SóProvas


ID
3386329
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

       Propor uma filiação, ou parentesco, entre a revolução hispânica e a revolução francesa é inevitável. A revolução francesa não apenas abalou o equilíbrio político europeu, mas foi também um fenômeno social, político e cultural tão novo, que dominou – como modelo ou como objeto de rechaço – todo o debate político daquela época.



GUERRA,François-Xavier. Modernidad e independencias: ensayos sobre las
revoluciones hispánicas. Madrid: Encuentro, 2009, p. 30, com adaptações. 

Acerca das revoluções mencionadas no texto, julgue (C ou E) o item a seguir.



Na sequência dos eventos de 1789, intelectuais franceses procuraram difundir os próprios ideários pela Europa, estimulando a convocação de Cortes revolucionárias. Embora a recepção inicial dessas propostas tenha sido positiva em regiões como a Espanha, ela também foi encarada com hostilidade por diversos setores, sobretudo após a execução de Luís XVI e o início da perseguição religiosa.

Alternativas
Comentários
  • Professor Filipe Figueiredo - Xadrez verbal

    Sobre cortes revolucionárias, o item está, em si, correto, como mostram os manifestos de

    Condorcet, embora possa se discutir a expressão “recepção positiva”. Item C

  • Prof Pedro e Diogo

    Item mal formulado e passível de recurso! As ideias revolucionárias de fato foram divulgadas em diversas partes da Europa por líderes revolucionários franceses, incluso em PARTE DA ESPANHA. Eis aí, em nossa opinião, o ponto de discórdia. As ideias revolucionárias foram PARCIALMENTE recebidas na Espanha, basicamente nas áreas historicamente problemáticas do reino, a Catalunha e o País Basco. Porém, mesmo ali houve resistência popular, dado o forte anticlericalismo das ideias levadas para estas regiões. Por isso, apesar de ser dado como correto pelo gabarito preliminar, consideramos o item passível de recurso!

  • Só para lembrar que em 1793 a Espanha não demonstrou essa recepção positiva. Por isso a questão fala que foi inicialmente recepcionada de forma positiva pela Espanha. Segundo o livro cronologia das relações internacionais do Garcia a Espanha lutou contra a França Revolucionária ao lado de Portugal e Grã -Bretanha na chamada Campanha do Rossilhão