SóProvas


ID
3386353
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na segunda metade do século 19, iniciou-se a ocupação da chamada “última fronteira”, com corridas do ouro responsáveis pelo estabelecimento de uma série de novas cidades e pela consequente expansão do território dos Estados Unidos da América (EUA). 

Com relação ao processo citado, julgue (C ou E) o item a seguir.



As incursões no continente ao longo do século 19 lançaram as bases da Doutrina Monroe, deflagrada no início do século 20 com o objetivo de orientar as relações dos EUA com a América Latina.

Alternativas
Comentários
  • Professor Filipe Figueiredo

    Sobre Doutrina Monroe, ela é do início do século XIX e busca também um parâmetro de relação

    entre os EUA e a Europa, item E

  • Prof. Pedro e Diogo

    Item muito simples. Temos dois erros muito simples. O primeiro é de cronologia: a doutrina Monroe foi enunciada em 1823 e não no século 20. O segundo está em estabelecer uma relação entre o avanço para o Oeste e a Doutrina. Item errado.

  • ...A chamada Doutrina Monroe, sob seu aspecto formal, pretendia postar a posição dos EUA enquanto liderança continental capaz de garantir a soberania das nações latino-americanas frente às potências européias. Entre outros princípios, essa doutrina defendia que nenhuma nação americana poderia ser recolonizada. Além disso, pautava a autonomia econômica dessas mesmas nações, assinalando que a Europa não poderia interferir nos negócios estabelecidos pelas nações da América...

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/doutrinamonroe.htm

    Bons estudos!

  • a Doutrina Monroe foi anunciada em 2 de dezembro de 1823. Resume se ao não estabelecimento de novas colônias nas Américas; a não intromissão europeia em assuntos internos dos países americanos; e, em contrapartida, não intervenção estadunidense em assuntos e conflitos dos países europeus.

    fonte :

  • o item confunde a doutrina monroe com o corolário roosevelt (inspirado neste última) e de fato do início do século XX