-
A variação da dívida pública é mais ampla que o déficit público nominal, pois engloba, além do déficit público nominal (necessidade de financiamento do setor público) outros ajustes como privatizações, despesas contabilizadas geradas em governos anteriores, etc..
O conceito de déficit público nominal está estritamente relacionado ao aumento da dívida FISCAL líquida
-
Déficit Nominal: é o conceito de déficit público que, além das receitas e despesas, inclui os gastos com o pagamento de juros da dívida pública.
Bons estudos! Fonte: https://politicamonetaria.webnode.com.br/glossario/d/
-
Défice nominal é o saldo negativo nas contas, uma vez pagos os juros da dívida.
Dívida líquida é o débito consolidado, uma vez descontados a disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras e outros haveres financeiros.
ERRADO
-
Essa é uma confusão que o aluno tende a fazer. Mas não você, aluno do Direção!
Déficit público geralmente representa a grande maioria da variação da dívida líquida, mas não é tudo!
A variação da dívida líquida do setor público, além do déficit, leva em conta ainda as receitas com Privatizações e os chamados “Outros Ajustes Patrimoniais”.
Ou seja:
dDLSP = NFSP – Privatizações + Outros Ajustes Patrimoniais
Faz sentido, né: se houve uma venda de uma grande empresa estatal, isso pode ter reduzido a dívida, mas não afeta o déficit, afinal, essa é a medida da responsabilidade fiscal, da diferença entre o que se gasta e o que se arrecada.
Resposta: E
-
Questão sobre Economia do Setor Público, mais especificamente sobre dívida e deficit.
Vamos elucidar a assertiva:
Deficit público nominal é o mesmo que as Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) no conceito nominal, a qual é apurada pelo Banco Central pelo critério "abaixo da linha" e pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) pelo critério "acima da linha". Corresponde ao balanceamento das despesas e receitas, inclusive financeiras (com juros) e correção monetária.
As NFSP não correspondem à Dívida Líquida do Setor Público (DLSP) ou sua variação, esta é mais abrangente e engloba, por exemplo, as variações dos ativos financeiros do setor público, da base monetária, da dívida externa e das reservas internacionais, etc.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Déficit nominal inclui o pagamento dos juros, ao contrário do déficit primário. Assim, ele corresponde à variação da dívida bruta, e não da dívida líquida, essa última já descontados os juros.
-
o correto seria falar em variação da dívida fiscal líquida (DFL), e não da dívida líquida
do setor público (DLSP)