- 
                                GAB: C   Acima da linha: O método de apuração fiscal "acima da linha" representa uma medida de fluxo. (diferença entre receitas e despesas).   Abaixo da linha: O método de apuração fiscal "abaixo da linha" representa uma medida de estoque. (variação da dívida interna e externa) 
- 
                                Daniel Sousa professor   Correta.    Traz apenas uma definição do conceito "acima da linha" das despesas públicas. 
- 
                                Correto! 	Há dois métodos para se calcular o resultado fiscal, o déficit público. 	O método abaixo da linha é simples: basta ver a variação da dívida líquida do setor público. Desconsiderando privatizações e outros ajustes, se a dívida variou R$ 100 bilhões é simplesmente porque, naquele período, se gastou R$ 100 bilhões acima do que se arrecadou. Simples assim! 	Já o critério acima da linha é aquele que num caderno fica acima da linha do resultado mesmo. Ou seja, ali estão computadas todas as receitas e despesas. Resposta: C   
- 
                                Questão sobre Economia do Setor Público, mais especificamente no tema de endividamento público. 
 
 Vamos analisar a proposição: 
 
 O critério "acima da linha" é calculado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e corresponde ao confronto das receitas e despesas para se chegar ao resultado fiscal, superavit ou deficit. Permite um maior detalhamento da situação fiscal com a análise item a item das receitas e despesas, evidenciando as causas dos desequilíbrios. 
 
 Difere-se do critério "abaixo da linha", calculado pelo Banco Central (BACEN), o qual corresponde a verificação da variação da dívida líquida total, interna e externa, de um período para o outro. 
 
 
 
 Gabarito do Professor: CERTO.