SóProvas


ID
3385405
Banca
IADES
Órgão
HEMOPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Frente aos principais desafios colocados para o trabalho do(a) Assistente Social no atual contexto da era dos serviços, a mediação é um processo que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? A mediação é um processo que possibilita a crítica dos fundamentos do cotidiano institucional e a definição de objetivos mais amplos para a intervenção profissional; é um processo que visa descortinar o aparente e levar o Assistente Social a um patamar perspectivo crítico e intelectivo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • De forma bem geral, poder-se-ia dizer que a mediação é um processo de reflexão sobre fundamentos da realidade concreta. Este processo de reflexão supera pressupostos que partem de um recorte imediato de situações vivenciadas no cotidiano social e que desconsideram os processos ontológicos e históricos da vida social.Trata-se de uma categoria marxiana, que possibilita a articulação entre as diversas dimensões da vida social, estabelecendo uma prática profissional que caminhe na perspectiva de transformação processual da realidade, identificando limites e possibilidades ainda que seja nas determinações da sociedade capitalista (PONTES, 2010).

    "A demanda institucional aparece ao intelecto do profissional despida de mediações, parametrada por objetivos técnoperativos, metas e uma dada forma de inserção espacial (bairro, município etc); programática (divisão por projetos, programas ou áreas de ação) ou populacional (criança, idoso, migrante etc). Numa palavra, a demanda institucional aparece na imediaticidade como um fim em si mesma, despida de mediações que lhe deem um sentido mais totalizante". (PONTES, 2000, p.45.)

    Referência: PONTES, R.N. Mediação e Serviço Social. São Paulo: Editora Cortez, 7ª Edição, 2010.

    Pontes, R. N. (2000). Mediação: categoria necessária para a prática do assistente social. (1a. ed.). Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social; Conselho Federal de Serviço Social; Universidade de Brasília - CEAD. (Org.). Capacitação Em Política social e Serviço Social. V. 3.

  • Como nós estudamos: a demanda institucional aparece ao intelecto do profissional despida de mediações, parametrada por objetivos técnoperativos, metas e uma dada forma de inserção espacial (bairro, município etc); programática (divisão por projetos, programas ou áreas de ação) ou populacional (criança, idoso, migrante etc). Numa palavra, a demanda institucional aparece na imediaticidade como um fim em si mesma, despida de mediações que lhe deem um sentido mais totalizante (PONTES, 2000, p.45). A única alternativa que vai nessa direção é a letra c.

    RESPOSTA: LETRA C