SóProvas


ID
3386278
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Nas décadas de 1950 e de 1960, registraram-se sucessivos anos de prosperidade material e crescimento econômico. Acerca desse período, conhecido como a Era de Ouro do pós-Segunda Guerra Mundial, julgue (C ou E) o item a seguir.



O capitalismo do pós-guerra nos países industrializados pode ser entendido como um amálgama do liberalismo econômico com democracia social, enriquecido pelo empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Filipe Figueiredo

    Sobre países industrializados, acredito que o item faz um apropriado resumo do que é o Estado

    de Bem-estar Social, item C

  • Prof. Pedro e Diogo

    Apesar do termo “liberalismo econômico” ter-nos causado certa dúvida

    inicial, concordamos com o gabarito preliminar. Item correto.

  • Significado de Amálgama

    substantivo masculino e feminino Fusão perfeita de coisas ou pessoas distintas que formam um todo; mistura. [Odontologia] Liga metálica composta por mercúrio e pó de prata, utilizada pelos dentistas para fazer obturações nos dentes.

    Fonte: https://www.dicio.com.br/amalgama/

    Bons estudos!

    Estou interessado em parceria de estudo, incluindo as disciplinas Espanhol, Inglês e Francês(nível avançado). O enfoque será na troca de explicações dos assuntos como forma de fixação complementar. Se tiver interesse similar, pode me enviar mensagem.

  • "enriquecido pelo empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista". Como assim?

  • Em relação ao "enriquecido pelo empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista", acho que se refere à intervenção do estado na economia. 

    O que é economia planificada?

    "Economia Planificada é um sistema econômico cuja produção é controlada pelo Estado, que define o planejamento e as metas da economia do país.

    Também chamada de Economia Centralizada ou Economia Centralmente Planejada, é o modelo proposto pelo Socialismo."

    fonte: https://www.todamateria.com.br/economia planificada/#:~:text=Economia%20Planificada%20%C3%A9%20um%20sistema,o%20modelo%20proposto%20pelo%20Socialismo.

    Como ocorreu nos EUA na crise de 1929. Lembra?

    Para contornar a situação econômica daquele país, houve a necessidade de o estado intervir. É A TAL DA EXPERIÊNCIA

    DE QUE A QUESTÃO FALA.

    "Roosevelt, ao contrário de Hoover, acreditava que o governo americano era o principal responsável para lutar contra os efeitos da Grande Depressão. Em uma sessão legislativa especial, sessão conhecida como Hundred Days ("Cem Dias"), Roosevelt, juntamente com o congresso americano, criaram e aprovaram uma série de leis que, por insistência do próprio Roosevelt, foram nomeadas de New Deal ("Novo Acordo"). Estas leis forneceriam ajuda social às famílias e pessoas que necessitassem, forneceriam empregos através de parcerias entre o governo, empresas e os consumidores, e reformou o sistema econômico e governamental americano, de modo a evitar que uma recessão deste gênero ocorresse futuramente."

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Depress%C3%A3o

    Leia o que está no último link, pois há autores que divergem sobre o que realmente deu fim a essa crise.  

    OBS: Estou iniciando meus estudos para este concurso. Portanto, se eu estiver equivocado na resposta, por favor, mande-me uma mensagem no "xati". 

  • Do jeito que está parece que é uma bênção ao mundo. Não há erros, mas quando a questão puxa o saco assim tem que desconfiar.

  • Acredito que a banca não quis corrigir, mas a palavra "empréstimo" compromete a questão. Uma coisa é se ter atitudes similares a experiência socialista e outra coisa é obter experiência por empréstimo.

  • Bem polêmico. Acredito que "empréstimo de experiências de planejamento econômico do mundo socialista" esteja ligado a programas sociais ou questões econômicas ligadas à busca de equidade. Ocorre aí uma simplificação, pois não há como se chegar a uma conclusão de que o capitalismo exclui programas sociais ou de governo. Ademais, apenas comunismo (fase final de formato social buscada por meio do socialismo) e anarquismo pregavam ausência de governo, o que, por si só, desliga estas vertentes de qualquer soma de "programas sociais feitos por um governo", afinal de contas, não há governo nestes ideários.