SóProvas


ID
3386428
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No estudo das preferências dos consumidores, um dos pressupostos mais usados pode ser resumido em “quanto mais de um bem, melhor”. Todavia, nem sempre é assim. Ainda que isso facilite a criação de modelos para o estudo da teoria do consumidor e de curvas de demanda, há coisas que “enjoam”. Isso pode chegar ao ponto em que não apenas a satisfação adicional fique menor, mas que ela fique negativa com a aquisição da unidade adicional do bem. 

Considerando essa informação e a teoria econômica subjacente, julgue (C ou E) o item a seguir.



A satisfação adicional a cada unidade adicional adquirida do bem é reflexo da lei da utilidade marginal decrescente.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Pois a cada bem, o consumidor vai chegando ao seu ponto "ótimo" a partir do qual unidades adicionais tendem a não gerar mais efeitos positivos, causando uma utilidade marginal decrescente para cada novo item adiquirido.

    Força Galera! Tá mais perto quê longe.

    OPERAÇÃO CAÇADA!

  • Questão sobre teoria do consumidor dentro da microeconomia, mais especificamente sobre utilidade no consumo dos bens.

    Vamos elucidar a questão:

    O princípio da monotocidade (não saciedade), expresso no enunciado por "quanto mais de um bem, melhor", revela que quantidades maiores do bem proporcionam níveis de utilidade maiores sempre, isto é, há uma correlação estritamente positiva.

    Porém, isso não impede que esse nível de utilidade cresça cada vez menos conforme se aumentam as quantidades, ou seja, o incremento de utilidade é cada vez menor e tende a zero, embora não chegue a zero. Por isso, a utilidade marginal (adicional) no consumo dos bens é decrescente como lei impositiva.

    É fácil perceber isso pensando que a primeira unidade proporciona grande satisfação, porém a milésima pouca satisfação adicional.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Certo.

    Exemplo da Lei da Utilidade Marginal Decrescente:

    Se eu consumo 2 cervejas, a segunda gerará um prazer adicional menor que a primeira. Sendo assim, o prazer/utilidade marginal é decrescente. Cada unidade sucessiva de um determinado bem adiciona menor satisfação do que aquela proporcionada pela unidade anterior.

    OBS: não se deve confundir a Utilidade Marginal (decrescente) com a Utilidade Total (crescente).