SóProvas


ID
3386446
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere a endividamento, superavit e deficit público e a sua relação com a política fiscal, julgue (C ou E) o item a seguir.



Uma política fiscal expansionista tende a reduzir as NFSP.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado.

    Referência: BAUMANN, Renato. Manual do candidato : economia – Brasília : FUNAG, 2016. 2.3.1. Política fiscal e seus instrumentos, pág. 121

    “Os instrumentos da política fiscal dizem respeito aos gastos correntes, investimentos públicos e arrecadação tributária. Quando o Brasil, por meio do Ministério da Fazenda, adota uma política fiscal expansionista para estimular a demanda agregada, há duas opções: i) aumentar as despesas – que pode se materializar na forma de gastos (G), transferências (TR) ou investimentos públicos (IG); ou ii) reduzir a receita tributária (TG). Já a política fiscal contracionista compreende o inverso: i) reduzir despesas; ou ii) aumentar a receita tributária.”

  • Necessidade de financiamento do setor público (NFSP)

  • Se o objetivo do governo é expandir a economia (utilizando uma política fiscal para isso), ele tem duas opções:

    1) Gasta mais, com o objetivo de gerar mais empregos, com aumento de renda e maior consumo. Neste caso, como o governo é sustentado pela sociedade, esta é quem pagará a conta, geralmente na forma de tributos;

    2) Permite às empresas e indivíduos gastar mais: neste caso, geralmente renunciando a receitas advindas de tributos, permitindo que as empresas e indivíduos, ao invés de pagá-los, possam gastá-los na forma de investimentos ou consumo.

  • Política fiscal expansionista é o nome que se dá para quando o governo exerce uma política de gastos focada em reduzir tributos e aumentar os gastos.

    Fonte: https://www.suno.com.br/artigos/politica-fiscal-expansionista/

    Portante, ao aplicá-la, o governo precisará de mais recursos e consequentemente, estará mais propenso a fazer investimentos.

    Bons estudos.

  • É o contrário!

    Como sabemos, as NFSP são o déficit, ou seja, aquilo que se está gastando acima da receita.

    Ora: uma expansão fiscal significa gastar mais e/ou arrecadar menos.

    Logo, uma expansão fiscal tenda a ELEVAR o déficit, as NFSP.

    Resposta: E

  • A política fiscal expansionista é realizada por meio do aumento dos gastos do governo ou redução dos impostos, o que eleva o déficit orçamentário. Como necessidades de financiamento do setor público correspondem ao conceito de déficit nominal, pode-se dizer que uma política fiscal expansionista tende a aumentar as NFSP.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre déficit público.

    Ao praticar uma política fiscal expansionista, o governo aumenta o gasto público ou reduz os impostos, com o objetivo de aumentar o produto na economia.

    Ao aumentar o gasto público o governo aumenta suas despesas. Ao reduzir os impostos, o governo reduz suas receitas. Nos dois casos, teremos um déficit maior. Dessa forma, as necessidades de financiamento do setor público (NFSP) aumentarão.


    Gabarito do Professor: ERRADO.