questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: O uso de tecnologias da informação, que possibilita a elevação da eficiência administrativa e a melhoria tanto dos serviços internos como daqueles prestados ao cidadão, deu origem ao chamado governo eletrônico. 

     

    https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/a0bdc777-d0

     

  • Pra mim, não ficou muito claro. Ao contrário, a letra "C" também parece coerente, muito embora menos elogiosa. Se a gente parar pra pensar, realmente falta uma maior integração nos bancos de dados dos órgãos públicos. É por isso que às vezes, para resolver um único problema, a gente se obriga a ligar pra 3 (ou mais) órgãos públicos diferentes. Será que só eu já passei por isso???

  • Em relação às dúvidas que tenham ficado entre o item E (o gabarito) e o item C:

    C) Ainda que a rede do governo ofereça acesso a informações sobre as políticas, os projetos e as ações governamentais, bem como sobre a tramitação de demandas dirigidas aos órgãos públicos ou de interesse do cidadão, falta a ela a integração necessária com os sistemas administrativos informatizados dos variados órgãos, limitando o acesso dos cidadãos às informações, principalmente quanto aos gastos governamentais.

    O erro está em dizer que existe esta limitação, além do mais os gastos governamentais ficam disponibilizados para acesso dos cidadão. Não importa se há eficiência ou não, na prática, importa a suficiência de informação disponível.

    Para acrescentar no que diz respeito sobre a integração:

    O governo brasileiro vem praticando uma política de incentivo à utilização da internet como maneira de melhor atender aos cidadãos em empresas, além de melhorar a governança pública.

    A coordenação destas ações no governo brasileiro é função do Comitê Executivo de Governo Eletrônico – CEGE. Este comitê elegeu como princípios de sua atuação:

    >> a promoção da cidadania como prioridade;

    >> a indissociabilidade entre inclusão digital e o governo eletrônico;

    >> a utilização do software livre como recurso estratégico;

    >> a gestão do conhecimento como instrumento estratégico de articulação e

    >> gestão das políticas públicas;

    >> a racionalização dos recursos; a adoção de políticas, normas e padrões

    comuns;

    >> a integração com outros níveis de governo e demais poderes.

     

    De acordo com Pinto e Fernandes, a implementação do programa do governo eletrônico abrange um conjunto de projetos e ações:

    ·        oferta de serviços e informações ao cidadão em meio eletrônico

    ·        a expansão e melhoria da infraestrutura de redes de comunicação

    ·        convergência e integração entre os sistemas e bases de dados

    ·        construção do marco legal e normativo para as transações eletrônicas

    Fonte: Curso Estratégia - Rodrigo Rennó